Exercícios

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1° ANO
Conteúdo: Império Bizantino
01)O que foi a Revolta de Nika?
02)Relacione as principais realizações bizantinas no campo da arte.
03)A cidade de Constatinopla, antiga Bizâncio, atualmente é chamada Istambul. Verifique em um atlas geográfico o mapa-mundi com a atual divisão política. Em que país essa cidade se localiza hoje? Faça uma pesquisa sobre as principais atividades econômicas nela desenvolvidas atualmente. Depois, compare a importância econômica dessa cidade hoje e enquanto foi sede do Império Bizantino.

2° ANO
Conteúdo: Expansão territorial e seus conflitos
01) A ação jesuítica contra a escravização dos índios não teve a mesma intensidade no que se referia aos africanos.Como essa diferença pode ser explicada? Pesquise.
02)Pesquise em atlas ou livros de geografia editados recentemente um mapa da atual distribuição da população no Brasil (densidade demográfica). Verifique a distribuição dos habitantes por km². A população está mais concentrada no litoral ou no interior? Em sua opinião por que isso acontece?

3° ANO
01) Leia o trecho abaixo, escrito pelo jesuíta Antonil, sobre a dependência dos senhores em relação ao trabalho dos escravos:
" Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda". (André João Antonil. Cultura e opulência do Brasil. op. cit. p. 89)
Em sua opinião, qual a importância,hoje, do trabalho humano nas indústrias, considerando que muitas das tarefas são desempenhadas por máquinas controladas a distância por programas de computador? Os trabalhadores, ainda que não mais escravos, continuam a ser "as mãos e os pés" da produção econômica? O que essencialmente, mudou?




185 comentários:

Prof. Ivan Pontes Júnior disse...

Olá queridos alunos, respondam as questões e depois não esqueçam de colocar nome completo,n°, série e curso. Abraços...

RobsoonSoares =) disse...

01_ Por uma série de motivos que já estavam acontecendo há muitos anos como: a fome, os impostos altíssimos, a falta de moradia, entre outras coisas que são parte da obrigação do governo.

02_ Nas artes os bizantinos souberam combinar perfeitamente o luxo e o exotismo orientais com o equilíbrio e a leveza da arte clássica greco-romana.
A arquitetura foi uma das artes mais praticadas em bizâncio. Também se destacaram na arte do mosaico, uma composição artística feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro coloridos, e recoberta por ouro em folha.
A escultura bizantina servia aos ideais religiosos. Produziam-se peças de refinado valor, utilizando materiais como vidro, marfim e ouro.

03_ Está localizado na Turquia.
Os setores industriais mais relevantes podem destacar-se os de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, química petroquímica, borracha, metalurgia, curtumes, indústria farmacêutica, eletrónica, vidro, maquinaria, indústria automobilística e de veículos de transporte, papel e produtos de papel. As principais produções agrícolas da província são algodão, fruta, azeite, seda e tabaco. O turismo também é muito importante na economia.

C.H.A.S disse...

Historia

1. Foi quando os rebeldes se revoltaram contra Justiniano pois ele estavam vivendo em situação de total miséria. Os rebeldes gritando Nikita(vitória) massacraram o exercido do imperador, Justiniano reagiu violentamente contra essa revolta matando aproximadamente 35 mil rebeldes.

2. O mosaico foi a expressão máxima da arte Bizantina, neles as pessoas representadas de frente e bem altas para ressaltar a espiritualidade. Na arquitetura, as igrejas se destacam pois elas eram planejadas sobre uma base circular ou quadrada com imensas cúpulas. Nas esculturas mais os baixos relevos voltados para decoração


3. Istambul esta localizado no país da Turquia.
Basicamente a economia de Istambul gira em torno das industrias como de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, química e também o turismo. Hoje Istambul se tornou um país que cresce a cada dia sua economia é muito bem desenvolvida comparada com o Império Bizantino esse país é aumentou sua importância mostrando que enquanto sede desse império ele somente mostrava poder militar e artístico.

Carlos Henrique Andrade N°13
1° Informática

Giinna' disse...

Aluna:Ginna Gabriella C. Oliveira nº 25
Turma:Informática 3º ano

1. Muita coisa mudou daquela época para os dias de hoje, hoje na maioria das empresas as máquinas controlam boa parte da produção ou quase tudo, mais de fato, nunca
substituirá o homem, então para mim continuam sendo sim, as mãos e os pês da produção econômica, pois é o ser humano o celebro principal de tudo, qe comanda e controla as máquinas.

Renanzyño disse...

Aluno: Renan B. Barbosa Nº: 42
Turma: Informática 3º ANO

1) Com o avanço tecnológico daquela época até hoje, quase tudo se transformou, e pra melhor, na minha opinião. A maioria das indústrias de hoje em dia, são "tocadas" por máquinas cada vez mais eficientes, algumas, sem nenhuma ajuda do homem. Mas contudo, se hoje existem tecnologias capazes de facilitar e muito a vida da gente, devemos isso à alguns seres humanos "diferenciados", que dia-após-dia criam máquinas cada vez mais produtivas. Portanto, sem a intervenção do homem, talvez ainda estaríamos "ralando no engenho".

Prof. Ivan Pontes Júnior disse...

Muito bem galera!

Anônimo disse...

Jamilly Pinheiro nº: 27 Turma: 3ªB

Hoje em dia a mão de obra humana está sendo menos requisitada, isso por conta de alguns fatos ocorridos através da tecnologia. Os avanços tecnológicos estão fazendo com que muitas das atividades que antes só poderiam ser feitas pelos seres humanos nas industrias fossem desvalorizadas, afinal de contas as maquinas estão assumindo os lugares que antes eram nossos, e na minha opnião devemos tomar muito cuidado em relação a isso, pois em primeiro lugar devemos pensar nos homens, na pessoa que criou as máquinas e não devemos entregar tudo para que as mesmas nos substituam. A indústria esta sim deixando de lado e não acho mais que os homens sejam as mãos e os pés, talvez as mãos, mas isso pode mudar.

Anônimo disse...

Darlane Cavalcante nº: 14 Informatica 3º


Na minha opnião os avanços tecnológicos podem ter trago muitas coisas boas, mas em termo de indústria e mão de obra humana, as tecnologias vieram para atrapalhar as pessoas que necessitam de emprego dentro do setor industrial. Acho também que não somos mais as mãos e os pés, porém devemos nos posicionar como se fossem , pois apesar de todas as mudanças causadas pelas tecnologias ainda temos nosso lugar que agora pode mudar de posição.

Anônimo disse...

Darline Cavalcante nº:15 Turma: informatica 3º

A industria ainda necessita de muita mão de obra humana, porém algumas das atividades desenvolvidas pelos homens hoje estão entregues as máquinas, o que devemos deixar claro é que as pessoas não precisam se sentir desmotivadas pela perda de emprego, o que por um lado pode ser prejudicial poder ser benefico também, afinal as industrias precisam de pessoas capacitadas o que faz com que muitas das pessoas que perderam seus empregos por conta das máquinas os recuperem atraves do aprendizado e estudo. Acho que ainda somos os braços e as pernas , mas agora muito mais equipados.

AMANDA CAROLINE / INF3°ANO / N° 02 disse...

Por consequência dos avanços tecnológicos que nos dias de hoje cresce a cada dia, a mão de obra humana com certeza parte dela foi substituída por super máquinas que hoje estão presentes nas indústrias em geral, porém não podemos esquecer que a mao de obra do homem é indispensável para o funcionamento dessas máquinas, resta somente a qualificação para que possam exercerem papéis importantes ou até mesmo operar essas máquinas.
Eu não acho que hoje os trabalhadores ainda sejam "as mãos e os pés" da produção econômica, justamente pelo fato da mudança que aconteceu e que ainda acontece ao decorrer dos anos, mudanças essas que no meu ponto de vista beneficiam a todos e não trazem atraso nenhum para a sociedade.

josé carlos disse...

josé carlos soares barbosa nº29turma:3ºano informática
A tecnologia está avançando a cada dia , mas nunca irá substituir realmente o trabalho do homem pelo, fato das máquinas precisarem de ser manuseadas. as pessoas estão procurando se aperfeiçoarem com as tecnologias para que haja cada vez mas inovações do mercado de trabalho.

Eudazio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Geciliane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Geciliane disse...

Nome: Geciliane Araújo de Lima
N°: 22
Turma: 1° de informática

1- Revolta de NIKA foi uma revolta entre a população e o governo de Justiniano. A revolta começou de forma inesperada no término de uma disputa de corrida de cavalos, houve dúvida sobre quem vencera a competição, e o imperador Justiniano, presente na competição, tentou intervir para escolher o vencedor. A multidão, gritava nika, nika.. (vitória, vitória). Tropas imperiais foram reunidas para acabar com a revolta, que resultou na morte de quase 35 mil pessoas.

2-A arquitetura foi uma das artes que se destacaram mais no Império Bizantino. Pode-se citar como um dos exemplos bastante famoso, a Igreja de Santa Sofia. Os bizantinos também se destacaram na arte do mosaico e na escultura.

3-A agricultura é um importante setor da economia turca. As lavouras mais produtivas ficam nas regiões costeiras, que têm solo fértil e clima ameno. O turismo e a indústria também são atividades econômicas importantes.
Apesar de todas as turbulências e da constante ameaça turca, a cidade manteve a sua importância como centro cultural e comercial do Mediterrâneo.

Abraços..

Eudazio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eudazio disse...

José Eudázio Honório Sampaio
Nº27;2ºano Informática

01)A ação jesuítica contra a escravização dos indígenas não teve a mesma força que as dos africanos porque os índios eram mais vulneráveis a aceitar outra religião,não que eles não lutassem mas se comparando aos africanos eles acabavam aceitando mais fácil até por uma certa ingenuidade deles,já os africanos não a aceitavam porque já sabiam como era a escravidão,que na África já existia,e com os indígenas teriam novos católicos que eram justamente o que os portugueses queriam.

02)Segundo dados do IBGE 2010 a população do Brasil está é bastante desigual sendo que a maioria das pessoas se localizam nas áreas litorâneas, isso acontece por conta do contexto histórico e pelo processo de industrialização já que estão perto do mar a saída de mercadorias e entrada de estrangeiras é maior e assim se industrializam mais rápido, isso claro, atrai as pessoas que vão a procura de emprego e condições melhores de vida.

victorlucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Oliveira disse...

2º ano.



1. Os jesuítas consideravam os indígenas suscetíveis a catequização. Do ponto de vista dos jesuítas a aculturação dos indígenas simbolizava o sucesso dos aldeamentos e da política inspirada por eles. Com esse relacionamento além da educação trazida pelos jesuítas aos índios, eles se tornaram aliados. Os jesuítas também utilizavam a mão-de-obra indígena nas atividades agrícolas, na extração de ervas aromáticas e medicinais(Drogas do Sertão).Isso tudo fez com a Companhia de Jesus acumulasse muitos bens no Brasil.Fazendas de gado e engenhos. Além do objetivo de levar mais pessoas ao catolicismo os jesuítas, claro tinham um interesse econômico.



2. A população brasileira é concentrada no litoral por um momento histórico de colonização e industrialização. O primeiro processo teve início na Bahia e se expandiu para o nordeste, devido a facilidade de acesso ao comércio marítimo e outros fatores que influenciaram a colônia a ficar no litoral, até que outros agentes históricos começaram a explorar o Brasil adentro. O segundo, processo de industrialização é um determinante para a concentração populacional, já que há grande quantidade de pessoas onde há indústrias e emprego, no Brasil a região Sudeste é a área predominante em relação a esse processo.



Amanda Oliveira de Sousa
Nº:01
2º ano "B" _ Informática

victorlucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kelly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kelly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
victorlucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kelly disse...

kelly silva oliveira
nº18: 3º de enfermagem

com o passar dos tempos as coisas vem melhorando mais,e assim vem fazendo com que varias,empresas e industria utilizem as maquinas para fazer o trabalho que antes era feita por mão de obra do homem.por mais que as maquinas tenha a alta tecnologia,ela nunca vai substitui o homem,porque ela foi criada através da mente do homem.

Danni Coutinho disse...

aluna:Danielle Cristiny informatica 3° n°13
Mesmo o trabalho hoje em dia sendo desempenhado por algumas maquinas é necessario sim que as pessoas estejam presentes porque ainda sim são importantes.O que realmente mudou foi que as pessoas que trabalham nas impressas recebem salarios e tem suas vidas.
PS:Amei a ideia de colocar no blog a atividade..

Lysandro carioca braga disse...

Lysandro Carioca Informática 3ºano

Hoje toda industria tem maquinas que precisa de manutenção e manuseio.
Atualmente o ser humano quer poupar o seu tempo, produzir mais e obter mais lucro,
o desenvolvimento industrial arruinou os escravos e está deixando
cada fez mais os trabalhadores preguisos devido ao avanço tecnologico. Porém toda industria precisa de trabalhadores para que possam manusear as maquinas e o protudo final ser devidamente concluido.

Eu loi disse...

Tudo isso faz parte. As grandes revoluções são contínuoas. As transformações começaram lá pela nossa querida Primeira Revolução Industrial. Se duvidar, digo mais: esses processos vêm de muito antes, mas foi com o surgimento da máquina a vapor que nossos grandes sociólogos se perguntavam: será o homem substituido pelas máquinas?
***Minha opnião***: Claro... Que não. E se duvidar de novo, ainda digo que é tudo uma questão de adaptação.
As máquinas evoluirão, o homem nem que seja aos poucos também evoluirá. Fanzendo com que no futuro, não muito distante, o homem tenha mais tempo para família.
E é tudo do jeitinho que o sociólogo e professor da Univesidade Metodista de São Paulo,Luiz Roberto Alves, afirma:

tecnologia = tempo livre.
Amém!
Vichi!!! quase que me esquecia: Legal o tema escolhido.
Amém de novo.

jose rai da silva pereira nº:31 de informatica disse...

Com a revolução tecnológica, cada dia mais o trabalhador foi sendo trocado pela máquina. "O trabalhador, que antes era um produtor, tornou-se operador de máquinas".
A vantagem é que:
A produção é feita em série, ou seja, todos os objetos produzidos são iguais e feitos de forma mais rápida.
A desvantagem é que:
A produção em série por norma é vantajosa mas se existir um erro na produção todo o material que foi produzido sairá danificado
A prova de que o Homem está a ser substituído por máquinas é que, apenas, necessitam do comando de uma única pessoa para realizar o trabalho de muitas pessoas.

Valeu Faraó.

M@rcio S!lv@ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M@rcio S!lv@ disse...

Após a Revolução industrial no século XVIII, a indústria sofreu mudanças extremamente significativas, pois a produção aumentou em índices elevadíssimos. Homens foram trocados por máquinas, mas isso não quer dizer que os homens pararam de trabalhar, pois os homens também exerciam e exercem papel importantíssimo no manuseamento das mesmas. Antigamente, os trabalhadores eram considerados como escravos, porque toda forma de produção eram feitas manualmente, sem auxilio de máquina alguma, mas como tudo muda e evolui a indústria ganhou máquinas extremamente eficazes


Nome: Márcio Silva de Oliveira N°25
Curso: enfermagem 3° ano A

Neda'Silva disse...

Antigamente, havia mais empregos para os trabalhadores, as pessoas tinham seus empregos garantidos, pois eram eles que faziam com que a produção fosse gerada. Hoje em dia, com a chegada da tecnologia, os trabalhadores já não têm mais tanta oferta de emprego, pois as máquinas os substituíram. A tecnologia tem seu ponto positivo e negativo, pois ela é uma boa ajuda para a empresa, que faz com que o trabalho seja mais rápido e eficaz, porém, faz com que o homem fique desempregado por falta de empresas que aderem ao trabalho manual. Mas isso não significa que o trabalho tecnológico seja todavia mais eficaz do que o trabalho manual, pois existem coisas simples que somente o homem com sua mão de obra pode fazer. Portanto, as máquinas não são totalmente melhores que as mãos dos homens, até porque, sem os homens, não existiria as máquinas.

Nome: Erineuda Silva - N° 27
Curso: Enfermagem - 3° ano A

Ricardo Erick 3° ano de Enfermagem N° 35 disse...

A substituição da mão de obra pelas maquinas, da energia humana pela energia matriz constitui a revolução industrial. Em minha opinião hoje as maquinas controlam grande parte da produção de uma indústria. Com ess evolução a mão de obra humana foi de certa forma prejudicada, ouve essa troca de mão de obras por maquinas para maiores resultados nas indústrias. Nunca as maquinas ira substituir a Mao de obra, pois essa tecnologia precisa do comando e controle do ser humano. Para mim os trabalhadores continuam sendo as mãos e os pés da produção econômica.

Anônimo disse...

Aluna:Fª Andreza Nº19
Curso:Informática 3º Ano
O trabalho humano vem sendo cada vez mais trocados por máquinas que precisam só de uma pessoa orientando.Mas na minha opinião o trabalho humano é muito importante para a evoluição das tecnologias até elas foram criadas pelo o homem.
Na minha opinião os trabalhadores continuam sendo mãos e pés da produção economica.O que mudou foi que as industrias ganharam máquinas eficazes.

Anônimo disse...

Atualmente o trabalho humano na industrias continua sendo importante, mesmo que não seja utilizando a força braçal. Para se manusear e fazer manutenções nas maquinas é preciso de funcionarios qualificados. Os trabalhadores continuam a ser "as mãos e os pés" da produção econômica pois ainda e necessario ter pessoas para verificar essas maquinas. O que mudou foi o modo como os funcionarios trabalham, atualmente de maneira mais rapida e utlizando menos força .
As maquinas surgiram com intuito de melhorar capacidade de produção do ser humano.

Francisco Ivan de Sousa Alves Nº 22 Informática-3º Ano

Anônimo disse...

Herlan Rodrigues 3º ano de informática

hoje a mao-de-obra humana e muito inportante para enpresas enbora esteja perdendo espaço para máquinas controladas... acredito que o trabalho humano ainda seja a maior produção para enpresas do mundo todo.
antigamente o unico trabalho que existia era o de escravos africanos e indios que trabalhavam duro para os senhores donos de fazendas,nos ultimos anos mudou muito com a auta tecnologia em maquinas empresariais ocorrendo um maior taxa de desenprego no mundo....

M@rcio S!lv@ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M@rcio S!lv@ disse...

Aluna: Sheila costa N°07 Curso: enfermagem 3°ano A.

Durante toda a sua existência,o homem procurou meios para adaptar-se ao ambiente em que se encontra e facilitar cada vez mais sua forma de viver.Através de longos processos de descobertas,experiências científicas,hipóteses,deduções,chegamos a vida facilitada de hoje.O homem passou a ser substituido por máquinas,porém ainda é parte integrante e essencial para o controle de produção em grandes industrias ,embora não seja as mãos e os pés da produção econômica como no período colonial,este ,ainda faz parte dos processos de avanços econômicos atuais.

cicera 2º informática Nº 11 disse...

1.Porque os indígenas eram considerados ingênuos,com possibilidades de evangilização ou seja eram mas faceis de aceitar outra religião.os africanos eram considerados sem alma,portanto a escravização não lhes pesava na consciência e mesmo eles ja tinham todo o conhecimento como era.Aproveitando essa arma os jesuítas dedicaram-se a catequização dos indígenas,os costumes e as tradições indígenas. Que entre os objetivos dos jesuítas estava a divulgação da realigião católica pelo mundo.
2.Segundo todas as pesquisas que eu fiz tudo em dica que a população esta mais concentrada no litoral por um processo histórico de colonização e de industrialização.Porque além das ofertas tradicionais de emprego tem a vantagem de poder gerar emprego,trazidos pela localização geográfica.

cicera 2º informática Nº 11 disse...

1.Porque os indígenas eram considerados ingênuos,com possibilidades de evangilização ou seja eram mas faceis de aceitar outra religião.os africanos eram considerados sem alma,portanto a escravização não lhes pesava na consciência e mesmo eles ja tinham todo o conhecimento como era.Aproveitando essa arma os jesuítas dedicaram-se a catequização dos indígenas,os costumes e as tradições indígenas. Que entre os objetivos dos jesuítas estava a divulgação da realigião católica pelo mundo.
2.Segundo todas as pesquisas que eu fiz tudo em dica que a população esta mais concentrada no litoral por um processo histórico de colonização e de industrialização.Porque além das ofertas tradicionais de emprego tem a vantagem de poder gerar emprego,trazidos pela localização geográfica.

cicera 2º informática Nº 11 disse...

