Alunos do 1° ano no Museu do Ceará

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

No dia 21 de dezembro- 2011, os alunos da EEEP Santa Rita, turmas de Informática, Meio Ambiente e Enfermagem - 1° ano, foram  a uma visita de estudo ao Museu do Ceará este possui um acervo bastante variado, resultado de compras e, sobretudo, de doações de particulares e instituições públicas. Entre moedas e medalhas, há quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas. Há também peças de “arte popular” e uma coleção de cordéis publicados entre 1940 e 2000 (950 exemplares). Alguns objetos se referem aos chamados “fatos históricos”, como a escravidão, o movimento abolicionista e movimentos literários, como a famosa “Padaria Espiritual”, que entrou para a História da Literatura Brasileira com especial destaque. Trata-se de um acervo com mais de sete mil peças, que atualmente é trabalhado como veículo de reflexão sobre a Historia local integrada à História do Ceará, em seus aspectos culturais, econômicos e sociais. Muitas peças estão em exposição, organizadas em salas temáticas.
Além de concentrar um dos maiores e mais importantes acervos do Estado, o Museu do Ceará promove cursos, oficinas, palestras e publicações na área de museologia e História, visitas orientadas e capacitação para professores, destacando-se como um núcleo de ações educativas em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Sua política cultural está consoante com os princípios da pedagogia de Paulo Freire. Tal projeto de atuação procura atender ao público diversificado que vai ao Museu: pesquisadores, estudantes da educação básica e superior, visitantes de Fortaleza e turistas do Ceará, do Brasil e de outros países. Especial atenção é dada ao trabalho com as visitas orientadas.

24 comentários:

Prof. Ivan Pontes Júnior disse...

Olá queridos alunos!
Façam suas reflexões dobre a aula de campo de hoje e postem aqui. Abraços
Prof. Ivan

C.H.A.S disse...

Nessa aula de campo aprendi que em algumas tribos indígenas os índios comiam a carne de guerreiros e prisioneiros mortos eles acreditavam que obteriam a força da pessoa se comessem sua carne. Os portugueses e os índios tinham interesses,os índios fingiam que aceitavam a religião portuguesa continuando a adorar outros deuses como os portugueses se aproveitavam da força deles para lucrar.
Os portugueses intimidavam os índios a fazerem sua vontade,usando o terror para faze-los se curvar a eles e inserindo a cultura portuguesa na indígena.
Os grandes generais,marechais e imperadores usavam principalmente a imagem para mostrar seu poder,sempre com fardas bem imponentes e também sempre com uma mão com luva para mostrar que ele tinha poder e a outra não para uma aproximação com com as pessoas.
Foi no museu do Ceará que ocorreu a primeira reunião para a abolição da escravatura no Brasil.
Também vi estorias bem legais como a do bode ioiô e também uma maquete da vila que antecedeu Fortaleza

D+,espetacular a experiencia ter contato com a historia do Ceará uma verdadeira viajem no tempo, vlew Ivan foi espetacular ;)

Carlos Henrique 1° B

victorlucas disse...

hahahahha, o que dizer dessa aula de campo.... Que tal, diversão, alegria, conhecimento, História, Yo-Yo *-*, ver seu ídolo, srs. Não se pode sair do Museu do ceará sem conhecimento e principalmente recordações, ao entrar demos logo de cara com a belíssima arquitetura do prédio, subimos as escada que nos levaria a uma viagem ao tempo, no primeiro bloco, estava sendo retratado a história dos indios não só brasileiros, mas cearenses. Seus utensílios, sua riqueza, e como foi o interesse dos portugues pelas terras a ponto de usaram a violência contra os índios. Em seguida vimos os grandes generais, e seus vestimentos que simbolizam poder, outro fato não menos importante é o uso das armas, e uma frase fica na memória
- Ninguem pode tirar as armas do poder e o poder das armas.
Depois vimos um pouco sobre a escravidão, objetos antigos, sobre a primeira reunião de abolição da escravidão no brasil, que o ocorreu no próprio museu. E por fim conhemos o bode Yo-Yo simplismente o mais incrivel artefato do museu.

Não percam essa grande oportunidade de conhecer um pouco do nosso orgulho cearense, no museu você não vai conhecer somente sobre povos antigos, mas um pouco de sua vida também, pois sem a luta dessas pessoas não poderíamos está onde hoje estamos, vá conhecer também diversos objetos como: moedas e medalhas, quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas.

"A história é êmula do tempo, repositório dos fatos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro."

parabéns professor Ivan Pontes ^^.

Gabriel Augusto disse...

Muito boa a aula de campo (:
Conhecer a historia dos indígenas,dos escravos e principalmente do Bode Ioiô, que mostra que a sociedade sempre esteve insatisfeita com politica de nosso país.
Parabéns professor Ivan Pontes ! (:

Unknown disse...

