Conheça um pouco mais o projeto vencedor da III Feira Reginal de Ciências: CONTO POPULAR, HISTÓRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES II: DAS NARRATIVAS DO COTIDIANDO À PRODUÇÃO LITERÁRIA

terça-feira, 29 de novembro de 2011


Título: PROJETO CONTO POPULAR, HISTÓRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES II: DAS NARRATIVAS DO COTIDIANDO À PRODUÇÃO LITERÁRIA

Autores:
Morganna Rangel Silva de Oliveira¹
Sarah Yarina Lima Carvalho Gonçalves¹
José Ivan Pontes Júnior ²

1 Alunas da EEEP Santa Rita
2 Professor de História da EEEP Santa Rita

INTRODUÇÃO:
Os contos, assim como as lendas, os mitos e as fábulas são tipos de narrativas originárias desde as mais antigas civilizações. Estes povos, através das histórias que contavam, passavam ensinamentos e preservavam sua cultura. Graças à tradição oral e mais tarde ao texto impresso, a arte de contar histórias foi passada de geração a geração, constituindo até os dias de hoje, importantes fontes de informações para entendermos a história das civilizações. Em cada país, surgiram novas modalidades de contos, regidos de acordo com a época e os movimentos artísticos que este momento histórico-cultural provocou e adquiriram forma literária e estética.

METODOLOGIA:
Tendo em vista a riqueza da cultura popular maranguapense e em especial os contos populares,o projeto ressalta a história memorialista e popular através dos contos onde o aluno se torna um agente histórico ao fazer parte desse vasto mundo de histórias . A perspectiva do trabalho é o resgate da memória ,da tradição e despertar o interesse pela pesquisa, pela história popular e leitura. O projeto acontece com a orientação de um grupo de professores. A produção dos contos é feito tendo em vista a realidade da cultura popular local. Os textos são corrigidos pelos professores de língua portuguesa, estes farão parte do livro que posteriormente será publicado.

RESULTADOS:
Maior interesse pela em conhecer e pesquisar a cultura local; Aquisição da plena habilidade e competências na compreensão e interpretação da escrita, bem como melhor desenvoltura na expressão oral ;Interação com outros projetos interdisciplinares; Criação de blog para que alunos e professores possam relatar suas experiências; Publicação do projeto no ambiente ThinkQuest ; Replicabilidade em outras instituições ; Empreendedorismo através da produção de um livro que terá como título:DAS NARRATIVAS DO COTIDIANO À PRODUÇÃO LITERÁRIA: CONTOS MARANGUAPENSES”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Quando entramos no universo lúdico das pessoas, através de contos, é possível discutir temáticas mais amplas. Temas sociais e valores humanos são fundamentais para qualquer cidadão seja ele, criança, adolescente ou adulto. Desenvolvimento e direito humano, desigualdade, saúde, meio ambiente são alguns dos vários segmentos que serão abordados por nós e é a partir da descoberta desse mundo cheio de aventuras que conseguiremos atrair maior número de pessoas para as bibliotecas. Seres que tenham interesse em saber sobre a nossa história, sobre as nossas raízes e os nossos saberes que antigamente eram transmitidos através da oralidade e das rodas de conversa.

Palavras-chave: Conto Popular – Protagonismo – Empreendedorismo – Memória.

E-mail para contato: ivanpontes-jr@hotmail.com

4 comentários:

Anônimo disse...

1_ENF.
Foi bastante interessante o trabalho das meninas juntamente com o IVAN.

Anônimo disse...

1º M.A
tem que ser as mais bonitas com um ótimo projeto desse...

Morganna Rangel disse...

Ivan, eu estou ridícula nesta foto!
Mas TUDO pelo projeto néh?

Anônimo disse...

Ivan o que é pra estudar?
2° meio ambiente um aluno!!!!