1.Porque os indígenas eram considerados ingênuos,com possibilidades de evangilização ou seja eram mas faceis de aceitar outra religião.os africanos eram considerados sem alma,portanto a escravização não lhes pesava na consciência e mesmo eles ja tinham todo o conhecimento como era.Aproveitando essa arma os jesuítas dedicaram-se a catequização dos indígenas,os costumes e as tradições indígenas. Que entre os objetivos dos jesuítas estava a divulgação da realigião católica pelo mundo.
2.Segundo todas as pesquisas que eu fiz tudo em dica que a população esta mais concentrada no litoral por um processo histórico de colonização e de industrialização.Porque além das ofertas tradicionais de emprego tem a vantagem de poder gerar emprego,trazidos pela localização geográfica.

Grupo Luiz Álvaro disse...

Luiz Álvaro; N°34; 3° ano informática.

Em minha opinião o trabalho das pessoas em meio dos avanços tecnológicos nunca vai ser extinto. Por que se alguma maquina venha a dar algum tipo de defeito uma maquina não faz a manutenção em outra. E continua sendo sim "as mãos e os pés" junto com os avanços da tecnologia industrial.

cicera 2º informática Nº 11 disse...

1.Porque os indígenas eram considerados ingênuos,com possibilidades de evangilização ou seja eram mas faceis de aceitar outra religião.os africanos eram considerados sem alma,portanto a escravização não lhes pesava na consciência e mesmo eles ja tinham todo o conhecimento como era.Aproveitando essa arma os jesuítas dedicaram-se a catequização dos indígenas,os costumes e as tradições indígenas. Que entre os objetivos dos jesuítas estava a divulgação da realigião católica pelo mundo.
2.Segundo todas as pesquisas que eu fiz tudo em dica que a população esta mais concentrada no litoral por um processo histórico de colonização e de industrialização.Porque além das ofertas tradicionais de emprego tem a vantagem de poder gerar emprego,trazidos pela localização geográfica.

2ºano informática

Jardesson B. Maia disse...

1)R- Na prática, a revolta não se deu simplesmente por uma corrida de cavalos, e sim por uma série de motivos que já estavam acontecendo há muitos anos como: a fome, os impostos altíssimos, a falta de moradia, entre outras coisas que são parte da obrigação do governo.

2)R- A arquitetura. Pode-se citar como um dos exemplos bastante famoso, a Igreja de Santa Sofia. Os bizantinos também destacaram-se na arte do mosaico e na escultura.

3)R- A agricultura ainda é um importante setor da economia turca. As lavouras mais produtivas ficam nas regiões costeiras, que têm solo fértil e clima ameno. O turismo e a indústria também são atividades econômicas importantes.
Apesar de todas as turbulências e da constante ameaça turca, a cidade manteve a sua importância como centro cultural e comercial do Mediterrâneo.


NOME: jadesson B. Maya N° 17
curso:1° ano de Enfermagem

dênia disse...

02°no litoral,porque também tem grandes empresas que precisam de grande quantidade de empregados e muitas pessoas acham melhor ir para o litoral pois lá ele tem mais chances de melhorar de vida.
valdenia castro 2° ano enfermagem n°11

Anônimo disse...

2° a maioria das pessoas se localizam no litoral por conta de uma melhor condição de vida e é no litoral onde se tem mais oportunidades de empregos.
Érika Pereira 2° enfermagem n° 08

victorlucas disse...

Nome: Victor Lucas Amora Barreto
n°44 turma: 1° ano informática

1.As condições sociais da população em Constantinopla não era um paraíso. Constituída principalmente de escravos, recebia alimento e se divertiam gratuitamente, por exemplo, assistindo às corridas de cavalos no hipódromo.Em 532,no reinado de justiniano, ocorreu no hipódromo uma das revoltas populares mais sérias que chegou a pôr em causa a continuação de Justiniano no trono. A revolta ocorreu inesperadamente,devido ao fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados impostos.Após o término de uma corrida, gerou-se dúvidas sobre qual cavalo teria vencido,Justiniano presente ao hipódromo quis intervir na escolha do vencedor. A população, dividida e revoltada, gritava nika, nika , nika(vitória,vitória).




2.Roma não era somente uma cidade de grandes poderes bélicos, mas mostrava grandes variedades em sua cultura. Após o declínio do Império Ocidental a transferência da capital romana para Bizâncio, causou uma grande influência na arte do império. Em razão dessa nova localização da capital do no Oriente, o desenvolvimento da arte foi influenciado por diversos povos, como gregos, persas, armênios, entre outros; o que resultou em um novo estilo artístico: a arte bizantina.Com o destaque na arquitetura, a instalação de catedrais no império tornou rica a sua arte. E não para por ai, Os símbolos máximos da arte bizantina foram os mosaicos, diferentes dos mosaicos gregos na temática e em algumas características, como no uso exagerado do dourado, por exemplo.A arquitetura e os mosaicos bizantina, serviram como modelo para diversas igrejas, e atualmente As catedrais e os mosaicos bizantino estão entre as obras de arte e arquitetura mais belos do mundo.


3.Localizada na Turquia, sendo a quinta maior cidade mundo.
Atualmente Istambul se destaca economicamente na indústria e no comercio principalmente no turismo.Entre os setores industriais podem destacar-se os de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, borracha, metalurgia, curtumes, eletrônica, vidro, maquinaria, indústria automobilística entre outras. Na agricultura destaca-se o cultivo de frutas, fabricação de algodão, azeite, seda e tabaco. Desde que foi sede do império bizâncio onde se destacava com a arte e o poder militar.Istambul desenvolveu-se rapidamente, principalmente devido sua localização, que á faz o centro da vida econômica da Turquia.A importância da economia em Constantinopla contribuiu para que o império tivesse uma vida urbana movimentada, o que influenciou atualmente nos meios lucrativos da cidade.

Anônimo disse...

Com o decorrer do tempo a tecnologia foi se expandindo e ganhando espaço no modelo economico industrial. Ao mesmo tempo foi ameaçando e pondo em risco a empregabilidade dos trabalhadores. Contudo, é de suma importancia a presença da mao de obra humana nas industrias,devido estes terem seus empregos garantidos. De uma certa forma, eles continuam sim sendo as maos e os pés da produção econômica.
Mas nao por muito tempo, creio.

Anônimo disse...

Com o decorrer do tempo a tecnologia foi se expandindo e ganhando espaço no modelo economico industrial. Ao mesmo tempo foi ameaçando e pondo em risco a empregabilidade dos trabalhadores. Contudo, é de suma importancia a presença da mao de obra humana nas industrias,devido estes terem seus empregos garantidos. De uma certa forma, eles continuam sim sendo as maos e os pés da produção econômica.
Mas nao por muito tempo, creio.


Tyara Gonçalves n°40
ENFERMAGEM 3°ano

Felype Salles disse...

NOME:Felype Sales N° 17
Curso: 1º ano de Informática



1-Revolta de NIKA aconteceu no ano de 532 em Constantinopla durando cerca de uma semana. Esta revolta recebeu o nome de "Nika" porque houve uma dúvida sobre quem vencera a corrida de cavalos que havia acontecido no hipódromo "Nika" era o nome do cavalo favorito da população, e que havia ganhado a disputa por muito pouco. Contudo, o imperador Justiniano torcia para outro cavalo e declarou que o seu cavalo tinha vencido a disputa,A multidão, gritava nika, nika.. (vitória, vitória). Tropas imperiais foram reunidas para acabar com a revolta, que resultou na morte de quase 35 mil pessoas.

2- Os bizantinos se destacaram na arte do mosaico e na escultura e também arquitetura uma das artes que se destacaram mais no Império Bizantino.

3- turco, um setor de importante é agricultura.
As lavouras mais produtivas ficam nas regiões costeiras, clima ameno. O turismo e a indústria também são atividades econômicas importantes, processamento de alimentos, bebidas, têxtil e também. Hoje Istambul se tornou um país que cresce a cada dia sua economia é muito bem desenvolvida comparada com o Império Bizantino.

PAULO CHRYSTOPHER disse...

Nome: Paulo Christopher nº 32
curso:informática- 2º ano

01- Porque os índios eram mais vulneráveis à catequização dos jesuíticas, os quais já tinham essa missão de catequizar os indígenas, pelos quais os africanos já tinham as suas próprias crenças e religiões os quais eram mais difíceis de aceitar as doutrinas e ensinamentos dos jesuítas.

02- atualmente a densidade demográfica,corresponde que a população brasileira está mais concentrada nas áreas litorâneas,devido o crescimento industrial ,as fábricas estarem localizadas próximas as áreas litorâneas, ou seja próximas ao litoral.

GHABRIEL DIXON disse...

Ghabriel dixon n°23
1° ano de informática

1)A revolta de nika aconteceu no ano de 532 em Constantinopla e durou cerca de uma semana. Esta revolta recebeu o nome de "Nika" porque houve uma dúvida sobre quem havia vencido a corrida de cavalos que havia acontecido no hipódromo ,"Nika" era o nome do cavalo favorito da população, e que havia ganhado a disputa por muito pouco. mas o imperador Justiniano torcia para outro cavalo e declarou que o seu cavalo tinha vencido a disputa. A plebe, enfurecida, se rebelou e começou uma discussão entre as várias classes socias, o que quase nunca acontecia devido ao fato de que a alta sociedade geralmente não se envolve com a plebe.

2)O mosaico é a expressão máxima da arte Bizantina, neles as pessoas são representadas de frente e bem altas para ressaltar a espiritualidade, onde também se convencionou a usar auréolas em torno dos santos. Usavam também muito o ouro por ser abundante.
Na arquitetura, destacam-se as igrejas, planejadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada, com imensas cúpulas.
A escultura não teve tanto destaque, mais os baixos relevos, voltados para decoração. A escultura bizantina servia aos ideais religiosos. Produziam-se peças de refinado valor, utilizando materiais como vidro, marfim e ouro.

3)Constantinopla que atualmente chama-se Istambul que localiza na Turquia, uma das principais atividades econômicas do país é o turismo, devido principalmente à estabilidade política, à proximidade com a Europa, ao patrimônio histórico, às belezas naturais e à tolerância religiosa mas destacam-se também economicamente na indústria e no comercio Entre os setores industriais podem destacar-se os de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, borracha entre outros. Quando foi sede do império bizantino que se destacava com a arte e o poder militar.

jheyne lemos disse...

Nome:Jheyne Lemos n°27
1° de informática
01-Na cidade de Constantinopla no ano de 532,aconteceu uma violenta revolta que começou de forma inesperada,no hipódromo,um dos poucos locais públicos onde a população podia entrar em contato com as autoridades máximas do governo,essa revolta aconteceu por conta da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados tributos ,impostos à população para sustentar os gastos militares e as demais despesas do império.
02-A arquitetura foi umas das artes que mais se destacaram no império Bizantino.Um dos exemplos mais lembrados da arquitetura bizantina é a igreja Santa Sofia.Os bizantinos também se destacaram na arte do mosaico e na escultura.
03-A cidade de Istambul,antiga Constantinopla,se localiza hoje na Turquia.A agricultura é um grande setor de economia turca.As lavouras mais produtivas ficam nas regiões costeiras, que têm solo fértil e clima ameno.A indústria e o turismo também são atividades econômicas importantes.

Anônimo disse...

Nome: Denilson da Silva Morais N°: 16
Curso: 1° ano de Informática

01)O que foi a Revolta de Nika?
A Revolta de Nika (ou Motins de Nika) aconteceu no ano de 532 em Constantinopla durando cerca de uma semana. Esta revolta recebeu o nome de "Nika" porque houve uma dúvida sobre quem vencera a corrida de cavalos que havia acontecido no hipódromo (na figura), "Nika" era o nome do cavalo favorito da população, e que havia ganhado a disputa por muito pouco. Contudo, o imperador Justiniano torcia para outro cavalo e declarou que o seu cavalo tinha vencido a disputa. A plebe, enfurecida, se rebelou e começou uma discussão entre as várias classes socias, o que quase nunca acontecia devido ao fato de que a alta sociedade geralmente não se envolve com a plebe. O hipódromo era o lugar perfeito para que uma revolta contra os poderosos acontecesse.

02)Relacione as principais realizações bizantinas no campo da arte.
Nas artes os bizantinos souberam combinar perfeitamente o luxo e o exotismo orientais com o equilíbrio e a leveza da arte clássica greco-romana.
A arquitetura foi uma das artes mais praticadas em bizâncio. Também se destacaram na arte do mosaico, uma composição artística feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro coloridos, e recoberta por ouro em folha.
A escultura bizantina servia aos ideais religiosos. Produziam-se peças de refinado valor, utilizando materiais como vidro, marfim e ouro.

03)A cidade de Constatinopla, antiga Bizâncio, atualmente é chamada Istambul. Verifique em um atlas geográfico o mapa-mundi com a atual divisão política. Em que país essa cidade se localiza hoje? Faça uma pesquisa sobre as principais atividades econômicas nela desenvolvidas atualmente. Depois, compare a importância econômica dessa cidade hoje e enquanto foi sede do Império Bizantino.
A agricultura é um importante setor da economia turca. As lavouras mais produtivas ficam nas regiões costeiras, que têm solo fértil e clima ameno. O turismo e a indústria também são atividades econômicas importantes.
Apesar de todas as turbulências e da constante ameaça turca, a cidade manteve a sua importância como centro cultural e comercial do Mediterrâneo.

Anônimo disse...

O trabalho humano nao esta sendo valorizado,muita tecnologia pode substituir o seu trabalho manual e com isso gerar muitos desempregos portanto o trabalhador é de suma importancia na area industrial.Tendo em vista que estes estão sendo substituidos a cada dia que passa por maquinas.

Nivia Maria Lima n° 31
Enfermagem 3° ano A

Anderson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson disse...

Aluno: Antônio Anderson Silva de Andrade N: 09
Turma:1°ano Informática

1) A revolta de “Nika” aconteceu em 532 em Constantinopla, recebeu este nome porque houvera duvidas sobre qual cavalo havia vencido em que as disputas aconteciam no hipódromo, para a população o cavalo vencedor foi “Nika”, em que este era preferido, a polemica foi a intervenção do imperador Justiniano, em relação ao cavalo vencedor. A população se rebelou gritando “Nika”, “Nika” (vitória, vitória), mas essa revolta não se deu pelo fato da corrida dos cavalos e sim pela desigualdade das classes menos favorecidas, ou seja, por um serie de motivos como: os elevados tributos, a falta de moradia e diversos outros.

2) A arte bizantina esta ligada também com a religião, ou como podemos dizer o mosaico, que consiste de alem decoração de parede a guia espiritual, cenas de Cristo. A arquitetura influenciou as igrejas devido às expressões artísticas como: edifícios de grandes dimensões, decorados espaçosos. Com base temos como exemplo a catedral de Santa Sofia Silva.

3) Hoje, localiza-se no noroeste da Turquia. Atividades econômicas do país é o turismo, devido principalmente à estabilidade política, à proximidade com a Europa, ao patrimônio histórico, às belezas naturais e à tolerância religiosa. Podemos citar também o alto desenvolvimento nos alimentos, na fabricação de algodão, bebidas e entre outros

Lucas disse...

Lucas Holanda Nº33
1º ano Informática

1- O que foi a Revolta de Nika?
A revolta de Nika aconteceu em Constantinopla, atual Istambul. Na época o governo estava em falta com suas obrigações, deixando a população com fome, sem moradia e cobrando altos impostos, mas apesar de tudo a população estava tentando suportar. Mas em uma corrida de cavalos realizada no hipódromo da cidade o cavalo Nika, favorito da população, ganhou a corrida e mesmo assim o imperador Justiniano dizia que seu favorito havia ganhado.
Este fato levou a plebe a se revoltar definitivamente contra Justiniano. Mas essa revolta durou pouco tempo, pois o general Belisário junto com o exercito reprimiu a revolta, matando cerca de 30.000 pessoas.

2-Relacione as principais realizações bizantinas no campo da arte.
A arte do império bizantino teve grande influência do cristianismo. na parte da arquitetura teve como principal foco a construção de igrejas, como a igreja de Santa Sofia.
Nas pinturas e esculturas não foram muito bem desenvolvidas. Na pintura existem três elementos importantes: os ícones(pinturas com imagens de santos), as miniaturas(pinturas de livros) e os afrescos(pinturas de mural). Na escultura foi mais desenvolvido o trabalho no marfim.
A outra forma de expressão artística, uma das principais, foi o mosaico, presente durante o apogeu do império bizantino.

3- A cidade de Constatinopla, antiga Bizâncio, atualmente é chamada Istambul. Verifique em um atlas geográfico o mapa-mundi com a atual divisão política. Em que país essa cidade se localiza hoje? Faça uma pesquisa sobre as principais atividades econômicas nela desenvolvidas atualmente. Depois, compare a importância econômica dessa cidade hoje e enquanto foi sede do Império Bizantino.

Atualmente a cidade de Istambul se localiza na República da Turquia, e entre suas atividades econômicas atuais está presente o turismo(muito importante na cidade), as atividades industriais( eletrônica, metalurgia, petroquímica, entre outros) e as atividades agrícolas( azeite, algodão, etc).
Hoje Istambul é o principal centro econômico da Turquia, não muito diferente da época que ainda era Constantinopla. Antigamente durante o Império Bizantino a cidade era o principal centro econômico da Europa, principalmente através do comércio, das rotas marítimas. Hoje continua com esta enorme importância, gerando lucro para toda Turquia .

Ana Maria Silva Guedes disse...

Antigamente o trabalho humano era fundamental, mas Com o avanço da tecnologia homens foram sendo substituídos por máquinas, mas não totalmente pois as máquinas precisam de pessoas capacitadas pra manuseá-las. Hoje o que é mais interessante para o mercado de trabalho é a facilidade e qualidade que no caso as máquinas oferecem tudo isso.Por isso as máquinas estão conquistando seu espaço, mas o homem precisa se qualificar pra continuar sendo algo tão importante para a produção econômica...Vale ressaltar que, quem criou essa máquinas estava pensando na melhoria das gerações futuras, assim como hoje estar acontecendo.
Ana Maria N°04 Informática 3° ano B

Anônimo disse...

Mykerson Sousa Costa Nº: 41Turma: Informática 3º ano

Bom, se hoje as indústrias alcançaram esse estágio, de ter muitas das tarefas controladas por máquinas que agilizam a produção, isso se deve ao trabalho do homem e não tem como ignorar a sua importância hoje, pois as máquinas por si só não são capazes de realizar tudo.
Os trabalhadores ainda são sim os pés e as mãos da produção econômica, pois além de serem os criadores dessas máquinas, são o suporte e sabedoria que nem nenhuma máquina é capaz de ser, que ainda trabalha, estuda na busca por melhorias, aprimoramentos, para se ter cada vez mais avanços na produção econômica.
Mudou-se a forma de produzir, a velocidade, graças aos avanços tecnológicos trazidos pelo homem.

Anônimo disse...

Aluno: Manoel Paulino de Souza Neto Nº:37
Turma: 3º "B"

Opinião

Antigamente qualquer tipo de trabalho dependia de mão de obra humana e/ou animal, mas agora nos encontramos em um outro cenário, os homens estão sendo "substituídos" por máquinas. As indústrias ainda dependem de mão de obra humana para operar as máquinas, elas estão apenas entrando em alguns setores que antes eram ocupados pelo homem. Não temos mais escravos, e sim trabalhadores, com "boas" condições trabalhistas.

Anônimo disse...

Rennan Belarmino
1° Ano de Informática “B”

1 ->
Foi uma revolta entre a população e o governo de Justiniano. A revolta começou de forma inesperada no término de uma disputa de corrida de cavalos, houve dúvida sobre quem vencera a competição, e o imperador Justiniano, presente na competição, tentou intervir para escolher o vencedor. Tropas imperiais foram reunidas para acabar com a revolta, que resultou na morte de quase 35 mil pessoas.

2 ->
A arquitetura foi uma das artes que se destacaram mais no Império Bizantino. Pode-se citar como um dos exemplos bastante famoso, a Igreja de Santa Sofia. Os bizantinos também se destacaram na arte do mosaico e na escultura.

3 ->
A agricultura é um importante setor da economia dos turcos. As lavouras mais produtivas ficam nas regiões costeiras, que têm solo fértil e clima ameno. O turismo e a indústria também são atividades econômicas importantes.
Apesar de todas as turbulências e da constante ameaça turca, a cidade manteve a sua importância como centro cultural e comercial do Mediterrâneo.

Anônimo disse...

EEEP SANTA RITA

MARIA FERREIRA

1º DE INFº
N:36

QUESTOES

1º)foi uma revolta que recebeu o nome de nica porque houve uma dúvida sobre uqem venceria a corrida de cavalos que havia acontecido no hipódromo.nica era o nome do cavalo favorito da população e que havia ganhado a corrida por muito pouco


2º)
A arquitetura foi uma das artes mais praticadas em bizâncio. Também se destacaram na arte do mosaico, uma composição artística feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro coloridos, e recoberta por ouro em folha.


3º)Ela se localiza na Turquia.
A agricultura é um importante setor da economia turca. As lavouras mais produtivas ficam nas regiões costeiras, que têm solo fértil e clima ameno. O turismo e a indústria também são atividades econômicas importantes.

Anônimo disse...

Valeska Gomes N° 43 1º Inf @

1º Uma violenta revolta que explodiu em Constantinopla. As campanhas militares empreendidas na conquista de territórios acarretaram muitos gastos públicos, levando o governo a impor uma opressiva elevação dos tributos. A insatisfação popular com a opressão e a miséria explodiu na Revolta de Nika, em 532. Violentamente reprimida pelas forças do governo, a revolta causou a morte de cerca de 35 mil pessoas.

2º Arquitetura- uma das artes que mais se destacaram no Império Bizantino. Um dos exemplos mais lembrados é a igreja de Santa Sofia (que significa, em grego, "sagrada sabedoria").
Mosaico- representavam, figuras religiosas ou de grande projeção política, ou ainda a estilização de animais ou plantas.
Escultura- servia aos ideais religiosos e compreendia peças de grande valor. Era caracterizada por cores vivas e pelo aspecto místico de suas estatuetas.

3º Turquia.
Istambul se desenvolveu principalmente pela indústria e o comércio, uma de suas principais atividades econômicas é: a indústria automobilística. Na agricultura, a fabricação de algodão, plantações de arroz, feijão etc.
Antigamente Istambul, antes denominada Constantinopla e sede do Império Bizantino desenvolveu-se principalmente pela sua localização entre dois continentes. A importância econômica da cidade contribuiu para que o Império Bizantino se sustentasse no Ocidente, e atualmente Istambul é uma das maiores rotas comerciais do mundo e suas atividades econômicas faz dela a maior e mais importante cidade da Turquia.

Anônimo disse...

Antonio Breno Silva Lemos N°07
Turma:Informática 3° Ano



Pra desempenhar essas tarefas é preciso de funcionários qualificados, ainda que não estejam usando a forca braçal, eles ainda desempenham tarefas fundamentais na economia mundial .Essencialmente mudou a forma de execução, do trabalho humano nas indústria , otimizando o tempo, aumentando a sua produção e "lucratividade".

Henrique Stifler. disse...

Aluno: Carlos Henrique Costa da Silva N:12
Turma: 3º"B"


Vale ressaltar que antigamente todo o trabalho era feito pelos escravos, tanto em zona rural e urbana.Já hoje em dia,nossa sociedade esta cada vez mais globalizada, e o trabalho está se tornando algo fácil e simples,onde você pode executar o mesmo até mesmo da sua propria residência.As maquinas está tomando os lugares das Pessoas nas indústrias,mas não devemos esquecer que mesmo com uma sociedade globalizanda,para as maquinas serem construidadas elas ainda passam por mãos humanas.

Irlailson disse...

Estamos vivendo em plena 3º revolução tecnológica onde o homem está, sim sendo substituído por maquinas em diversos setores, boa parte das empresas as maquinas controlam quase 80% da produção, essencialmente o que mudou foi a forma de produção, que antigamente era mais para perfil manual, e hoje esta sendo tecnológicas, na minha opinião os trabalhadores não são mais "as mãos e os pés" da produção econômica.

Irlailson disse...

Estamos vivendo em plena 3º revolução tecnológica onde o homem está, sim sendo substituído por maquinas em diversos setores, boa parte das empresas as maquinas controlam quase 80% da produção, essencialmente o que mudou foi a forma de produção, que antigamente era mais para perfil manual, e hoje esta sendo tecnológicas, na minha opinião os trabalhadores não são mais "as mãos e os pés" da produção econômica.


Irlailson Alves
3º de INFORMÁTICA

Anônimo disse...

Geraldo Augusto Oliveira de Abreu N° 24
3° ano de informática


Considerando que hoje grande parte da mão de obra humana, foi substituida pelas máquinas, os empresários ainda continuam dependendo da mão de obra humana, mas em escala inferior a que conhecemos. também vale resaltar que indústrias de produção em alta escala, necessita de mão de obra operária em grande parte de seus funcionários(como antigamente), o que mudou hoje foi que as pessoas estão se qualificando para operar essa mecanização da produção industrial(porque há sempre a "mão" humana por tras de uma máquina).

Anônimo disse...

Amanda n°02 1° inf

1-Em 532,explodiu em constatinopla uma violenta revolta ,fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados tributos ,impostos a população para sustentar os gastos militares e as demais depesas do império.A revolta começou , de forma inesperada , no hipódromo , um dos poucos locais públicos onde a população podia entrar em contato com as outoridades máximas do governo.Terminando uma disputada corrida de cavalos houve dúvida sobre que vencera a competição e o imperador Justiniano, presente ao Hipódromo,quis intervir para escoloher o vencedor.A multidão dividida,gritava nika,nika(vitória,vitória).Tropas imperiais foram reunidas para reprimir a revolta,que resultou na morte de quase 35 mil pessoas.
2-arquitetura que foi uma das artes que mais se destacaram no império bizantino.O mosaico é uma composição artística de inúmeros pedaços de pedra.A escultura bizantina servia aos ideais religiosos.
3-Se localizava na Turquia
As lavouras mais produtivas ficam nas regiões costeiras, que têm solo fértil e clima ameno.A agricultura é um importante setor da economia turca.

Anônimo disse...

Nome:jefferson cruz alves
Curso:informática 1º B



1-O povo simplesmente se revoltou no hipódromo devido à uma dúvida, sobre qual dos cavalos havia ganho a competição, no qual o imperador quis intervir na escolha do vencedor.
2-Foi da arte bizantina que surgiu os modelos para toda a Idade Média. Nela também surgiu, pela primeira vez, representações das côrtes angelicais.
3-Se localiza na turquia,suas atividades economicas são muito importante para toda sociadade,O estanbul é a cidade mais economica da turquia,eles praticavan turismo e cultura.

cinema em crítica disse...

pedro henrique do 1º meio ambiente nº 34

respostas
1. Foi uma violenta revolta em Constantinopla entre 532, fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados tributos, impostos à população para sustentar os gastos militares e as demais despesas do império. A revolta começou, de forma inesperada, no hipódromo, um dos poucos locais públicos onde a população podia entrar em contato com as autoridades máximas do governo.
A arquitetura foi uma das artes que se destacaram mais no Império Bizantino. Pode-se citar como um dos exemplos


bastante famoso, a Igreja de Santa Sofia. Os bizantinos também se destacaram na arte do mosaico e na escultura.

2ºA arquitetura foi uma das artes que se destacaram mais no Império Bizantino. Pode-se citar como um dos exemplos bastante famoso, a Igreja de Santa Sofia. Os bizantinos também se destacaram na arte do mosaico e na escultura.



3-A agricultura é um importante setor da economia turca. As lavouras mais produtivas ficam nas regiões costeiras, que têm solo fértil e clima ameno. O turismo e a indústria também são atividades econômicas importantes.
Apesar de todas as turbulências e da constante ameaça turca, a cidade manteve a sua importância como centro cultural e comercial do Mediterrâneo.

Anônimo disse...

Marcos Alan lima da silva n28 1 ano de enfermagem

1)A revolta de nika aconteceu no ano de 532 em Constantinopla e durou cerca de uma semana. Esta revolta recebeu o nome de "Nika" porque houve uma dúvida sobre quem havia vencido a corrida de cavalos que havia acontecido no hipódromo ,"Nika" era o nome do cavalo favorito da população, e que havia ganhado a disputa por muito pouco. mas o imperador Justiniano torcia para outro cavalo e declarou que o seu cavalo tinha vencido a disputa. A plebe, enfurecida, se rebelou e começou uma discussão entre as várias classes socias, o que quase nunca acontecia devido ao fato de que a alta sociedade geralmente não se envolve com a plebe.

2)O mosaico é a expressão máxima da arte Bizantina, neles as pessoas são representadas de frente e bem altas para ressaltar a espiritualidade, onde também se convencionou a usar auréolas em torno dos santos. Usavam também muito o ouro por ser abundante.
Na arquitetura, destacam-se as igrejas, planejadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada, com imensas cúpulas.
A escultura não teve tanto destaque, mais os baixos relevos, voltados para decoração. A escultura bizantina servia aos ideais religiosos. Produziam-se peças de refinado valor, utilizando materiais como vidro, marfim e ouro.

3)Constantinopla que atualmente chama-se Istambul que localiza na Turquia, uma das principais atividades econômicas do país é o turismo, devido principalmente à estabilidade política, à proximidade com a Europa, ao patrimônio histórico, às belezas naturais e à tolerância religiosa mas destacam-se também economicamente na indústria e no comercio Entre os setores industriais podem destacar-se os de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, borracha entre outros. Quando foi sede do império bizantino que se destacava com a arte e o poder militar.

Anônimo disse...

Nome:felipe adon N:8 1º enfermagem


1-Em 532,explodiu em constatinopla uma violenta revolta ,fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados tributos ,impostos a população para sustentar os gastos militares e as demais depesas do império.A revolta começou , de forma inesperada , no hipódromo , um dos poucos locais públicos onde a população podia entrar em contato com as outoridades máximas do governo.Terminando uma disputada corrida de cavalos houve dúvida sobre que vencera a competição e o imperador Justiniano, presente ao Hipódromo,quis intervir para escoloher o vencedor.A multidão dividida,gritava nika,nika(vitória,vitória).Tropas imperiais foram reunidas para reprimir a revolta,que resultou na morte de quase 35 mil pessoas.

2)O mosaico é a expressão máxima da arte Bizantina, neles as pessoas são representadas de frente e bem altas para ressaltar a espiritualidade, onde também se convencionou a usar auréolas em torno dos santos. Usavam também muito o ouro por ser abundante.
Na arquitetura, destacam-se as igrejas, planejadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada, com imensas cúpulas.
A escultura não teve tanto destaque, mais os baixos relevos, voltados para decoração. A escultura bizantina servia aos ideais religiosos. Produziam-se peças de refinado valor, utilizando materiais como vidro, marfim e ouro.

3)Constantinopla que atualmente chama-se Istambul que localiza na Turquia, uma das principais atividades econômicas do país é o turismo, devido principalmente à estabilidade política, à proximidade com a Europa, ao patrimônio histórico, às belezas naturais e à tolerância religiosa mas destacam-se também economicamente na indústria e no comercio Entre os setores industriais podem destacar-se os de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, borracha entre outros. Quando foi sede do império bizantino que se destacava com a arte e o poder militar.

Anônimo disse...

Aluna: Hellora Rosa
N° 21
Curso: Meio Ambiente

1)os indígenas eram considerados ingênuos, com possibilidades de evangelização.
os africanos eram considerados sem alma, portanto a escravidão não lhes pesava na consciência.

2)A população brasileira está mais concentrada no litoral devido ao processo de industrialização,já que há grande quantidade de pessoas onde há indústrias e emprego,é a área predominante em relação a esse processo no Brasil é a região Sudeste.

Anônimo disse...

Aluna: Vladia Batista
N° 40
Curso: Meio Ambiente

1)Os jesuítas defendiam os índios e não defendiam os africanos porque o Estado Luso proibiu a escravidão indígena e não proibiu a escravidão africana, pois essa era rentável.

2)A população brasileira está mais concentrada nas áreas litorâneas,devido o crescimento industrial.

Anônimo disse...

w

taynara disse...

Taynara Dourado. 1° ano de informática diz...
respostas
1ªquestão
r=No Hipódromo de Constantinopla, durante o reinado de Justiniano, ocorreu uma revolta popular presenciada pelos bizantinos que acompanharam uma disputa entre duas equipes: Verdes e Azuis. Esta insurreição foi um reflexo da exploração econômica e da opressão que as camadas inferiores sofriam.
Após ser aclamada uma vitória suspeitosa, foi desencadeada uma nova rebelião. Os revolucionários caminhavam em direção ao palácio imperial protestando aos gritos de Nike! (Vitória!), que deu origem ao nome do motim.

2ªquetão
R=Nas artes os bizantinos souberam combinar perfeitamente o luxo e o exotismo orientais com o equilíbrio e a leveza da arte clássica greco-romana.
A arquitetura foi uma das artes mais praticadas em bizâncio. Também se destacaram na arte do mosaico, uma composição artística feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro coloridos, e recoberta por ouro em folha.
A escultura bizantina servia aos ideais religiosos. Produziam-se peças de refinado valor, utilizando materiais como vidro, marfim e ouro.

3ªquetão
R=Na Turquia.

jeron disse...

1). Esta revolta recebeu o nome de "Nika" porque houve uma dúvida sobre quem vencera a corrida de cavalos que havia acontecido no hipódromo (na figura), "Nika" era o nome do cavalo favorito da população, e que havia ganhado a disputa por muito pouco. Contudo, o imperador Justiniano torcia para outro cavalo e declarou que o seu cavalo tinha vencido a disputa. A plebe, enfurecida, se rebelou e começou uma discussão entre as várias classes socias, o que quase nunca acontecia devido ao fato de que a alta sociedade geralmente não se envolve com a plebe. O hipódromo era o lugar perfeito para que uma revolta contra os poderosos acontecesse.
Na prática, a revolta não se deu simplesmente por uma corrida de cavalos, e sim por uma série de motivos que já estavam acontecendo há muitos anos como: a fome, os impostos altíssimos, a falta de moradia, entre outras coisas que são parte da obrigação do governo.


2)Nas artes os bizantinos souberam combinar perfeitamente o luxo e o exotismo orientais com o equilíbrio e a leveza da arte clássica greco-romana.
A arquitetura foi uma das artes mais praticadas em bizâncio. Também se destacaram na arte do mosaico, uma composição artística feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro coloridos, e recoberta por ouro em folha.
A escultura bizantina servia aos ideais religiosos. Produziam-se peças de refinado valor, utilizando materiais como vidro, marfim e ouro.


3)Istambul se localiza na turquia.
a economia de Istambul e basicamente o processo de alimentos,bebidas alcoólicas, têxtil, química e também o turismo.Hoje Istambul se tornou um país que cresce a cada dia sua economia é muito bem desenvolvida comparada com o Império Bizantino esse país é aumentou sua importância mostrando que enquanto sede desse império ele somente mostrava poder militar e artístico.


nome:jeron schwantz santos leite n°25 1°informática.

Anônimo disse...

Mariana Ferreira, n° 38, 1° Inf @

1- Foi uma revolta que aconteceu de forma inesperada que ocorreu em um hipódromo. Essa revolta teve início por causa de uma dúvida sobre quem vencera a competição e o imperador Justiniano quis escolher quem tinha vencido, a população revoltada começou a gritar nika, nika. A revolta ganhou as ruas causando a morte de quase 35 mil pessoas.

2- A arquitetura foi uma das artes que mais se destacaram no Império Bizantino. Um dos exemplos mais lembrados de arquitetura bizantina é a igreja de Santa Sofia (significa em grego "Sagrada sabedoria").

3- A cidade localiza-se no noroeste da Turquia. Está situado nos dois lados estreitos de Bósforo que separa a Europa da Ásia. Relativamente à produção industrial, destacam-se as indústrias de construção naval, processamento de alimento, têxtil, artigos de papel, couro e cerâmica.
A sua importância foi enorme para o desenvolvimento do direito Romano, arte grega etc. Pelo fato de ser um importante centro cultural e político, foi por inúmeras vezes alvo de ataques militares.

Anônimo disse...

Rafael de Sousa Damasceno N° 40
1° Ano de Informática

01-Teve início em 532, fruto de uma insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados tributos, impostos à população para sustentar os gastos militares e as demais despesas do império. A revolta começou, de forma inesperada, após uma disputada corrida de cavalos houve dúvida sobre quem vencera a competição, e o imperador Justiniano, quis intervir na escolha de qual dos cavalos havia vencido. A multidão, dividida, gritava nika, nika (vitória, vitória). Esta revolta resultou na morte de quase 35 mil pessoas (cerca de 98% destes eram pobres).

02-O Império Bizantino agrupava povos de diferentes origens, egípcios,gregos, persas, germanos e judeus. A produção artística bizantina é fruto dessa diversidade, integrando o luxo e o exotismo orientais com o equilíbrio e a leveza da arte clássica greco-romana. A arquitetura foi uma das artes que mais se destacaram no Império Bizantino. É exemplo desta arte a Igreja de Santa Sofia(que em grego significa "sagrada sabedoria"). Também se destacaram o mosaico, cuja composição artística é feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro coloridos sobre um vidro claro, recoberto por ouro em folhas. Os mosaicos geralmente representavam figuras religiosas ou de grande projeção política. A escultura bizantina servia aos ideais religiosos e compreendia peças de grande valor,produzida com materiais como ouro, marfim e vidro. Era caracterizada por cores vivas e pelo aspecto místico de suas estatuetas.

03-Atualmente está localizada na Turquia. As principais atividades econômicas: indústria e comércio. Já na agricultura destacam-se a fabricação de algodão, plantações de arroz, feijão etc. Atualmente Istambul é o principal centro econômico da Turquia, não está muito diferente da época em que ainda era Constantinopla. Antigamente esta, mantia intensa atividade comercial e urbana.

Angélica Lima disse...

Angélica Cabral de Lima nº 06
Enfermagem 2º Ano

• 01/ Os indígenas eram de uma certa forma mais vulneráveis a crença que estava sendo imposta aos mesmos. Já os Africanos, já tinham suas próprias crenças e acreditavam nos seus ideais, consequentemente não aceitavam aquela nova "religião" que estava sendo imposta a eles.


• 02/ Nas áreas litorâneas, devido ao grande desenvolvimento industrial, e devido também a facilidade que os grandes centros industriais postos na região litorânea oferecem para a população.

Bárbara Layris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
thomas disse...

Nome: Thomas Rodney Sousa De Oliveira
N°: 45
Turma: 1° de Enfermagem


1)Foi quando o povo simplesmente se revoltou no hipódromo devido à uma dúvida, sobre qual dos cavalos havia ganho a competição, no qual o imperador quis intervir na escolha do vencedor. Do hipódromo, a revolta tomou as ruas de Constantinopla, sendo reprimida pelas tropas imperiais. Recebeu esse nome, pois a multidão gritava "nika, nika" (vitória, vitória).

2)A arte bizantina, cristã, nasceu no Império do Oriente. Ela foi influenciada por Roma, Grécia e pelo Oriente, principalmente pelos persas. Dessa mescla de formas surgiu um estilo novo, rico e colorido.
Por ser cristã, privilegiou o espiritual em detrimento do material, destacou o conteúdo em detrimento da forma, e seguiu um caminho místico. O MOSAICO é sua expressão mais conhecida, mas sua função principal era a educativa (não a decorativa), visava orientar os cristãos através da reprodução de cenas da vida de Cristo e também dos imperadores, aos quais se atribuíam poderes divinos.


3)Constantinopla ,fica na Turquia, na parte Europeia,na Peninsula dos Balcãs chamando-se atualmente Istambul e uma das principais atividades econômicas do país é o turismo, devido principalmente à estabilidade política, à proximidade com a Europa, ao patrimônio histórico, às belezas naturais e à tolerância religiosa. A Tunísia é rica em petróleo e fosfato.

Anônimo disse...

abraão moura.2ano de enfermagem.n 01.
01;os indios eram mais vulneraveis a catequização. suas crenças não eram levados tão a fundo quanto as crenças apresentadas pelos escravos que resistiam ao que lhe eram impostos.o que dificultavam o trabalho dos senhores de engenho.
02;os mapas mostram um superlotamentonas nas areas litoranias pois é la que se localiza grande parte das industrias do brasil. o que gerou o Êxodo rural que é a saida do campo para a cidade.

Anônimo disse...

1º ano de enfermagem/ Maria das dores mendes nº29


1-Fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados tributos,impostos a população para sustentar os gastos militares e as demais despesas do império, a revolta de Nika começou no hipódromo. Após termina uma disputada corrida de cavalos,ouvi duvida sobre quem vencera a competição o imperador Justiniano, presente ao hipódromo, quis intervi para escolher o vencedor. A multidão dividida gritava nika,nika (vitória,vitória).O conflito ganhou as ruas da cidade, tropas imperiais foram reunidas para reprimir a revolta, que resultou na morte de quase 35.000 pessoas.

2-Arquitetura, o mosaico e a escultura foram as artes que mais se destacaram no império bizantino. Todos eles estão relacionados a religião: Arquitetura é encontrada na igreja de santa sofia;Mosaico representava figuras religiosas; Escultura servia aos ideais religiosos.

3-A cidade esta localizada no noroeste da Turquia.Relativamente à produção industrial, destacam-se as indústrias de construção naval, destilarias, cimento, tabaco, alimentar, vidro, artigos de papel, couro e cerâmica. Além de um importante entreposto comercial, pois possui o porto mais activo de toda a Turquia, é nó ferroviário com linhas que unem a Europa à Ásia.A sua importância foi enorme para o desenvolvimento do direito Romano, arte grega etc. Pelo fato de ser um importante centro cultural e político, foi por inúmeras vezes alvo de ataques militares.

Anônimo disse...

JOÃO PAULO DE SOUSA LEONARDO
N°29
TURMA/CURSO: 1° ANO "B" INFORMÁTICA

1° A REVOLTA DE NIKA FOI UMA LUTA ENTRE A PLEBE E A REALEZA, BASICAMENTE ESSA LUTA INICIOU-SE NO HIPODROMO DURANTE UMA CORRIDA DE CAVALOS ONDE AO TERMINO DA CORRIDA OUVE UMA CERTA DUVIDA DE QUEM SERIA O VENCEDOR ENTÃO O IMPERADOR QUIS INTERVIR NA DECISÃO POREM A PLEBE NÃO FICOU CONTENTE COM A DECISÃO DO IMPERADOR E REVOLTADA GRITAVA NIKA,NIKA E A PLEBE REVOLTADA FOI AS RUAS, E LOGO FORAM IMPEDIDOS PELOS SOLDADOS DO REI QUE SEM PIEDADE MATOU VARIAS PESSOAS . MÁS ESSE NÃO FOI O UNICO MOTIVO DE TAMANHA DISPUTA QUE RESULTOU EM VARIAS MORTES DENTRE OS MOTIVOS ESTAVAM FOME,ALTOS IMPOSTOS, FALTA DE MORADIA ENTRE OUTROS MOTIVOS QUE NADA AGRADAVA A PLEBE.


2° NA ARTE BIZANTINA SE DESTACA MUITO NA ARQUITETURA QUE É MUITO VOLTADA PARA A RELIGIÃO , UM EXEMPLO É A IGREJA DE SANTA SOFIA, EM CONSTANTINOPLA ATUAL ISTAMBU , ELES TAMBEM SE DESTACAM MUITO NO MOSAICO.

3° ISTAMBU SE LOCALIZA NA TURQUIA, AS PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONOMICAS DESENVOLVIDAS SÃO TURISMO E AGRICULTURA QUE GERAM MUITA RENDA.

Anônimo disse...

1º ano informática
aluno: Thiago Abreu de souza N:42

01:A revolta começou no hipódromo onde acontecia uma disputa de cavalos ,houve uma dúvida de quem havia ganhado,presente no local o imperador Justiniano quis intervir para escolher o vencedor.Com a insatisfação da sociedade extravasavam em um movimento de protesto contra a injustiça,pois eles sabiam qual cavalo tinha ganhado e era (nika),o conflito ganhou as ruas com o caráter de rebelião contra o imperador.Tropas foram reunidas para reprimir a revolta,que resultou na morte de quase 35 mil pessoas

02:O império agrupavam diferentes povos,a cultura bizantina é fruto dessa diversidade.Umas das artes que mais se descava era a arquitetura um exemplo é a igreja de Santa Sofia,esse projeto serviu de modelo de igrejas do Ocidente e do oriente.O mosaico representavam, geralmente, figuras religiosas ou de grande projeção politica ou ainda de estilização de animais e plantas .Escultura-de grande valor e servia para os ideias religiosos

03:se localiza na Turquia seu patrimônio histórico, às belezas naturais e à tolerância religiosa mas destacam-se também economicamente na indústria e no comercio entre os setores industriais podem destacar-se os de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, borracha entre outros.

joão paulo 2° ano disse...

1° questão :
Os jesuítas não obtiveram o mesmo exito com os indigenatos por que os portugueses necessitavam de mão-obra-barata e de fácil acesso o mais simples eram os índios que ficavam bem próximos, eram de mentes frágeis para serem influenciados pelo catolicismo e etc... em poucas palavras eram todas as condições favoráveis.Mesmo com pouco tempo de criação de uma lei que determinava a proibição da escravidão dos índios, os senhores de engenho continuavam com essa prática pois na época a produção açucareira significava muito, então para uma grande produção necessitava-se de grande quantidade de trabalhadores,para conseguir negros africanos eles tinham que pagar já que eles queriam mão de obra barata e fácil a melhor maneira era os indígenas.

2° questão:
A maior quantidade de pessoas se concentra no litoral, pois é onde se tem maior facilidade de empregos
por conta das empresas o crescimento industrial no brasil está situado no litoral.
nome: joão paulo 2° ano de informática n° 23

Thais Sousa disse...

EEEP Santa Rita
1º ano de informática
Bruno de Oliveira Rodrigues Nº12
1ª questão:
No Hipódromo de Constantinopla, durante o reinado de Justiniano, ocorreu uma revolta popular presenciada pelos bizantinos que acompanharam uma disputa entre duas equipes: Verdes e Azuis. Esta insurreição foi um reflexo da exploração econômica e da opressão que as camadas inferiores sofriam.
Após ser aclamada uma vitória suspeitosa, foi desencadeada uma nova rebelião. Os revolucionários caminhavam em direção ao palácio imperial protestando aos gritos de Nike! (Vitória!), que deu origem ao nome do motim. A revolta foi contida em favor da imperatriz Teodora, esposa de Justiniano.
2ª questâo:
Nas artes os bizantinos souberam combinar perfeitamente o luxo e o exotismo orientais com o equilíbrio e a leveza da arte clássica greco-romana.A escultura bizantina servia aos ideais religiosos. Produziam-se peças de refinado valor, utilizando materiais como vidro, marfim e ouro.A arquitetura foi uma das artes mais praticadas em bizâncio. Também se destacaram na arte do mosaico, uma composição artística feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro coloridos, e recoberta por ouro em folha.
3ª questâo:
esta localizada na república da turquia,Relativamente à produção industrial, destacam-se as indústrias de construção naval, destilarias, cimento, tabaco, alimentar, vidro, artigos de papel, couro e cerâmica. Além de um importante entreposto comercial, pois possui o porto mais activo de toda a Turquia, é nó ferroviário com linhas que unem a Europa à Ásia.a cidade se destaca no campo da arte e militar.

Anônimo disse...

1- Foi uma revolta que aconteceu de forma inesperada que ocorreu em um hipódromo. Essa revolta teve início por causa de uma dúvida sobre quem vencera a competição e o imperador Justiniano quis escolher quem tinha vencido, a população revoltada começou a gritar nika, nika. A revolta ganhou as ruas causando a morte de quase 35 mil pessoas.

2- A arquitetura foi uma das artes que mais se destacaram no Império Bizantino. Um dos exemplos mais lembrados de arquitetura bizantina é a igreja de Santa Sofia (significa em grego "Sagrada sabedoria").

3- A cidade localiza-se no noroeste da Turquia. Está situado nos dois lados estreitos de Bósforo que separa a Europa da Ásia. Relativamente à produção industrial, destacam-se as indústrias de construção naval, processamento de alimento, têxtil, artigos de papel, couro e cerâmica.
A sua importância foi enorme para o desenvolvimento do direito Romano, arte grega etc. Pelo fato de ser um importante centro cultural e político, foi por inúmeras vezes alvo de ataques militares.
Suerle Kétima
1° de Enfermagem N° 43

Anônimo disse...

1- Revolta de NIKA foi uma revolta entre a população e o governo de Justiniano. A revolta começou de forma inesperada no término de uma disputa de corrida de cavalos, houve dúvida sobre quem vencera a competição, e o imperador Justiniano, presente na competição, tentou intervir para escolher o vencedor. A multidão, gritava nika, nika.. (vitória, vitória). Tropas imperiais foram reunidas para acabar com a revolta, que resultou na morte de quase 35 mil pessoas.

2-Uma das artes masi destacadas do Império Bizantino.Um dos exemplos mais lembrados da arquitetura bizantina é a Igreja de Santa Sofia(que significa em grego "sagrada sabedoria").

3-Istambul esta localizado no país da Turquia.
Basicamente a economia de Istambul gira em torno das industrias como de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, química e também o turismo. Hoje Istambul se tornou um país que cresce a cada dia sua economia é muito bem desenvolvida comparada com o Império Bizantino esse país é aumentou sua importância mostrando que enquanto sede desse império ele somente mostrava poder militar e artístico.

Sabrina Belizário. nº 40
1º Enfermagem
beijão Ivan;)

Taylan disse...

01)O que foi a Revolta de Nika?
Em 532 na cidade de Constantinopla ocorreu uma revolta do povo, a chamada revolta de Nika. A revolta começou dentro do hipódromo um lugar perfeito para isso, pois todas as autoridades máximas estavam lá presentes. Depois do termino de uma corrida ficaram dúvidas sobre quem havia vencido-a, Justiniano então como autoridade superior declarou que quem havia vencido a corrida era o cavalo que supostamente tinha perdido (era o cavalo de sua preferência), então a plebe talvez um pouco dividida iniciasse a revolta, mais não só por causa disso e sim pelos altos preços dos impostos, a falta de moradias dentre outras coisas, daí as pessoas começaram a gritar Nika, Nika, que significa vitória, vitória.

02)Relacione as principais realizações bizantinas no campo da arte.
O campo da arte bizantina sofreu forte influencia dos gregos e dos romanos. As principais obras bizantinas como os mosaicos, a arquitetura e as esculturas, foram as que mais se destacaram em bizâncio. Nesses tipos de artes eles souberam dar certo equilíbrio e leveza em todas as suas obras, exemplos delas são suas pinturas, e o grande marco do império bizantino a Basílica de Santa Sofia.

03)A cidade de Constantinopla, antiga Bizâncio, atualmente é chamada Istambul. Verifique em um atlas geográfico o mapa-mundi com a atual divisão política. Em que país essa cidade se localiza hoje? Faça uma pesquisa sobre as principais atividades econômicas nela desenvolvidas atualmente. Depois, compare a importância econômica dessa cidade hoje e enquanto foi sede do Império Bizantino.
A cidade de Istambul localiza-se atualmente na Turquia, suas principais atividades econômicas são a agricultura(onde se destaca o cultivo de frutas, fabricação de algodão, azeite, seda e tabaco), a produção de diversos produtos nos setores industriais e o turismo. O Império Bizantino deixou belas artes como as catedrais e os mosaicos que influenciam a economia da cidade de Istambul, por causa do turismo que se aproveitam delas.

Taylan disse...

01)O que foi a Revolta de Nika?
Em 532 na cidade de Constantinopla ocorreu uma revolta do povo, a chamada revolta de Nika. A revolta começou dentro do hipódromo um lugar perfeito para isso, pois todas as autoridades máximas estavam lá presentes. Depois do termino de uma corrida ficaram dúvidas sobre quem havia vencido-a, Justiniano então como autoridade superior declarou que quem havia vencido a corrida era o cavalo que supostamente tinha perdido (era o cavalo de sua preferência), então a plebe talvez um pouco dividida iniciasse a revolta, mais não só por causa disso e sim pelos altos preços dos impostos, a falta de moradias dentre outras coisas, daí as pessoas começaram a gritar Nika, Nika, que significa vitória, vitória.

02)Relacione as principais realizações bizantinas no campo da arte.
O campo da arte bizantina sofreu forte influencia dos gregos e dos romanos. As principais obras bizantinas como os mosaicos, a arquitetura e as esculturas, foram as que mais se destacaram em bizâncio. Nesses tipos de artes eles souberam dar certo equilíbrio e leveza em todas as suas obras, exemplos delas são suas pinturas, e o grande marco do império bizantino a Basílica de Santa Sofia.

03)A cidade de Constantinopla, antiga Bizâncio, atualmente é chamada Istambul. Verifique em um atlas geográfico o mapa-mundi com a atual divisão política. Em que país essa cidade se localiza hoje? Faça uma pesquisa sobre as principais atividades econômicas nela desenvolvidas atualmente. Depois, compare a importância econômica dessa cidade hoje e enquanto foi sede do Império Bizantino.
A cidade de Istambul localiza-se atualmente na Turquia, suas principais atividades econômicas são a agricultura(onde se destaca o cultivo de frutas, fabricação de algodão, azeite, seda e tabaco), a produção de diversos produtos nos setores industriais e o turismo. O Império Bizantino deixou belas artes como as catedrais e os mosaicos que influenciam a economia da cidade de Istambul, por causa do turismo que se aproveitam delas.

Anônimo disse...

Weverton Andrade N°45
1° Ano B

1. Foi quando os rebeldes se revoltaram contra Justiniano pois ele estavam vivendo em situação de total miséria. Os rebeldes gritando Nikita(vitória) massacraram o exercido do imperador, Justiniano reagiu violentamente contra essa revolta matando aproximadamente 35 mil rebeldes.
2. Império Bizantino agrupava povos de diferentes origens, egípcios,gregos, persas, germanos e judeus. A arquitetura foi uma das artes que mais se destacaram no Império Bizantino.
3. a cidade de Istambul se localiza na República da Turquia, e entre suas atividades econômicas atuais está presente o turismo. Antigamente durante o Império Bizantino a cidade era o principal centro econômico da Europa, principalmente através do comércio, das rotas marítimas. Hoje continua com esta enorme importância, gerando lucro para toda Turquia.

Anônimo disse...

1-Foi uma violenta revolta,fruto da insatisfação popular contra a opreção dos governates e os elevado tributos,impostos à população para sustentar os gastos militares e as demais despesas do Império.A revolta começou no hipódromo,um dos locais públicos,onde a população tinha contato com autoridades máximas do governo.Terminada uma disputa corrida de cavalos,houve dúvidas sobre quem vencera a competição e Justiniano presente ao hipódromo quis intervir para escolher o vencedor,quando a multidão gritou Nika,Nika(Vitória,Vitória).

2-A Arquitetura foi uma das artes que mais se destacou no Império Bizantino,um dos exemplos mais lembrados da arquitetura é a Igreja de Santa Sofia (que se significa em grego "sagrada sabedoria").

3- A cidade localiza-se no noroeste da Turquia. Está situado nos dois lados estreitos de Bósforo que separa a Europa da Ásia. Relativamente à produção industrial, destacam-se as indústrias de construção naval, processamento de alimento, têxtil, artigos de papel, couro e cerâmica.
A sua importância foi enorme para o desenvolvimento do direito Romano, arte grega etc. Pelo fato de ser um importante centro cultural e político, foi por inúmeras vezes alvo de ataques militares.

Vitória Régia. Nº 46.
1º Enfermagem.

Eliana Alves disse...

Eliana Alves Costa
Informática 2ºano n;12


1.Os índios foram considerados ingênuos,mas fáceis de aceitarem a nova religião e como os jesuítas queriam catequizar os índios se tornou mas fácil para eles.E já os africanos tinham suas próprias religiões e costumes era mais díficil de domina-los.
2.A distribuição da população no brasil é mais concentrada no litoral além de ser um local a onde vem os turistas,há também as desembarcações de produtos para o comércio.É um elo de ligação pelo mar com o resto do mundo.

Erlania disse...

Hoje existe muita tecnologia, muita coisa mudou desde o engenho até os dias atuais. Com essa mudança veio as máquinas que têm o objetivo maior de "liberar" o homem do esforço físico, mas as mesmas precisam de renovação, de acessoramento... O que indica esforço intelectual, pessoas que atuem como "comandantes" para que as máquinas funcionem com eficiência e produzam um vínculo de eficácia entre os homem e elas (as máquinas). Sendo assim, os homens continuam sendo essenciais nos dias atuais, só mudou a forma de trabalhar.

Erlania Oliveira n°17 Informática- 3° ano

larissa disse...

Nome:Larissa Araujo N-23
1ªEnfermagem
A revolta de NIKA aconteceu em 532 em constatinopla uma violenta revolta,fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados tributos,imposto á populaçao para sustentar os gastos militares..A revolta começou,de forma inesperada,no hipódromo,um dos poucos locais públicos onde a populaçáo podia entrar em contato.
Tropas imperiais foram reunidas para reprimir a revolta,que resultou na morte de quase 35 mil pessoas.
2ªQuestão
O mosaico representam,geralmente,figuras religiosas ou de grande projeção política.
Na arquitetura um dos exemplos mais lembrados foi a igreja de santa sofia.
Na escultura bizantina servia aos ideais religiosos e compreendia peças de grande valor,produzidas com materiais de ouro,marfim e vidro.
3ªQuestão
A constatinoplafica fica na turquia,na parte Europeia,na penincula dos Balcãs chamando-se atualmente Istambul.Cultura bizantina servia aos ideais realigiosos e compreendia peças de grande valor,produzidas com materiais como ouro,marfim e vidro.

Anônimo disse...

1)Foi quando o povo simplesmente se revoltou no hipódromo devido à uma dúvida, sobre qual dos cavalos havia ganho a competição, no qual o imperador quis intervir na escolha do vencedor. Do hipódromo, a revolta tomou as ruas de Constantinopla, sendo reprimida pelas tropas imperiais. Recebeu esse nome, pois a multidão gritava "nika, nika" (vitória, vitória).

2-Arquitetura, o mosaico e a escultura foram as artes que mais se destacaram no império bizantino. Todos eles estão relacionados a religião: Arquitetura é encontrada na igreja de santa sofia;Mosaico representava figuras religiosas; Escultura servia aos ideais religiosos.


3. a cidade de Istambul se localiza na República da Turquia, e entre suas atividades econômicas atuais está presente o turismo. Antigamente durante o Império Bizantino a cidade era o principal centro econômico da Europa, principalmente através do comércio, das rotas marítimas. Hoje continua com esta enorme importância, gerando lucro para toda Turquia.

Jecilane Lopes.Nº 18
1º Enfermagem.

Anônimo disse...

MARIA LYDIVANE DE SOUSA
N°32
1º ANO DE ENFERMAGEM

1) FOI UMA VIOLENTA REVOLTA QUE ACONTECEU EM CONSTANTINOPLA EM 532, FRUTO DA INSATISFAÇÃO POPULAR CONTRA A OPRESSÃO GERAL DOS GOVERNANTES E AOS ELEVADOS TRIBUTOS,IMPOSTOS A POPULAÇÃO PARA SUSTENTAR OS GASTOS MILITARES E AS DEMAIS DESPESAS DO IMPÉRIO.
2) ARQUITETURA, MOSAICO E ESCULTURA FORAM QUE SE DESTACARAM NO IMPÉRIO BIZANTINO. ARQUITETURA-IGREJA DE SANTA SOFIA. MOSAICO - FIGURAS RELIGIOSAS. ESCULTURA-IDÉIAS RELIGIOSAS.
3) SE LOCALIZA NA TURQUIA . OS SETORES INDUSTRIAIS MAIS RELEVANTES PODEM DESTACAR-SE OS PROCESSOS DE ALIMENTOS, BEBIDAS ALCOÓLICAS, TÊXTIL, QUÍMICA , PETROQUÍMICA BORRACHA METALÚRGICA, INDUSTRIA FARMACÊUTICA,ELETRÔNICA, VIDRO...
AS PRINCIPAIS PRODUÇÕES AGRÍCOLAS DA PROVÍNCIA SÃO ALGODÃO, FRUTA, AZEITE, CEDA E TABACO.O TURISMO É TAMBÉM MUITO IMPORTANTE PARA A ECONOMIA.

Gabrielly Rose' disse...

GABRIELLY ROSE.
1° ANO DE ENFERMAGEM
N° 13

01.A REVOLTA DE NIKA
Em 532 explodiu em Constantenopla uma violenta revolta que começou de forma inesperada no hipodromo.Terminada uma desputada corrida de cavalos houve duvida sobre quem havia vencido a competição e o operador Justiano, quis intervir para escolher o vencendor.A multidão gritava nika nika (vitoria! vitoria!).As tenções sociai ate então contidas extravassaram num movimento de protestos contra as injustiças. Tropas imperiais foram reunidas para reprimira revolta, que resultou na morte de quase 35 mil pessoas.

02.A arte bizantina, cristã, nasceu no Império do Oriente. Ela foi influenciada por Roma, Grécia e pelo Oriente, principalmente pelos persas. Dessa mescla de formas surgiu um estilo novo, rico e colorido.
Por ser cristã, privilegiou o espiritual em detrimento do material, destacou o conteúdo em detrimento da forma, e seguiu um caminho místico. O MOSAICO é sua expressão mais conhecida, mas sua função principal era a educativa (não a decorativa), visava orientar os cristãos através da reprodução de cenas da vida de Cristo e também dos imperadores, aos quais se atribuíam poderes divinos.

03. Turquia.
Istambul se desenvolveu principalmente pela indústria e o comércio, uma de suas principais atividades econômicas é: a indústria automobilística. Na agricultura, a fabricação de algodão, plantações de arroz, feijão etc.
Antigamente Istambul, antes denominada Constantinopla e sede do Império Bizantino desenvolveu-se principalmente pela sua localização entre dois continentes. A importância econômica da cidade contribuiu para que o Império Bizantino se sustentasse no Ocidente, e atualmente Istambul é uma das maiores rotas comerciais do mundo e suas atividades econômicas faz dela a maior e mais importante cidade da Turquia.

Neilton 1° ano de enfermagem disse...

Questão 1:
A Revolta de Nika teve início no dia 13 de Janeiro de 532, em Constantinopla, tendo durado uma semana. Em Bizâncio, existiam organizações desportivas rivais que defendiam as suas cores no hipódromo, onde a rivalidade desportiva reflectia divergências sociais, políticas e religiosas. As equipas desportivas (Verdes, Azuis, Brancos e Vermelhos) tornaram-se partidos políticos activos. Os Azuis reuniam representantes dos grandes proprietários rurais e da ortodoxia religiosa, enquanto que os Verdes faziam-se representar por altos funcionários nativos das províncias orientais, comerciantes e artesãos.
Em vez de apoiar um dos partidos, como era feito até então, Justiniano recusou-se a partilhar o seu poder, tentando acabar com os atritos existentes entre os partidos, originando uma rebelião que depressa se torno num motim de larga escala, exigindo uma diminuição dos altos impostos cobrados.
Os rebeldes massacraram a guarda real e dominaram quase toda a cidade, proclamando um novo imperador. Justiniano reagiu e encarregou o General Belisário de cercar o hipódromo e aniquilar os revoltosos. A revolta foi ferozmente reprimida pelo General, que, ao lado de seu exército, degolou mais de 30.000 pessoas.

Quetão 2:
Nas artes os bizantinos souberam combinar perfeitamente o luxo e o exotismo orientais com o equilíbrio e a leveza da arte clássica greco-romana.
A arquitetura foi uma das artes mais praticadas em bizâncio. Também se destacaram na arte do mosaico, uma composição artística feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro coloridos, e recoberta por ouro em folha.
A escultura bizantina servia aos ideais religiosos. Produziam-se peças de refinado valor, utilizando materiais como vidro, marfim e ouro.

Quetão 3.
O estreito do Bosforos dividi os dois continentes: Asia e Europa.
Istambul é uma cidade moderna com população de aproximadamente 14 milhões de habitantes. Esta cidade possui a maior densidade populacional da Turquia, porém a capital do país é Ancara que se localiza à 450 km. Istambul é uma metrópole muito grande sendo dividida em duas grandes áreas: o lado Europeu e o Asiático.

Neilton 1° ano de enfermagem disse...

Questão 1:
A Revolta de Nika teve início no dia 13 de Janeiro de 532, em Constantinopla, tendo durado uma semana. Em Bizâncio, existiam organizações desportivas rivais que defendiam as suas cores no hipódromo, onde a rivalidade desportiva reflectia divergências sociais, políticas e religiosas. As equipas desportivas (Verdes, Azuis, Brancos e Vermelhos) tornaram-se partidos políticos activos. Os Azuis reuniam representantes dos grandes proprietários rurais e da ortodoxia religiosa, enquanto que os Verdes faziam-se representar por altos funcionários nativos das províncias orientais, comerciantes e artesãos.
Em vez de apoiar um dos partidos, como era feito até então, Justiniano recusou-se a partilhar o seu poder, tentando acabar com os atritos existentes entre os partidos, originando uma rebelião que depressa se torno num motim de larga escala, exigindo uma diminuição dos altos impostos cobrados.
Os rebeldes massacraram a guarda real e dominaram quase toda a cidade, proclamando um novo imperador. Justiniano reagiu e encarregou o General Belisário de cercar o hipódromo e aniquilar os revoltosos. A revolta foi ferozmente reprimida pelo General, que, ao lado de seu exército, degolou mais de 30.000 pessoas.

Quetão 2:
Nas artes os bizantinos souberam combinar perfeitamente o luxo e o exotismo orientais com o equilíbrio e a leveza da arte clássica greco-romana.
A arquitetura foi uma das artes mais praticadas em bizâncio. Também se destacaram na arte do mosaico, uma composição artística feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro coloridos, e recoberta por ouro em folha.
A escultura bizantina servia aos ideais religiosos. Produziam-se peças de refinado valor, utilizando materiais como vidro, marfim e ouro.

Quetão 3.
O estreito do Bosforos dividi os dois continentes: Asia e Europa.
Istambul é uma cidade moderna com população de aproximadamente 14 milhões de habitantes. Esta cidade possui a maior densidade populacional da Turquia, porém a capital do país é Ancara que se localiza à 450 km. Istambul é uma metrópole muito grande sendo dividida em duas grandes áreas: o lado Europeu e o Asiático.

Anônimo disse...

antonia jessica rosa da costa
1 ano de informática

1.a revolta de nika foi o nome de um cavalo que poulaçao gostava muito dele e o que tinha ganhado a corrida,o imperador justiniano torcia ara o outro cavalo e declarou que o seu cavalo tinha vencido a disputa. A plebe, enfurecida, se rebelou e começou uma discussão entre as várias classes socias, o que quase nunca acontecia devido ao fato de que a alta sociedade geralmente não se envolve com a plebe. O hipódromo era o lugar perfeito para que uma revolta contra os poderosos acontecesse.

2.Nas artes os bizantinos souberam combinar perfeitamente o luxo e o exotismo orientais com o equilíbrio e a leveza da arte clássica greco-romana.
A arquitetura foi uma das artes mais praticadas em bizâncio. Também se destacaram na arte do mosaico, uma artística feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro coloridos, e recoberta por ouro em folha.
A escultura bizantina servia aos religiosos. Produziam-se peças de refinado valor, utilizando materiais como vidro, marfim e ouro.
3.maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo, rivalizando com Londres como a mais populosa da Europa, A grande maioria da população é muçulmana, mas também há um grande número de laicos e uma minoria de cristãos e judeus.

Anônimo disse...

Aluno : Michael Abreu
Turma : 3º ano de informática
O trabalho humano nas industrias hoje ainda é muito importante, pois ainda existe algumas funções que uma máquina não consegue fazer,e sim, apenas uma pessoa. Como por exemplo comandá-las, apenas um homem poderia desenvolver funções para uma máquina.. e não uma máquina para outra. Desde o tempo da escravidão até hoje ainda é essencial o trabalho humano. Agora a mudança que aconteceu foi na forma de trabalhar!

Rogério disse...

1. Primeiramente, a ação jesuitica, pregava bastante o fato de ser contra a escravização dos indios, um exemplo foi a Revolta de Beckman, em que os jesuitas resistiram, mesmo contra os diversos senhores que manifestavam seus interesses na escravização dos indios, por ser uma mão-de-obra bem mais barata comparada aos dos escravos negros, que acima de tudo eram mais dificeis de se lidar e catequizá-los e também bem mais resistentes as tentativas de escravização ao contrário dos indígenas, que tinham mentes bem mais frágeis, e que facilitava até um certo ponto a catequização por meio dos jesuítas.

2. A concentração da população é bem maior no litoral, principalmente no fator econômico, por haver uma alta concentração de indústrias no litoral, e pelo início do desenvolvimento do Brasil na época de colônia ter sido perto da costa, que facilitava e ainda facilita os negócios que estejam em outros continentes em que sejam necessários o uso do mar como uma ligação entre eles

Bruna Soares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Soares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Soares disse...

Aluna:Bruna Soares
N:04
1° ANO DE ENFERMAGEM

1-Em 532,explodiu em constatinopla uma violenta revolta ,fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados tributos ,impostos a população para sustentar os gastos militares e as demais depesas do império.A revolta começou , de forma inesperada , no hipódromo , um dos poucos locais públicos onde a população podia entrar em contato com as outoridades máximas do governo.Terminando uma disputada corrida de cavalos houve dúvida sobre que vencera a competição e o imperador Justiniano, presente ao Hipódromo,quis intervir para escoloher o vencedor.A multidão dividida,gritava nika,nika(vitória,vitória).Tropas imperiais foram reunidas para reprimir a revolta,que resultou na morte de quase 35 mil pessoas.

2-O mosaico é a expressão máxima da arte Bizantina, neles as pessoas são representadas de frente e bem altas para ressaltar a espiritualidade, onde também se convencionou a usar auréolas em torno dos santos. Usavam também muito o ouro por ser abundante.
Na arquitetura, destacam-se as igrejas, planejadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada, com imensas cúpulas.
A escultura não teve tanto destaque, mais os baixos relevos, voltados para decoração. A escultura bizantina servia aos ideais religiosos. Produziam-se peças de refinado valor, utilizando materiais como vidro, marfim e ouro.

3-Constantinopla que atualmente chama-se Istambul que localiza na Turquia, uma das principais atividades econômicas do país é o turismo, devido principalmente à estabilidade política, à proximidade com a Europa, ao patrimônio histórico, às belezas naturais e à tolerância religiosa mas destacam-se também economicamente na indústria e no comercio Entre os setores industriais podem destacar-se os de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, borracha entre outros. Quando foi sede do império bizantino que se destacava com a arte e o poder militar

Helder Lobo disse...

Helder Lobo
Numero:15 Informatica 2º ano

1)Antigamente os africanos eram considerados sem alma e para escravizar nao adiantava usa do poder do dialogo, a nao ser a força bruta.Ja os índios eram mas calmos e faceis de torna-los cristãos,civilizados, de faze-los aceitarem essa nova religião.Assim escraviza-los nao era tao intenso com com os africanos.

2)No litoral.Por que no litoral como antigamente os portugueses desenvolviam tudo por la, por mais que as coisas fossem crescendo a forte industrializaçao ainda permaneceu la, e o que atrai muito gente do interior em busca de empregos e uma vida melhor.

Anônimo disse...

1ª)Pq os africanos foram mais imcompreencíveis,pois ñ qriam aceitar,por isso resistiam muito,o contrário dos indígenas que aceitaram mais facilmente!
2ª)no litoral,pq as pssoas estão abandonando o interior e stão se dirigindo p/o litoral,onde é melhor!

Antonio Cristiano dos Santos Costa
2° de informática
nº07

GDC (Grupo de Dança do Coité) disse...

Angelo Miguel o santos
Informatica 3 ano
O ser humano e essencial pra o funcionamento e melhoramento do desmpemnho de uma empresa tanto na organização como na publicação de ideias.
Os trabalhadores ainda são o principal modo de produção e mão de obra de uma empresa.
Com a chegada da tecnologia da informação o uso de mão de obra humana não é mais necessario por conte que amaquina esta substituindo o ser humano

Anônimo disse...

A mão-de-obra hoje esta sendo substituída por máquinas, por conta dos avanços tecnolólogicos, tais mudanças são impostas pelo simples fato do modelo econômico atribuído pelas empresas mostrar-se mais desenvolvido. De uma certa forma ainda há necessidade de trabalhadores, mesmo diante do predomínio das máquinas.

Aluna: Karine Soares do Nascimento N° 17
ENFERMAGEM 3° ANO

Anônimo disse...

1-Eles consideravam os índios mais vulneráveis pelo fato de os africanos terem suas crenças de maneira mais forte e os índios serem considerados mais "mansos".

2-No litoral,pelo fato de nele ter mais empresas que no interior então elas saem do campo para procurar emprego na cidade(êxodo rural).

Ana Mara de Sousa Pereira N°:02
informática 2° ano

Anônimo disse...

1ºA revolta de “Nika” aconteceu em 532 em Constantinopla, recebeu este nome porque houvera duvidas sobre qual cavalo havia vencido em que as disputas aconteciam no hipódromo, para a população o cavalo vencedor foi “Nika”, em que este era preferido, a polemica foi a intervenção do imperador Justiniano, em relação ao cavalo vencedor. A população se rebelou gritando “Nika”, “Nika” (vitória, vitória), mas essa revolta não se deu pelo fato da corrida dos cavalos e sim pela desigualdade das classes menos favorecidas, ou seja, por um serie de motivos como: os elevados tributos, a falta de moradia e diversos outros.
2ºA arte do império bizantino teve grande influência do cristianismo. na parte da arquitetura teve como principal foco a construção de igrejas, como a igreja de Santa Sofia.
Nas pinturas e esculturas não foram muito bem desenvolvidas. Na pintura existem três elementos importantes: os ícones(pinturas com imagens de santos), as miniaturas(pinturas de livros) e os afrescos(pinturas de mural). Na escultura foi mais desenvolvido o trabalho no marfim.
A outra forma de expressão artística, uma das principais, foi o mosaico, presente durante o apogeu do império bizantino.
3ºLocalizada na Turquia, sendo a quinta maior cidade mundo.
Atualmente Istambul se destaca economicamente na indústria e no comercio principalmente no turismo.Entre os setores industriais podem destacar-se os de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, borracha, metalurgia, curtumes, eletrônica, vidro, maquinaria, indústria automobilística entre outras. Na agricultura destaca-se o cultivo de frutas, fabricação de algodão, azeite, seda e tabaco. Desde que foi sede do império bizâncio onde se destacava com a arte e o poder militar.Istambul desenvolveu-se rapidamente, principalmente devido sua localização, que á faz o centro da vida econômica da Turquia.A importância da economia em Constantinopla contribuiu para que o império tivesse uma vida urbana movimentada, o que influenciou atualmente nos meios lucrativos da cidade.

Ana Beatriz Gomes Lima N°01
1º ENFERMAGEM.

Ingred Monteiro disse...

Ingred Monteiro n°10 Enfermagem 2°Ano

#Resolução#
1ª) Naquele tempo os éndios eram considerados como ingênuos e conseguiam ser evangelizados com mais facilidade e tambem pelo fato deles baixa mão de obra em relação aos negros que já foram treinados para esse serviço.

2ª) As grandes concentrações populacionais estão acometidas no litoral por causa do facil acesso á outras localidades e pela grande concentraçoes de industrias(principalmente no sudeste)que geram trabalho e salário á população


PS: Ivan to adorando seu blog. xeru :3 by: Guidy

Anônimo disse...

Ana Darlen Passos da Silva Nº02
1ºEnfermagem

01.A REVOLTA DE NIKA
Em 532 explodiu em Constantenopla uma violenta revolta que começou de forma inesperada no hipodromo.Terminada uma desputada corrida de cavalos houve duvida sobre quem havia vencido a competição e o operador Justiano, quis intervir para escolher o vencendor.A multidão gritava nika nika (vitoria! vitoria!).As tenções sociai ate então contidas extravassaram num movimento de protestos contra as injustiças. Tropas imperiais foram reunidas para reprimira revolta, que resultou na morte de quase 35 mil pessoas.

2º Arquitetura- uma das artes que mais se destacaram no Império Bizantino. Um dos exemplos mais lembrados é a igreja de Santa Sofia (que significa, em grego, "sagrada sabedoria").
Mosaico- representavam, figuras religiosas ou de grande projeção política, ou ainda a estilização de animais ou plantas.
Escultura- servia aos ideais religiosos e compreendia peças de grande valor. Era caracterizada por cores vivas e pelo aspecto místico de suas estatuetas.


3ºA agricultura é um importante setor da economia dos turcos. As lavouras mais produtivas ficam nas regiões costeiras, que têm solo fértil e clima ameno. O turismo e a indústria também são atividades econômicas importantes.
Apesar de todas as turbulências e da constante ameaça turca, a cidade manteve a sua importância como centro cultural e comercial do Mediterrâneo.


Valeu Ivan' beijão!

Anônimo disse...

Maria Crislane de Paula Cavalcante
n°27 1° "C" Meio Ambiente

1° A revolta de Nika começou inesperadamente , no hipódromo onde ocorria uma corrida de cavalos. Lá era o local onde a populaçãopobre podia ter um contato com os grandes governantes.Terminada a corrida houve dúvidas de quem havia vencido e o imperador Justiniano quis intervir ,ao ditar o vencedor.Só que a população também interviu gritando:NIKA!NIKA!(VITÓRIA)
Só que essa forma de revolta não se manteve restrita no hipódromo ela ganhou também as ruas de Constatinopla. Foi uma forma de protesto contra as injustiças sociais. Enfim a população havia cansado de tantas formas de repressão . E para reprimir a revolta tropas imperias se reuniram matando mais de 35 mil pessoas.

2°O povo bizantino era muito diversificado tanto na sua origem,como na sua cultura.E não ficaria de fora sua arte. Na arquitetura destaca-se a Igreja de Santa Sofia. No mosaico,geralmente representavam figuras religiosas ou de grande projeção política. Também se destacavam na escultura,que servia aos ideais religiosos.

3°Localizada na Turquia , cujo nome oficial é República da Turquia, é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), no sudeste da Europa. É um dos seis estados independentes cuja população é maioritariamente turca. Faz fronteira com oito países: a noroeste com a Bulgária, a oeste com a Grécia, a nordeste com a Geórgia, a Arménia e o enclave de Nakichevan do Azerbaijão, a leste com o Irão e a sudeste com o Iraque e a Síria. O Mar Mediterrâneo e o Chipre situam-se a sul, o Mar Egeu a sudoeste-oeste e o mar Negro a norte.

A localização da Turquia, entre a Europa e a Ásia, torna o país geoestrategicamente importante. A religião predominante no país é o Islão, com pequenas minorias de cristãos e judeus. A língua oficial do país é o turco, falado pela esmagadora maioria da população. A segunda língua mais usada é o curdo, falado pela maior minoria do país, os curdos, que representam cerca de 18% da população. As restantes minorias constituem entre 7 e 12% da população.
A Turquia é uma república constitucional democrática, secular e unitária, com uma antiga herança cultural. Graças à sua localização estratégica, à sua grande economia e ao seu exército, a Turquia é classificada como uma potência regional.

Anônimo disse...

1. É porque eles achavam que os índios eram mais compreensivos lutavam contra a catequização Já os negros eram menos incompreensíveis porque já tinham sua religião

2. No litoral porque é onde há mais concentrações de indústrias,havendo assim mais ofertas de trabalho!


Aluna: Antonia Maria nº : 05
2º informática

Anônimo disse...

késsya Lima n°20
2° ano de enfermagem

01) Os indígenas eram de forma mais vulneráveis,pois os modos que estavam sendo impostos a eles não os afetavam pois os jesuítas já tinha em pratica os seus ensinamentos e ele já tinham um conhecimento concreto por isso aceitavam . Já os Africanos, já tinham suas próprias crenças a ser colocada em pratica e acreditavam, e ninguém os fazia mudar de ideia, pois eram mais brutos e carrasco, consequentemente não aceitavam aquela nova "religião" que estava sendo imposta a eles.


• 02)Mais precisamente nas áreas litorâneas, devido desenvolvimento industrial lá localizado , e devido também a facilidade que a população ter em encontrar os grandes centros industrias que desenvolve uma grande renda de emprego para todos, principalmente só Sudeste que tem grandes centros industriais. ;)

Anônimo disse...

Jonatha Guedes 1ºMeio ambiente 1)A Revolta de Nika teve início no dia 13 de Janeiro de 532, em Constantinopla, tendo durado uma semana. Em Bizâncio, existiam organizações desportivas rivais que defendiam as suas cores no hipódromo, onde a rivalidade desportiva reflectia divergências sociais, políticas e religiosas. As equipas desportivas (Verdes, Azuis, Brancos e Vermelhos) tornaram-se partidos políticos activos. Os Azuis reuniam representantes dos grandes proprietários rurais e da ortodoxia religiosa, enquanto que os Verdes faziam-se representar por altos funcionários nativos das províncias orientais, comerciantes e artesãos.
Em vez de apoiar um dos partidos, como era feito até então, Justiniano recusou-se a partilhar o seu poder, tentando acabar com os atritos existentes entre os partidos, originando uma rebelião que depressa se torno num motim de larga escala, exigindo uma diminuição dos altos impostos cobrados.
Os rebeldes massacraram a guarda real e dominaram quase toda a cidade, proclamando um novo imperador. Justiniano reagiu e encarregou o General Belisário de cercar o hipódromo e aniquilar os revoltosos. A revolta foi ferozmente reprimida pelo General, que, ao lado de seu exército, degolou mais de 30.000 pessoas. 2).A arte bizantina, cristã, nasceu no Império do Oriente. Ela foi influenciada por Roma, Grécia e pelo Oriente, principalmente pelos persas. Dessa mescla de formas surgiu um estilo novo, rico e colorido.
Por ser cristã, privilegiou o espiritual em detrimento do material, destacou o conteúdo em detrimento da forma, e seguiu um caminho místico. O MOSAICO é sua expressão mais conhecida, mas sua função principal era a educativa (não a decorativa), visava orientar os cristãos através da reprodução de cenas da vida de Cristo e também dos imperadores, aos quais se atribuíam poderes divinos. 3) -A agricultura é um importante setor da economia turca. As lavouras mais produtivas ficam nas regiões costeiras, que têm solo fértil e clima ameno. O turismo e a indústria também são atividades econômicas importantes.
Apesar de todas as turbulências e da constante ameaça turca, a cidade manteve a sua importância como centro cultural e comercial do Mediterrâneo.

Anônimo disse...

Jonatha Guedes 1ºMeio ambiente 1)A Revolta de Nika teve início no dia 13 de Janeiro de 532, em Constantinopla, tendo durado uma semana. Em Bizâncio, existiam organizações desportivas rivais que defendiam as suas cores no hipódromo, onde a rivalidade desportiva reflectia divergências sociais, políticas e religiosas. As equipas desportivas (Verdes, Azuis, Brancos e Vermelhos) tornaram-se partidos políticos activos. Os Azuis reuniam representantes dos grandes proprietários rurais e da ortodoxia religiosa, enquanto que os Verdes faziam-se representar por altos funcionários nativos das províncias orientais, comerciantes e artesãos.
Em vez de apoiar um dos partidos, como era feito até então, Justiniano recusou-se a partilhar o seu poder, tentando acabar com os atritos existentes entre os partidos, originando uma rebelião que depressa se torno num motim de larga escala, exigindo uma diminuição dos altos impostos cobrados.
Os rebeldes massacraram a guarda real e dominaram quase toda a cidade, proclamando um novo imperador. Justiniano reagiu e encarregou o General Belisário de cercar o hipódromo e aniquilar os revoltosos. A revolta foi ferozmente reprimida pelo General, que, ao lado de seu exército, degolou mais de 30.000 pessoas. 2).A arte bizantina, cristã, nasceu no Império do Oriente. Ela foi influenciada por Roma, Grécia e pelo Oriente, principalmente pelos persas. Dessa mescla de formas surgiu um estilo novo, rico e colorido.
Por ser cristã, privilegiou o espiritual em detrimento do material, destacou o conteúdo em detrimento da forma, e seguiu um caminho místico. O MOSAICO é sua expressão mais conhecida, mas sua função principal era a educativa (não a decorativa), visava orientar os cristãos através da reprodução de cenas da vida de Cristo e também dos imperadores, aos quais se atribuíam poderes divinos. 3) -A agricultura é um importante setor da economia turca. As lavouras mais produtivas ficam nas regiões costeiras, que têm solo fértil e clima ameno. O turismo e a indústria também são atividades econômicas importantes.
Apesar de todas as turbulências e da constante ameaça turca, a cidade manteve a sua importância como centro cultural e comercial do Mediterrâneo.

Girlane amorim disse...

Antonia Girlane Costa de Amorim
2ºano de Informática Nº04
01.A ação jesuítica contra a escravização dos índios não teve a mesma intensidade no que se referia aos africanos.Como essa diferença pode ser explicada? Pesquise.

R: Os índios eram mais vuneravéis a religião do que os negros alem de os negros já serem escravizados em outros locais o que também levou um certo acomodo dos jesuítas e de os negros serem considerados pela religião como seres sem alma.

02. Pesquise em atlas ou livros de geografia editados recentemente um mapa da atual distribuição da população no Brasil (densidade demográfica). Verifique a distribuição dos habitantes por km². A população está mais concentrada no litoral ou no interior? Em sua opinião por que isso acontece?

R: A concentração é maior no litoral por vários fatores alguns deles são a disponibilidade de mercado e de trafego comercial e de ter sido a primeira região a ser colonizada ou habitada

Ana Camila Pereira disse...

Turma: 2° Ano de Enfermagem n°05

1.Para os portugueses os africanos não eram pessoas de Deus. Por isso deviam ser escravizados. E os jesuítas queriam catequizar os índios.

2.Vi que há mais pessoas no litoral. Acredito que seja por ser mais desenvolvido e ter muitas indústrias.

Anônimo disse...

1.
As condições sociais da sociedade em Constantinopla era instável. A população sofria com problemas insuportáveis como : a fome, os impostos altíssimos, a falta de moradia,o desemprego,a humilhação entre outros.
A maioria da plebe era composta por escravos.Eram os mesmos que recebiam comida e diversão gratuitamente, afim de maquiar os problemas existentes .A distração principal era às corridas de cavalos no hipódromo. A Revolta de Nika aconteceu no ano de 532 em Constantinopla durando cerca de uma semana. "Nika" era o nome do cavalo favorito da população, e que havia ganhado a disputa por muito pouco. Contudo, o imperador Justiniano torcia para outro cavalo e declarou que o seu cavalo tinha vencido a disputa. A população, enfurecida, se rebelou e começou uma discussão entre as várias classes socias, o que quase nunca acontecia devido ao fato de que a alta sociedade geralmente não se envolve com a plebe. A população, dividida e revoltada, gritava nika, nika , nika(vitória,vitória).
Para reprimir a revolta tropas imperias se reuniram matando mais de 35 mil pessoas.

2.A manifestações culturais bizantinas eram bem diversificadas.
O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não se destinando somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas,e dos vários imperadores. Neles, por exemplo, as pessoas são representadas de frente e verticalizadas para criar certa espiritualidade; a perspectiva e o volume são ignorados e o dourado é utilizado em abundância, pela sua associação a um dos maiores bens materiais: ouro.

A arquitetura teve um lugar de destaque, operando-se nela a importantes inovações. Foi herdeira do arco, da abóbada e da cúpula, mas também, do plano centrado, de forma quadrada ou em cruz grega, com cúpula central e absides laterais.
A expressão artística do período influenciou também a arquitetura das igrejas. Elas eram planeadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada rematada por diversas cúpulas, criando-se edifícios de grandes dimensões, espaçosos e profusamente decorados.
A Catedral de Santa Sofia Silva é um dos grandes triunfos da técnica bizantina. Projectada pelos arquitectos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto, ela possui uma cúpula de 1000000 metros apoiada em quatro arcos plenos.
Escultura
Este gosto pela decoração, aliado à aversão do cristianismo pela representação escultórica de imagens (por lembrar o paganismo romano), faz diminuir o gosto pela forma e consequentemente o destaque da escultura durante este período. Os poucos exemplos que se encontram são baixos-relevos inseridos na decoração dos monumentos.

3.A Turquia , é um país euro-asiático que ocupa toda apenínsula da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), no sudeste daEuropa. É um dos seis estados independentes cuja população é maioritariamente turca
Os turcos começaram a migrar para a área que é atualmente a Turquia ("terra dos turcos") no século XI. A localização da Turquia, entre a Europa e a Ásia, torna o país geoestrategicamente importante.
A religião predominante no país é o Islão, com pequenas minorias de cristãos e judeus. A língua oficial do país é o turco, falado pela esmagadora maioria da população. A segunda língua mais usada é o curdo, falado pela maior minoria do país, os curdos, que representam cerca de 18% da população. As restantes minorias constituem entre 7 e 12% da população.
A Turquia é uma república constitucional democrática, secular e unitária, com uma antiga herança cultural.. Graças à sua localização estratégica, à sua grande economia e ao seu exército, a Turquia é classificada como uma potência regional.

Carlla Danielle da Silva Laurentino
N° 10 1° "C" MEIO AMBIENTE

Anônimo disse...

Antonio José Nascimento da Silva
Nº49
1º ENFERMAGEM
-Em 532,explodiu em constatinopla uma violenta revolta ,fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados tributos ,impostos a população para sustentar os gastos militares e as demais depesas do império.A revolta começou , de forma inesperada , no hipódromo , um dos poucos locais públicos onde a população podia entrar em contato com as outoridades máximas do governo.Terminando uma disputada corrida de cavalos houve dúvida sobre que vencera a competição e o imperador Justiniano, presente ao Hipódromo,quis intervir para escoloher o vencedor.A multidão dividida,gritava nika,nika(vitória,vitória
2°Relacione as principais realizações bizantinas no campo da arte.
O campo da arte bizantina sofreu forte influencia dos gregos e dos romanos. As principais obras bizantinas como os mosaicos, a arquitetura e as esculturas, foram as que mais se destacaram em bizâncio. Nesses tipos de artes eles souberam dar certo equilíbrio e leveza em todas as suas obras, exemplos delas são suas pinturas, e o grande marco do império bizantino a Basílica de Santa Sofia.
3ºLocalizada na Turquia , cujo nome oficial é República da Turquia, é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), no sudeste da Europa. É um dos seis estados independentes cuja população é maioritariamente turca. Faz fronteira com oito países: a noroeste com a Bulgária, a oeste com a Grécia, a nordeste com a Geórgia, a Arménia e o enclave de Nakichevan do Azerbaijão, a leste com o Irão e a sudeste com o Iraque e a Síria. O Mar Mediterrâneo e o Chipre situam-se a sul, o Mar Egeu a sudoeste-oeste e o mar Negro a norte.

A localização da Turquia, entre a Europa e a Ásia, torna o país geoestrategicamente importante. A religião predominante no país é o Islão, com pequenas minorias de cristãos e judeus. A língua oficial do país é o turco, falado pela esmagadora maioria da população. A segunda língua mais usada é o curdo, falado pela maior minoria do país, os curdos, que representam cerca de 18% da população. As restantes minorias constituem entre 7 e 12% da população.
A Turquia é uma república constitucional democrática, secular e unitária, com uma antiga herança cultural. Graças à sua localização estratégica, à sua grande economia e ao seu exército, a Turquia é classificada como uma potência regional.

Anônimo disse...

Antonio José Nascimento da Silva
Nº49
1º ENFERMAGEM
-Em 532,explodiu em constatinopla uma violenta revolta ,fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados tributos ,impostos a população para sustentar os gastos militares e as demais depesas do império.A revolta começou , de forma inesperada , no hipódromo , um dos poucos locais públicos onde a população podia entrar em contato com as outoridades máximas do governo.Terminando uma disputada corrida de cavalos houve dúvida sobre que vencera a competição e o imperador Justiniano, presente ao Hipódromo,quis intervir para escoloher o vencedor.A multidão dividida,gritava nika,nika(vitória,vitória
2°Relacione as principais realizações bizantinas no campo da arte.
O campo da arte bizantina sofreu forte influencia dos gregos e dos romanos. As principais obras bizantinas como os mosaicos, a arquitetura e as esculturas, foram as que mais se destacaram em bizâncio. Nesses tipos de artes eles souberam dar certo equilíbrio e leveza em todas as suas obras, exemplos delas são suas pinturas, e o grande marco do império bizantino a Basílica de Santa Sofia.
3ºLocalizada na Turquia , cujo nome oficial é República da Turquia, é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), no sudeste da Europa. É um dos seis estados independentes cuja população é maioritariamente turca. Faz fronteira com oito países: a noroeste com a Bulgária, a oeste com a Grécia, a nordeste com a Geórgia, a Arménia e o enclave de Nakichevan do Azerbaijão, a leste com o Irão e a sudeste com o Iraque e a Síria. O Mar Mediterrâneo e o Chipre situam-se a sul, o Mar Egeu a sudoeste-oeste e o mar Negro a norte.

A localização da Turquia, entre a Europa e a Ásia, torna o país geoestrategicamente importante. A religião predominante no país é o Islão, com pequenas minorias de cristãos e judeus. A língua oficial do país é o turco, falado pela esmagadora maioria da população. A segunda língua mais usada é o curdo, falado pela maior minoria do país, os curdos, que representam cerca de 18% da população. As restantes minorias constituem entre 7 e 12% da população.
A Turquia é uma república constitucional democrática, secular e unitária, com uma antiga herança cultural. Graças à sua localização estratégica, à sua grande economia e ao seu exército, a Turquia é classificada como uma potência regional.

Anônimo disse...

Antonio José Nascimento da Silva
Nº49
1º ENFERMAGEM
-Em 532,explodiu em constatinopla uma violenta revolta ,fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados tributos ,impostos a população para sustentar os gastos militares e as demais depesas do império.A revolta começou , de forma inesperada , no hipódromo , um dos poucos locais públicos onde a população podia entrar em contato com as outoridades máximas do governo.Terminando uma disputada corrida de cavalos houve dúvida sobre que vencera a competição e o imperador Justiniano, presente ao Hipódromo,quis intervir para escoloher o vencedor.A multidão dividida,gritava nika,nika(vitória,vitória
2°Relacione as principais realizações bizantinas no campo da arte.
O campo da arte bizantina sofreu forte influencia dos gregos e dos romanos. As principais obras bizantinas como os mosaicos, a arquitetura e as esculturas, foram as que mais se destacaram em bizâncio. Nesses tipos de artes eles souberam dar certo equilíbrio e leveza em todas as suas obras, exemplos delas são suas pinturas, e o grande marco do império bizantino a Basílica de Santa Sofia.
3ºLocalizada na Turquia , cujo nome oficial é República da Turquia, é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), no sudeste da Europa. É um dos seis estados independentes cuja população é maioritariamente turca. Faz fronteira com oito países: a noroeste com a Bulgária, a oeste com a Grécia, a nordeste com a Geórgia, a Arménia e o enclave de Nakichevan do Azerbaijão, a leste com o Irão e a sudeste com o Iraque e a Síria. O Mar Mediterrâneo e o Chipre situam-se a sul, o Mar Egeu a sudoeste-oeste e o mar Negro a norte.

A localização da Turquia, entre a Europa e a Ásia, torna o país geoestrategicamente importante. A religião predominante no país é o Islão, com pequenas minorias de cristãos e judeus. A língua oficial do país é o turco, falado pela esmagadora maioria da população. A segunda língua mais usada é o curdo, falado pela maior minoria do país, os curdos, que representam cerca de 18% da população. As restantes minorias constituem entre 7 e 12% da população.
A Turquia é uma república constitucional democrática, secular e unitária, com uma antiga herança cultural. Graças à sua localização estratégica, à sua grande economia e ao seu exército, a Turquia é classificada como uma potência regional.

Anônimo disse...

Aluna:Antonia Danielle Nº:07
2ºEnfermagem
1º-Os jesuítas consideravam os indigenas aproveitando a catequização.Apoveitando essa arma os jesuítas dedicaram-se a catequização dos indígenas,os costumes e as tradições indígenas.
2ºSe concentra no Litoral porque ha mais oportunidade de emprego e assim uma chance de vida melhor.

Anônimo disse...

Carine Rpdrigues Nº05
1º ENFERMAGEM
1ºAs condições sociais da sociedade em Constantinopla era instável. A população sofria com problemas insuportáveis como : a fome, os impostos altíssimos, a falta de moradia,o desemprego,a humilhação entre outros.
A maioria da plebe era composta por escravos.Eram os mesmos que recebiam comida e diversão gratuitamente, afim de maquiar os problemas existentes .A distração principal era às corridas de cavalos no hipódromo. A Revolta de Nika aconteceu no ano de 532 em Constantinopla durando cerca de uma semana. "Nika" era o nome do cavalo favorito da população, e que havia ganhado a disputa por muito pouco. Contudo, o imperador Justiniano torcia para outro cavalo e declarou que o seu cavalo tinha vencido a disputa. A população, enfurecida, se rebelou e começou uma discussão entre as várias classes socias, o que quase nunca acontecia devido ao fato de que a alta sociedade geralmente não se envolve com a plebe. A população, dividida e revoltada, gritava nika, nika , nika(vitória,vitória).
Para reprimir a revolta tropas imperias se reuniram matando mais de 35 mil pessoas.

2ºA arte do império bizantino teve grande influência do cristianismo. na parte da arquitetura teve como principal foco a construção de igrejas, como a igreja de Santa Sofia.
Nas pinturas e esculturas não foram muito bem desenvolvidas. Na pintura existem três elementos importantes: os ícones(pinturas com imagens de santos), as miniaturas(pinturas de livros) e os afrescos(pinturas de mural). Na escultura foi mais desenvolvido o trabalho no marfim.
A outra forma de expressão artística, uma das principais, foi o mosaico, presente durante o apogeu do império bizantino.

3ºA constatinoplafica fica na turquia,na parte Europeia,na penincula dos Balcãs chamando-se atualmente Istambul.Cultura bizantina servia aos ideais realigiosos e compreendia peças de grande valor,produzidas com materiais como ouro,marfim e vidro.

Josy Fernandes disse...

Jozimara Fernandes
1°ano de enfermagem

1. Foi uma violenta revolta em Constantinopla entre 532, fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados tributos, impostos à população para sustentar os gastos militares e as demais despesas do império. A revolta começou, de forma inesperada, no hipódromo, um dos poucos locais públicos onde a população podia entrar em contato com as autoridades máximas do governo.
2. A arquitetura foi uma das artes que mais se destacam no império Bizantino. Um dos exemplos mais lembrados da arquitetura bizantina é a igreja de Santa Sofia.
3. Os limites e divisões administrativas da área metropolitana de Istambul coincidem com as da província homónima desde 2004. Existem 39 distritos turcos, que são administrados por um prefeito, eleito democraticamente a cada cinco anos e por um governador nomeado pelo governo central turco. Istambul esta localizado no país da Turquia. A metrópole é igualmente o maior centro industrial e financeiro da Turquia, onde estão cerca de 20% dos empregos na indústria e 38% da área industrial do país (dados de 2000). Em 2000 Istambul era responsável por 55% do comércio, 45% do comércio grossista, 21% do PIB, 27,5% do PNB da Turquia. No mesmo ano, 40% das receitas de impostos cobrados a nível nacional provinham de Istambul.

Unknown disse...

1º Enfermagem
estudante:Anderson Nunes Nº10

1º) A Revolta de Nika teve início no ano 532,em Constantinopla. Em Bizâncio, existiam organizações desportivas rivais que defendiam as suas cores no hipódromo, onde a rivalidade desportiva reflectia divergências sociais, políticas e religiosas. As equipas desportivas (Verdes, Azuis, Brancos e Vermelhos) tornaram-se partidos políticos activos. Os Azuis reuniam representantes dos grandes proprietários rurais e da ortodoxia religiosa, enquanto que os Verdes faziam-se representar por altos funcionários nativos das províncias orientais, comerciantes e artesãos.Em vez de apoiar um dos partidos, como era feito até então, Justiniano recusou-se a partilhar o seu poder, tentando acabar com os atritos existentes entre os partidos, originando uma rebelião que depressa se torno num motim de larga escala, exigindo uma diminuição dos altos impostos cobrados.

Os rebeldes massacraram a guarda real e dominaram quase toda a cidade, proclamando um novo imperador. Justiniano reagiu e encarregou o General Belisário de cercar o hipódromo e aniquilar os revoltosos. A revolta foi ferozmente reprimida pelo General, que, ao lado de seu exército, degolou mais de 30.000 pessoas.

2º) As principais realizaçoes bizântinas no campo da arte era a arquitetuta,na arquitetura destaca a igreja de santa Sofia.A arte do mosaico também foi uma das realizaçoes do império bizântino,a arte do mosaico era uma composição artistica feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro coloridos sobre um vidro claro,recoberto por ouro em folhas.Outra importante realização artística eram as esculturas que serviam aos ideais religiosos e compreendia peças de grande valor.

3º) Nos dias de hoje a cidade de Bizâncio atualmente Istambul está localizada na túrquia.ºA agricultura é um importante setor da economia dos turcos.o comercio sempre foi o ponto forte da cidade desde bizâncio até os dias atuais ams,as lavouras mais produtivas ficam nas regiões costeiras, que têm solo fértil e clima ameno. O turismo e a indústria também são atividades econômicas importantes.
Apesar de todas as turbulências e da constante ameaça turca, a cidade manteve a sua importância como centro cultural e comercial do Mediterrâneo.

Anônimo disse...

Francisco Fabio Pereira Fialho
n°:15
2° Enfermagem
1-
Os jesuítas não escravizavam os índios, mas, através da educação e da catequese, onde aprendiam o valor do trabalho, acabavam por fazer os índios colaborarem.É importante ressaltar que era esse o objetivo dos portugueses,catequisar os nativos para favorecer a dominação das colônias pelas metrópoles,evitando assim a disseminação de idéias protestantes nas colônias.Os africanos eram bem mais difíceis de se lidar,e não aceitavam a religião imposta pelos jesuítas.

2-A população está mais concentrada no litoral,devido ao fato do litoral ser a região onde se iniciou o processo de industrialização,o que chama bastante atenção da população que migra,principalmente da aréa rural para a urbana(processo conhecido como êxodo rural),em busca de uma melhor condição de vida.

Samanta disse...

1. Foi uma violenta revolta que aconteceu em 532 em Constantinopla e resultou em quase 35 mil pessoas mortas. Ela foi fruto da insatisfação popular contra a opressão dos governantes e o alto valor dos tributos, porem se iniciou devido uma dúvida sobre quem havia vencido a corrida de cavalos.
2. A arquitetura foi uma das artes que mais se destacavam, um dos exemplos mais lembrados da arquitetura bizantina é a igreja de Santa Sofia. Os bizantinos também se destacavam na arte do mosaico. A escultura bizantina servia aos ideais religiosos e compreendia peças de grande valor,feitas com materiais como ouro,marfim e vidro.
3. Istambul está localizado atualmente na Turquia. Os setores industriais mais relevantes podem destacar-se os de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, química petroquímica, borracha, metalurgia, curtumes, indústria farmacêutica, eletrônica, vidro, maquinaria, indústria automobilística e de veículos de transporte, papel e produtos de papel. As principais produções agrícolas da província são algodão, fruta, azeite, seda e tabaco. O turismo também é muito importante na economia.
1° Meio Ambiente
Samanta Maria n°37

Anônimo disse...

01) A diferença é que a mão de obra africana era muito importante para a geração de riquezas em propriedades jesuíticas por que eles já tinham conhecimento de como era, e os índios já tinha um lado mais focado na religião.

02) A população ela é concentrada no litoral pela expansão do industrialismo, assim melhorando a vida das pessoas

Luiz Roberto Nº:34
2º ano Meio Ambiente

Anônimo disse...

01) A diferença é que a mão de obra africana era muito importante para a geração de riquezas em propriedades jesuíticas por que eles já tinham conhecimento de como era, e os índios já tinha um lado mais focado na religião.

02) A população ela é concentrada no litoral pela expansão do industrialismo, assim melhorando a vida das pessoas

Luiz Roberto Nº:34
2º ano Meio Ambiente

Anônimo disse...

01) A diferença é que a mão de obra africana era muito importante para a geração de riquezas em propriedades jesuíticas por que eles já tinham conhecimento de como era, e os índios já tinha um lado mais focado na religião.

02) A população ela é concentrada no litoral pela expansão do industrialismo, assim melhorando a vida das pessoas

Luiz Roberto Nº:34
2º ano Meio Ambiente

Anônimo disse...

01. Pois os indios eram mais fáceis de dominar e mais barato pois os escravos africanos custavam uma mão-de-obra bem mais cara. Podemos também ter referência da Revolta de Beckman onde os senhores queriam escravizar os índios e os jesuítas foram contra pois a melhor forma de conseguir mão-de-obra era ensina-los e língua portuguesa e catequizá-los.

02. No litoral, pois é bem estruturado e bem mais industrializados.


Antônio Vagner
2º Informática Nº 08

Isabella Souza disse...

1.O fruto da insatisfação popular contra a opressão geral os governantes e os elevados tributos, impostos a população para sustentar os gastos militares e as demais despesas do império. A revolta começou, de forma inesperada, no hipódromo, um dos locais públicos onde a população podia entrar em contato com as autoridades máximas do governo.

2.A arquitetura foi uma das artes que mais se destacaram no império Bizantino. Um dos exemplos mais lembrados da arquitetura Bizantina é a Igreja de Santa Sofia (que significa, em grego, “sagrada sabedoria”), em cuja construção trabalharam cerca de dez mil pessoas durante cinco anos.

3.Atualmente Istambul se localiza na Turquia. O turismo é a atividade de grande importância na cidade. Entre os setores industriais mais relevantes podem destacar-se os de processamento de alimentos, bebidas alcóolicas, têxtil, químicapetroquímica, borracha, metalurgia, curtumes, indústria farmacêutica, eletrônica, vidro, maquinaria, indústria, automobilística de veículos de transporte, papel e produtos de papel. As principais produções agrícolas da província são algodão, fruta, azeite, seda e tabaco.

Isabela Sousa
Nº 14
1º ano - Enfermagem

Anônimo disse...

01. A ação dos jesuítas forma mais eficientes com os indígenas pois o contato com os mesmos foi maior, o que proporcionou mais exito na missão, enquanto com os africanos o contato foi menor pois os escravos tinham que trabalhar na lavoura.

02. A população na sua maioria se concentra no litoral pois as indústrias e a vida já estavam garantida porque com as indústrias também estavam garantidos os empregos.

Francisco Thiago
2º Informática Nº17

Rogério disse...

1. Primeiramente, a ação jesuitica, pregava bastante o fato de ser contra a escravização dos indios, um exemplo foi a Revolta de Beckman, em que os jesuitas resistiram, mesmo contra os diversos senhores que manifestavam seus interesses na escravização dos indios, por ser uma mão-de-obra bem mais barata comparada aos dos escravos negros, que acima de tudo eram mais dificeis de se lidar e catequizá-los e também bem mais resistentes as tentativas de escravização ao contrário dos indígenas, que tinham mentes bem mais frágeis, e que facilitava até um certo ponto a catequização por meio dos jesuítas.

2. A concentração da população é bem maior no litoral, principalmente no fator econômico, por haver uma alta concentração de indústrias no litoral, e pelo início do desenvolvimento do Brasil na época de colônia ter sido perto da costa, que facilitava e ainda facilita os negócios que estejam em outros continentes em que sejam necessários o uso do mar como uma ligação entre eles.

Wesley Rogério
2º Informática Nº 39

Lucascarioca disse...

1° a revolta se trata de uma revolta feita por pessoas revoltadas contra o imperador juciliano por causa dos impostos muito altos e a vida em situações precarias. a revolta logo foi controlada pois o n° de pessoas que participavam da revolta era bem menor que o exercito de juciliano

2°a arte foi bem utilizada nas construções de igrejas e utilização de objetos para decoração de praças etc.

3° É a maior cidade da Turquia,a grande maioria da população é muçulmana, mas também há um grande número de cristãos e judeos.Principal polo industrial, comercial, cultural e universitário do país atualmente.




1° informatica
n° 47
nome: lucas carioca de oliveira

Gabrielly Rose' disse...

01.Revolta de Nika
A Revolta de Nika (ou Motins de Nika) aconteceu no ano de 532 em Constantinopla durando cerca de uma semana. Esta revolta recebeu o nome de "Nika" porque houve uma dúvida sobre quem vencera a corrida de cavalos que havia acontecido no hipódromo, "Nika" era o nome do cavalo favorito da população, e que havia ganhado a disputa por muito pouco. Contudo, o imperador Justiniano torcia para outro cavalo e declarou que o seu cavalo tinha vencido a disputa. A plebe, enfurecida, se rebelou e começou uma discussão entre as várias classes socias, o que quase nunca acontecia devido ao fato de que a alta sociedade geralmente não se envolve com a plebe. O hipódromo era o lugar perfeito para que uma revolta contra os poderosos acontecesse.
Na prática, a revolta não se deu simplesmente por uma corrida de cavalos, e sim por uma série de motivos que já estavam acontecendo há muitos anos como: a fome, os impostos altíssimos, a falta de moradia, entre outras coisas que são parte da obrigação do governo.

02.Principais realizações bizantinas no campo da arte
Nas artes os bizantinos souberam combinar perfeitamente o luxo e o exotismo orientais com o equilíbrio e a leveza da arte clássica greco-romana.
A arquitetura foi uma das artes mais praticadas em bizâncio. Também se destacaram na arte do mosaico, uma composição artística feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro coloridos, e recoberta por ouro em folha.
A escultura bizantina servia aos ideais religiosos. Produziam-se peças de refinado valor, utilizando materiais como vidro, marfim e ouro.


03.A cidade de Constantinopla
Turquia, A metrópole é igualmente o maior centro industrial e financeiro da Turquia, onde estão cerca de 20% dos empregos na indústria e 38% da área industrial do país (dados de 2000). Em 2000 Istambul era responsável por 55% do comércio, 45% do comércio grossista, 21% do PIB, 27,5% do PNB da Turquia. No mesmo ano, 40% das receitas de impostos cobrados a nível nacional provinham de Istambul. Os setores industriais mais relevantes podem destacar-se os de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, química petroquímica, borracha, metalurgia, curtumes, indústria farmacêutica, eletrônica, vidro, maquinaria, indústria automobilística e de veículos de transporte, papel e produtos de papel. As principais produções agrícolas da província são algodão, fruta, azeite, seda e tabaco. O turismo também é muito importante na economia.

Ivanna Claudia
1° ano de enfermagem
N° 48

dada.26. disse...

EUDÁZIO LIMA Nº13
2ºB
1)os indígenas eram considerados ingênuos, com possibilidades de evangelização.
os africanos eram considerados sem alma, portanto a escravidão não lhes pesava na consciência.

2)no litoral por fatores como localização, estrutura tecnológica, economia e etc que estão ligados diretamente ao fator histórico que vem do fato dos colonizadores terem se concentrado no litoral onde ouve um maior desenvolvimento populacional e industrial que se reflete ate hoje.

Anônimo disse...

Fernando Lopes N° 18 1° B

1° Questão - Foi uma revolta entre a população e o governo de Justiniano. A revolta começou de forma inesperada no término de uma disputa de corrida de cavalos, houve dúvida sobre quem vencera a competição, e o imperador Justiniano, presente na competição, tentou intervir para escolher o vencedor. A multidão, gritava nika, nika. Tropas imperiais foram reunidas para acabar com a revolta, que resultou na morte de quase 35 mil pessoas.
2° Questão - A arte bizantina, cristã, nasceu no Império do Oriente. Ela foi influenciada por Roma, Grécia e pelo Oriente, principalmente pelos persas. Dessa mescla de formas surgiu um estilo novo, rico e colorido. O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não se destinando somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas,e dos vários imperadores. Na arquitetura, destacam-se as igrejas, planejadas sobre uma base circular, octogonal ou quadrada, com imensas cúpulas. A escultura bizantina servia aos ideais religiosos e compreendia peças de grande valor,produzida com materiais como ouro, marfim e vidro.
3° Questão - A agricultura é um importante setor da economia turca. As lavouras mais produtivas ficam nas regiões costeiras, que têm solo fértil e clima ameno. O turismo e a indústria também são atividades econômicas importantes.
Apesar de todas as turbulências e da constante ameaça turca, a cidade manteve a sua importância como centro cultural e comercial do Mediterrâneo.

Jairy Cordeiro disse...

Os jesuítas não tinham a intenção de escravizar os índios, mas de catequesalos, onde ensinavam aos mesmos o valor do trabalho.como disse anteriormente eles não queriam escravizar os indios e sim catequisar os nativos para favorecer seu dominio sobre as colônias pela metropole.Já os africanos eram bem mais difíceis de se lidar e de catequizalos,eram de certa forma "Brabos" não se deixavam dominar ,não aceitando assim a religião que era imposta pelos jesuítas.

2-A população está mais concentrada no litoral,pois o mesmo é uma região onde o processo de industrialização começou muito cedo,o que atrai a da população que sai do local onde mora para buscar melhores condições.



Jairy Cordeiro Vasconcelos -n°:24
2° Ano Meio Ambiente

Anônimo disse...

Beatriz Alves do Nascimento nº:08
2º Meio Ambiente

1) Pois com os indígenas o modo de catequização, que era uma das formas usadas pelos jesuítas para a escravidão, foi mais fácil, diferente dos africanos que veio a se tornar mais difícil pelo motivo deles já conhecerem o modo de escravidão que também era usado no local de origem deles.

2) A região com mais índice de habitantes vem a ser a parte litorânea, por ser alvo da colonização, com o intuito de tornar mais fácil o modo de trafegar os materiais.

*Aurelicia ! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
*Aurelicia ! disse...

Aurelícia Rodrigues de Almeida
2º informática nº-09

1- Os indígenas eram considerados inocentes ou ingênuos, assim seria mais fácil evangeliza-los. Os africanos já eram um pouco sem sentimentos, portanto a escravidão não lhes pesava na consciência e também na África já existia escravidão. Esta diferenciação tinha um cunho econômico mais forte do que é revelado para o senso comum, pois a escravidão dos índios eliminaria a necessidade do tráfico transatlântico, e acabaria com uma prática altamente lucrativa para a Coroa Portuguesa e para a Igreja Católica. O que os jesuítas queriam era mais seguidores para sua religião.

2- A população está mais concentrada no litoral, ou seja, mais de 100 habitantes por km². Para o litoral vieram os imigrantes portugueses e escravos, onde colonizaram e começou a se desenvolver, até porque é uma região de fácil acesso para as navegações.

Rávany Cordeiro disse...

1. Foi revolta bastante violenta que aconteceu em Constantinopla em 532, gerada da insatisfação da população contra os governantes e aos elevados tributos e impostos que eram impostos a população para cobrir os gastos militares.
2.O campo da arte bizantina foi bastante influenciado pelos gregos e pelos romanos como por semplo : As suas obras como por exemplo mosaicos, a arquitetura e as esculturas, foram as que mais se destacaram .suas pinturas, e o grande marco do império bizantino a Basílica de Santa Sofia.
3. -A agricultura,O turismo e a indústria são atividades econômicas bem importantes turca.
Apesar de todas as circunstancias e da constante ameaça turca, a cidade manteve a sua importância como centro cultural e comercial do Mediterrâneo.

Rávany Cordeiro disse...

Ravany Cordeiro de Morais
1° ano Meio Ambiente

Anônimo disse...

1-Todos sabemos que os jesuítas foram enviados ao Brasil com o intuito de catequizar os índios,justamente para beneficiar os colonizadores portugueses,mas devido a uma série de fatores como:as insistentes fugas,a sua má preparação para o trabalho pesado e seu comercio(tráfico) abranger somente as colonias.A sua procura se tornou bem menos atrativo do que dos negros.

2-É até engraçado comentar,porque o passado está refletido no futuro,no inicio da colonização do Brasil,os português instalaram suas colonias somente no litoral.Até mesmo depois, com os bandeirantes,a mineração, a penetração pelo vale do rio Amazonas e a expansão da pecuária no vale do São Francisco e no sertão do Nordeste,formando povoamentos no interior,a concentração da população ainda continuou mais concentrada no litoral.


Bruno Costa
2ºano "B" nº:10 \o/

Anônimo disse...

Tamires Alves -37
2°ano de enfermagem

1- Porque os índios eram mais vulneráveis a catequização dos jesuítas os quais eles já tinham essa missão de catequizar osindigena, os africanos já tinhão suas proprias religiões que eram mais dificeis de aceitar as doutrinase ensinamento dos jesuítas.

2- No litoral,pelo fator econômico e por haver uma alta concentração de indústria.

Anônimo disse...

Tamires Alves -37
2°ano de enfermagem

1- Porque os índios eram mais vulneráveis a catequização dos jesuítas os quais eles já tinham essa missão de catequizar osindigena, os africanos já tinhão suas proprias religiões que eram mais dificeis de aceitar as doutrinase ensinamento dos jesuítas.

2- No litoral,pelo fator econômico e por haver uma alta concentração de indústria.

Anônimo disse...

Tamires Alves -37
2°ano de enfermagem

1- Porque os índios eram mais vulneráveis a catequização dos jesuítas os quais eles já tinham essa missão de catequizar osindigena, os africanos já tinhão suas proprias religiões que eram mais dificeis de aceitar as doutrinase ensinamento dos jesuítas.

2- No litoral,pelo fator econômico e por haver uma alta concentração de indústria.

Anônimo disse...

Tamires Alves -37
2°ano de enfermagem

1- Porque os índios eram mais vulneráveis a catequização dos jesuítas os quais eles já tinham essa missão de catequizar osindigena, os africanos já tinhão suas proprias religiões que eram mais dificeis de aceitar as doutrinase ensinamento dos jesuítas.

2- No litoral,pelo fator econômico e por haver uma alta concentração de indústria.

Anônimo disse...

01) Em 532, explodiu em Constantinopla uma violenta revolta, que começou, de forma inesperada, no hipódromo. Terminada uma disputa corrida de cavalo, houve dúvida sobre quem vencera a competição, o imperador Justiniano quis intervir para escolher o vencedor. A multidão, dividida, gritava nika, nika{vitória, vitória}. Do hipódromo, o conflito ganhou as ruas da cidade e adquiriu o caráter de rebelião contra o imperador. O conflito resultou na morte de quase 35 mil pessoas.

02) A arquitetura foi umas das artes que mais e destacaram no Império Bizantino. Os bizantinos também se destacaram na arte do mosaico, composição artística feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro colorido, que representavam, geralmente, figuras religiosas ou de grandes projeção políticas, ou ainda a estilização de animais ou plantas. A escultura bizantina servia aos ideais religiosos e compreendia peças de grande valor, produzidas com materiais como ouro, marfim e vidro. Era caracterizada por cores vivas e pelo aspecto místico de suas estatuetas.

03) Atualmente a cidade de Istambul se localiza na República da Turquia, e entre suas atividades econômicas atuais está presente o turismo, as atividades industriais e as atividades agrícolas.
Hoje Istambul é o principal centro econômico da Turquia. Antigamente durante o Império Bizantino a cidade era o principal centro econômico da Europa, principalmente através do comércio, das rotas marítimas. Hoje continua com esta enorme importância, gerando lucro para toda Turquia .

Larissa Anchiêta n°24
1°Ano - Enfermagem

Anônimo disse...

Marisa Sousa Nº34
1ºENFERMAGEM

1ºA revolta de “Nika” aconteceu em 532 em Constantinopla, recebeu este nome porque houvera duvidas sobre qual cavalo havia vencido em que as disputas aconteciam no hipódromo, para a população o cavalo vencedor foi “Nika”, em que este era preferido, a polemica foi a intervenção do imperador Justiniano, em relação ao cavalo vencedor. A população se rebelou gritando “Nika”, “Nika” (vitória, vitória), mas essa revolta não se deu pelo fato da corrida dos cavalos e sim pela desigualdade das classes menos favorecidas, ou seja, por um serie de motivos como: os elevados tributos, a falta de moradia e diversos outros.

2ºA arquitetura foi umas das artes que mais e destacaram no Império Bizantino. Os bizantinos também se destacaram na arte do mosaico, composição artística feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro colorido, que representavam, geralmente, figuras religiosas ou de grandes projeção políticas, ou ainda a estilização de animais ou plantas. A escultura bizantina servia aos ideais religiosos e compreendia peças de grande valor, produzidas com materiais como ouro, marfim e vidro. Era caracterizada por cores vivas e pelo aspecto místico de suas estatuetas.

3ºA cidade de Constantinopla
Turquia, A metrópole é igualmente o maior centro industrial e financeiro da Turquia, onde estão cerca de 20% dos empregos na indústria e 38% da área industrial do país (dados de 2000). Em 2000 Istambul era responsável por 55% do comércio, 45% do comércio grossista, 21% do PIB, 27,5% do PNB da Turquia. No mesmo ano, 40% das receitas de impostos cobrados a nível nacional provinham de Istambul. Os setores industriais mais relevantes podem destacar-se os de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, química petroquímica, borracha, metalurgia, curtumes, indústria farmacêutica, eletrônica, vidro, maquinaria, indústria automobilística e de veículos de transporte, papel e produtos de papel. As principais produções agrícolas da província são algodão, fruta, azeite, seda e tabaco. O turismo também é muito importante na economia.

Anônimo disse...

Izamara Katiana Nº15
1ºENFERMAGEM

1ºPor uma série de motivos que já estavam acontecendo há muitos anos como: a fome, os impostos altíssimos, a falta de moradia, entre outras coisas que são parte da obrigação do governo.

2ºA arquitetura foi umas das artes que mais e destacaram no Império Bizantino. Os bizantinos também se destacaram na arte do mosaico, composição artística feita de inúmeros pedaços de pedra e vidro colorido, que representavam, geralmente, figuras religiosas ou de grandes projeção políticas, ou ainda a estilização de animais ou plantas. A escultura bizantina servia aos ideais religiosos e compreendia peças de grande valor, produzidas com materiais como ouro, marfim e vidro. Era caracterizada por cores vivas e pelo aspecto místico de suas estatuetas.
A cidade de Constantinopla
Turquia, A metrópole é igualmente o maior centro industrial e financeiro da Turquia, onde estão cerca de 20% dos empregos na indústria e 38% da área industrial do país (dados de 2000). Em 2000 Istambul era responsável por 55% do comércio, 45% do comércio grossista, 21% do PIB, 27,5% do PNB da Turquia. No mesmo ano, 40% das receitas de impostos cobrados a nível nacional provinham de Istambul. Os setores industriais mais relevantes podem destacar-se os de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, química petroquímica, borracha, metalurgia, curtumes, indústria farmacêutica, eletrônica, vidro, maquinaria, indústria automobilística e de veículos de transporte, papel e produtos de papel. As principais produções agrícolas da província são algodão, fruta, azeite, seda e tabaco. O turismo também é muito importante na economia.

silmara disse...

Silmara Sousa-32
2 ano enfermagem
1)os indígenas eram mais fáceis de se catequizar por não terem uma crença.
já os africanos não aceitavam a catequização por já terem uma crença por isso eram escravizados.
2)no litoral por que se concentram as industrias e favorecem a população.

Thyssia Fiorani disse...

Thyssia Fiorani-39
2ºenfermagem
1)os jesuítas catequizavam mais os indigenas pois eles eram mais vuneraveis e deixavam se enfluenciar pelos jesuitas ja os africanos, não, pois eram mais brutos e tinham suas proprias crenças.
2)litoral, por que as industrias estão localizadas nessa parte do pais e a população migra para estas regiões em busca da melhorias.

Anônimo disse...

ALUNA: Grazielle Hanandha Sousa de Almeida N°:26
Curso: infomática 3°ano

Todo homem tem o direito ao trabalho,pois é seu meio de sobrevivência.
Sem o ser humano as máquinas não seriam capazes de realizar nenhuma tarefa ,e como teriam-se é nós que as programamos,mesmo hoje com a tecnologia avançando cada vez precisa-se do ser humano,pois qualquer problema que ocorra com ela somos nós que resolvemos essa é a importância das pessoas nas indústrias não somente cuidar de suas criações mas também resolver coisas que máquinas não estão prontas para resolver.Sim, sem o trabalho nada existiria, pois o trabalho é a força do desenvolvimento, dos tempos antigos pra atualidade o que mudou é que hoje o trabalhador tem direitos e leis que garantem esses direitos,máquinas que servem de auxilio para seus seviços e não para a substituição do ser humano.

Anônimo disse...

Aluno: Francisco Willamy Oliveira Silva Nº23
Curso: Informática 3° Ano "B"

Para mim o que mudou, foi a forma e a escolha para com o trabalho, pois com a liberdade nós podemos sim escolher o trabalho que nós quisermos, mas não esquecendo que precisamos estudar primeiro, para ter a certeza que iremos poder escolher o nosso trabalho. Os trabalhadores, ainda que não mais sejam escravos, continuam a ser "as mãos e os pés" da produção econômica, essencialmente, mudou pelo fato de terem direitos ao salário, de poderem se expressarem sem que sejam amarrados ao tronco e serem açoitados pelo malfeitor e também não terem que se submeter ao maus tratos de seus chefes, pois podem recorrerem aos seus direitos com cidadão.

Anônimo disse...

Antonio Neto 2 meio ambiente n:07

01) A escravidão dos índios sempre foi tratada pelos jesuítas de forma fácil,pois eles eram ingênuos e ficava mais fácil de catequizá-los.
Os negros africanos já eram sem nenhum sentimento,pois eles já aviam se acostumados com a escravidão, na Africa poi eles faziam parte desse regime.

02) como visto na sala de aula a região litorânea foi a primeira a ser habitada e a primeira a ser industrializada. (ex:são paulo)

Anônimo disse...

R.1.os índios por conta da sua cultura,tornava-se mais fácil de catequisá-los do que escravizá-los,já os africanos não,como no seu país já existia escravidão,seria mais fácil escravizá-los...

R.2.no litoral,por conta dos melhores meios de vida,as oportunidades de emprego...
jéssica Nº22,2º b

gabriela disse...

Gabriela Cavalcante n.09 2 ano de enfermagem
1. havia uma facilidade de catequizar os indígenas, e isso favoreceu os Jesuítas.
2. no litoral, e também por que eles ainda não conhecia o Brasil a dentro.

leandro disse...

leandro santos do 2ºenf
1)os indios eram mais facil de se catequizar por que eles ja tinham conhecimento sobre a religião, poís ja os africanos tinham suas crenças em deuses.

2)no litoral havia uma facilidade maior de explorar mais só os portugueses descobriram um brasil a dentro e assim era mais fácil de comercializar e etc..

Lia disse...

Lia machado 2º enfermagem- 21
1)a C atequização dos Indios foram mais fáceis porque eles se deixavam levar por novas culturas ,ja os Africanos ja tinham suas próprias crenças em outros seres supremos.

2)no litoral foi a descoberta de novas riquezas queo brasil a dentro possuia .

Bruna disse...

Bruna Quécia,2ºenfermagem-13
1)os indigenas foram mais facil catequizar poorque eles eram vuneraveis a qualquer cultura.os africanos não se deixaram levar pois eles ja tinham suas crenças em deuses.
2)o litoral ,porque as industrias eram mais fáceis de lidar nessa região pois a população migraram pra lá a procura e emprego e de uma vida melhor.

Mikaelle disse...

01) A Revolta de Nika aconteceu no ano de 532 em Constantinopla. A revolta recebeu o nome de "Nika" porque a população gritava a palavra vitória (Nike, em grego).
Foi uma revolta da aristocracia latifundiária contra a centralização do poder político nas mãos do Imperador Justiniano.
Essa revolta chegou a ameaçar seu trono, mas ele saiu vitorioso.



02) Na arte os bizantinos souberam combinar perfeitamente o luxo e o exotismo oriental, com o equilíbrio e a leveza da arte clássica greco-romana.
A arquitetura foi uma das artes mais praticadas em bizâncio. Também se destacaram na arte do mosaico. A escultura bizantina servia aos ideais religiosos. Produziam-se peças de refinado valor, utilizando materiais como vidro, marfim e ouro.


03) Istambul a antiga Bizâncio e Constantinopla, é a maior cidade da Turquia. É o maior centro industrial e financeiro da Turquia. O turismo é uma atividade economica de grande importancia na cidade. Entre os setores industriais mais elevantes podem destarca-se os de processamento de alimentos, bebidas alcoolicas, textil, quimica petroquímica, borracha , metalurgica, vidro entre outros. Hoje em dia Istambul é o principal centro econômico da Turquia e uma das principais fontes de renda da cidade é o turismo. Durante o Império Bizantino a cidade era o principal centro econômico da Europa, principalmente através do comércio e das rotas marítimas.


Mikaelle Oliveira. Nº 32.
1° Meio Ambiente

Anônimo disse...

1)A escravização dos indígenas foi mais fácil e mais intensa porque diferente dos africanos eles não revidaram tanto quanto os africanos os indígenas absorveram a cultura européia mais facilmente.

20)a maior parte da população brasileira está concentrada no litoral devido está mais próximo do das indústrias,enfim tudo mais fácil é como já foi dito há muito tempo atrás"arranhando as costas como caranguejos."

Anônimo disse...

Ismael martins n°19 2°informática
1)a escravização dos indígenas foi mais intensa porque diferente dos africanos eles aceitaram mais facilmente a cultura dos europeus e não revidaram tanto.
2)boa parte da população brasileira está concentrada no litoral onde há mais indústrias e tudo é mais fácil.

Thayane Marinho disse...

01) Foi uma violenta revolta em Constantinopla entre 532, fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados tributos, impostos à população para sustentar os gastos militares e as demais despesas do império.

02) A arquitetura foi uma das artes que mais se destacavam, um dos exemplos mais lembrados da arquitetura bizantina é a igreja de Santa Sofia. Os bizantinos também se destacavam na arte do mosaico. A escultura bizantina servia aos ideais religiosos e compreendia peças de grande valor,feitas com materiais como ouro,marfim e vidro.


03) Istambul está localizado atualmente na Turquia. Os setores industriais mais relevantes podem destacar-se os de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, química petroquímica, borracha, metalurgia, curtumes, indústria farmacêutica, eletrônica, vidro, maquinaria, indústria automobilística e de veículos de transporte, papel e produtos de papel. As principais produções agrícolas da província são algodão, fruta, azeite, seda e tabaco. O turismo também é muito importante na economia.

Anônimo disse...

Manoel Romério 3 ano de Enfermagem num.23.
com o passar do tempo muitas coisas evoluiram,como a maneira de trabalho hoje em dia as máquinas substituem uma mão de obra bem quantitativa de pessoas.mas para mim o homem vai continuar sempre sendo as mãos e os pés pois a cada dia se pensa em algo novo em uma nova maneira de se aperfeiçoar o trabalho a ser realizado,diferentemente de uma máquina ,que trabalha controlado pois só ajuda em uma parcela do desempenho.

Anônimo disse...

Ketlly Capistrano n°30
2°ano de Meio Ambiente
1. O movimento dos jesuítas em catequizar os índios teve mais força que a dos africanos porque os índios eram mais ingênuos e vulneráveis se o fato fosse aceitar outra religião,já os africanos pelo fato de serem conhecidos como sem alma a sua escravidão foi por meio da força e não tanto da religião.

2. A população brasileira esta mais localizada nas áreas litorâneas, isso acontece por conta do processo de colonização e pelo processo de industrialização.

renata bueno disse...

ingridy nogueira n`17 2` ano de enfermgem. questao (1) pq os jesuitas prefiria catequizar os indios e escravizar,pq eles eram mais fácil de influencia os africanos era bruto e ñ aceitava ser catequizado pq ja tinha sua próprias crenças; quaestão (2)pq a populacao estava localizados nas aereas litoraneas,ha mais industrias e fabricas

Anônimo disse...

José Igor nº20
1º Enfermagem

1) Foi uma revolta que ocorreu em 532 em Constantinopla, fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governadores e os elevados tributos. A revolta começou, de forma inesperada, no hipódromo. Terminada uma disputada corrida de cavalos, houve dúvidas de quem vencera a corrida, e o imperador Justiniano quis intervir para a escolher o vencedor. A mutidão,dividida, gritava nika, nika (vitória, vitória). Essa revolta resultou na morte de quase 35 mil pessoas.



2) A arquitetura foi uma das artes que mais se destacou no Império Bizantino. Um dos exemplos mais lembrados da arquitetura bizantina é a Igreja de Santa Sofia. Os bizantinos também se destacaram na arte do mosaico e na escultura. Onde o mosaico representava, geralmente, figuras religiosas ou de grande projeção política, ou ainda a estilização de animais ou plantas. E a escultura era caracterizada por cores vivas e pelo aspecto místico de suas estatuetas.



3) Istambul atualmente é maior
cidade da Turquia. E as suas principais atividades econômicas, é a indústria e o comércio. Os setores industriais que mais podem destacar-se é os de processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, têxtil, química petroquímica, borracha, metalurgia, curtumes, indústria farmacêutica, eletrônica, vidro, maquinaria, indústria, etc. As principais produções agrícolas da província são algodão, fruta, azeite, seda e tabaco. Diferentemente enquanto foi sede do Império Bizantino, que sua principal atividade econômica era somente o comércio, que contribuiu para que o Império Bizantino tivesse uma vida urbana movimentada. Que por meio de seus funcionários, controlava as atividades econômicas, e seu objetivo era controlar os preços e o abastecimento das cidades para seu desenvolvimento. Hoje em dia além do comércio e a indústria, o turismo também é muito importante na sua economia.

Anônimo disse...

1º ano de Meio Ambiente Bárbara Layris (08)


1-Foi fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados tributos,impostos a população para sustentar os gastos militares e as demais despesas do império, a revolta de Nika começou no hipódromo. Após termina uma disputada corrida de cavalos,ouvi duvida sobre quem vencera a competição o imperador Justiniano, presente ao hipódromo, quis intervi para escolher o vencedor. A multidão dividida gritava nika,nika (vitória,vitória).O conflito ganhou as ruas da cidade, tropas imperiais foram reunidas para reprimir a revolta, que resultou na morte de quase 35.000 pessoas.

2-Arquitetura, o mosaico e a escultura foram as artes que mais se destacaram no império bizantino. Todos eles estão relacionados a religião: Arquitetura é encontrada na igreja de santa sofia;Mosaico representava figuras religiosas; Escultura servia aos ideais religiosos.

3-Hoje a cidade esta localizada no noroeste da Turquia.Relativamente à produção industrial, destacam-se as indústrias de construção naval, destilarias, cimento, tabaco, alimentar, vidro, artigos de papel, couro e cerâmica. Além de um importante entreposto comercial, pois possui o porto mais activo de toda a Turquia, é nó ferroviário com linhas que unem a Europa à Ásia.A sua importância foi enorme para o desenvolvimento do direito Romano, arte grega etc. Pelo fato de ser um importante centro cultural e político, foi por inúmeras vezes alvo de ataques militares.

Anônimo disse...

Stephanie Lian (39)
1º ano de Meio Ambiente

1.uma violenta revolta em Constantinopla entre 532, fruto da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e os elevados tributos, impostos à população para sustentar os gastos militares e as demais despesas do império. A revolta começou, de forma inesperada, no hipódromo, um dos poucos locais públicos onde a população podia entrar em contato com as autoridades máximas do governo.
2.O campo da arte bizantina foi bastante influenciado pelos gregos e pelos romanos como por exemplo : As suas obras como o mosaicos, a arquitetura e as esculturas, foram as que mais se destacaram .suas pinturas, e o grande marco do império bizantino a Basílica de Santa Sofia.
3.Atualmente a cidade de Istambul está localizada na República da Turquia, e entre suas atividades econômicas atuais está presente o turismo, as atividades industriais e as atividades agrícolas.
Hoje Istambul é o principal centro econômico da Turquia. Antigamente durante o Império Bizantino a cidade era o principal centro econômico da Europa, principalmente através do comércio, das rotas marítimas. Hoje continua com esta enorme importância, gerando lucro para toda Turquia.

Anônimo disse...

1ªano meio ambiente "C"
1- O que foi a Revolta de Nika?
A revolta de Nika aconteceu em Constantinopla, atual Istambul. Na época o governo estava em falta com suas obrigações, deixando a população com fome, sem moradia e cobrando altos impostos, mas apesar de tudo a população estava tentando suportar. Mas em uma corrida de cavalos realizada no hipódromo da cidade o cavalo Nika, favorito da população, ganhou a corrida e mesmo assim o imperador Justiniano dizia que seu favorito havia ganhado.
Este fato levou a plebe a se revoltar definitivamente contra Justiniano. Mas essa revolta durou pouco tempo, pois o general Belisário junto com o exercito reprimiu a revolta, matando cerca de 30.000 pessoas.

2-Relacione as principais realizações bizantinas no campo da arte.
A arte do império bizantino teve grande influência do cristianismo. na parte da arquitetura teve como principal foco a construção de igrejas, como a igreja de Santa Sofia.
Nas pinturas e esculturas não foram muito bem desenvolvidas. Na pintura existem três elementos importantes: os ícones(pinturas com imagens de santos), as miniaturas(pinturas de livros) e os afrescos(pinturas de mural). Na escultura foi mais desenvolvido o trabalho no marfim.
A outra forma de expressão artística, uma das principais, foi o mosaico, presente durante o apogeu do império bizantino.

3- A cidade de Constatinopla, antiga Bizâncio, atualmente é chamada Istambul. Verifique em um atlas geográfico o mapa-mundi com a atual divisão política. Em que país essa cidade se localiza hoje? Faça uma pesquisa sobre as principais atividades econômicas nela desenvolvidas atualmente. Depois, compare a importância econômica dessa cidade hoje e enquanto foi sede do Império Bizantino.

Atualmente a cidade de Istambul se localiza na República da Turquia, e entre suas atividades econômicas atuais está presente o turismo(muito importante na cidade), as atividades industriais( eletrônica, metalurgia, petroquímica, entre outros) e as atividades agrícolas( azeite, algodão, etc).
Hoje Istambul é o principal centro econômico da Turquia, não muito diferente da época que ainda era Constantinopla. Antigamente durante o Império Bizantino a cidade era o principal centro econômico da Europa, principalmente através do comércio, das rotas marítimas. Hoje continua com esta enorme importância, gerando lucro para toda Turquia .

Anônimo disse...

Ana de Fátima Magalhães

Anônimo disse...

Celiana Pontes 13
2° Meio ambiente.

1.Podemos dizer que os índios eram mais sensíveis, facilmente aceitavam as condições que eram impostas pelos jesuítas já os escravos africanos de uma cultura muito rica não deixava dominar-se facilmente tal com os índios.

2. A parte mais habitada era o litoral por ser mais industrializado e de fácil acesso para as navegações, importações e exportações.Em média 100 habitantes por km²

Anônimo disse...

Isabel Andrade
2º de Meio Ambiente

1) Pois com os indígenas foi mais fácil o modo de catequização, que era uma das formas usadas pelos jesuítas para a escravidão. Já com os africanos se tornou mais difícil pelo fato de eles já virem de um local onde existia a escravidão.
2) Brasil apresenta atualmente uma população de 190.755.799 habitantes, sendo aproximadamente 22,4 habitantes por Km2. A região com mais índice de habitantes vem a ser a sudeste nas proximidades do litoral, pelo simples motivo de ter tido a colonização nestes lugares, com o intuito de tornar mais fácil a tráfego marítimo.

Unknown disse...

A importância do trabalho humano nas indústrias é básica, pois estes hoje apenas manipulam as máquinas fazendo as empresas funcionarem nos eixos, e são sim a base das indústrias pois máquinas não fazem todo o trabalho sozinho apenas o facilita, essa é a diferença com o periodo de escravidão one os escravos fazia tudo.
ALUNO: Marcio Anderson- enfermagem 3 n° 24

Anônimo disse...

Alysson Ribeiro, 2°Enfermagem,n°04
01°Os indígenas foi mais fácil o modo de catequização, que era uma das formas mais usadas pelos jesuítas para a escravidão. Já com os africanos se tornou mais difícil pelo fato de eles já virem de um local onde existia a escravidão.
2°no litoral havia uma facilidade maior de explorar mais só os portugueses descobriram o brasil a dentro e assim era mais fácil de comercializar,e pelo fator econômico e por haver uma alta concentração de indústria.

Unknown disse...

valeu aí cadela