Anderson Nunes
1° Enfermagem

Foi um dia muito cheio de conhecimentos tenho certeza que nunca irei esquecer das rizadas e das felicidades juntos aos meus agradaveis companheiros de viagem no dia 21 de dezembro de 2011 fomos fazer uma fazer uma visita ao museu do Ceará muitas coisas me chamaram a atenção desde os tumulos de barro até o bode yo-yo vimos também um pouco da história da vila Fortaleza e vários outros objetos e contos que fazem parte da história do Ceará.Entre essas diversas peculiaridades resolvi detalhar um pouco do que mais apredi,entre as várias coisas que aprndi.O que vou falar agora é sobre a chegada dos portugueses,muitos pensam que os índios eram pessoas estremamente inocentes e que não conseguiam enganar os portugueses poque não tinha um poder bélico tão grande mas isso é mito,enquanto os prtugueses usavam as suas poderosas armas para fazer os índios fazerem o que eles queriam, de primeiro momento com medo os índios sempre concordavam com que era imposto para eles fizessem por exemplo serem de uma religião oposta a sua que quase sempre era o cristianismo,eles apesar de aceitar continuavam fazendo seus rituais e suas cerimonias religiosas assim enganando os portugueses.Essa aula de história foi sem dúviadas uma das melhores da minha vida esperos muitas outras iguais ou melhores.Parabéns professor Ivan.

Anônimo disse...

Marisa sousa
1° Enfermagem

No dia de hoje na nossa visita ao museo do Ceará apredi sobre a vila Forteleza.Ao decorrer da contrução da vila Fortaleza os seminaristas um mapa da planta da vila,essa planta era enviada para imperador para ele ver como seu território estava sendo utilizado.Nesse território teria de haver uma fortaleza militar,uma casa grande e uma igreja,uma coisa que tabém chama a atenção na planta são as várias cruzes que representavam o dominio da religiao sobre os territórios.Essa aula de história foi muito interessante e cheia de conhecimento espero que venha várias outra assim.Parabéns Ivan.

Morganna Rangel disse...

Essa aula de campo foi super-super. Conhecer mais sobre nossas raízes é essencial pra formação da nossa identidade cultural. É claro que olhar aquelas peças só por olhar não traz conhecimento algum, mas quando a gente começa a discutir sobre o contexto histórico no qual elas estão inseridas, putz, arrepia. Aprender a olhar os momentos históricos de ângulos diferentes dos habituais é surreal. Olhar pra'quelas imagens estáticas e desvendar a razão de cada detalhezinho presente naquelas pinturas tira nosso olhar do nosso mundinho pra nos lançar a visão pro mundo que acontece a nosso redor: nos faz notar que TUDO NO MUNDO tem política no meio.

Arrazou,orgulho da mamãe!kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Felipe Adon
1º ano de enfermagem



gostei muito dessa aula de campo,Aprendi muitas coisas como a historia dos indigenas que antigamente abitaram o municipio de fortaleza.Eo que dizer de conhecer o bode iôiô que e muito importante na istoria do ceara.Eas pinturas do seculo XIX que algum detalhe que contem nela ja fais agente vela de outra forma

Anônimo disse...

APRENDI,NO MODO GERAL QUE, NÃO É PORQUE ALGO É MUITO ANTIGO E "ULTRAPASSADO" PARA OS DIAS DE HOJE,SIGNIFICA QUE NÃO TENHA UM VALOR,OU SEJA,TUDO TEM UMA HISTÓRIA PARA CONTAR"
POR: CRISLANE CAVALCANTE 1 ° "C" MEIO AMBIENTE

Anônimo disse...

FOI UMA EXPERIÊNCIA INEXPLICÁVEL PODER CONHECER O MUSEU DO CEARÁ. LUGAR ONDE INSTIGAMOS NOSSA CURIOSIDADE E VEMOS DE PERTO OBJETOS HISTÓRICOS QUE ENCONTRAMOS NOS LIVROS DIDÁTICOS .
FOI UM PRAZER CONHECER REALMENTE COMO ERA O PASSADO DO NOSSO PAÍS .

Carlla Danielle n° 10 1°"C" Meio Ambiente

Anônimo disse...

JAMAIS ESQUECEREI ESSA AULA DE CAMPO.FOI UMA ÓTIMA EXPERIÊNCIA E INEXPLICÁVEL.
PEÇAS ANTIGAS NOS DIZEM VÁRIAS COISAS,BASTA VOCÊ OLHA-LAS COM DE UM NOVO MODO,COM UM NOVO OLHAR.
Ass:Victória Fernandes 1°C

Anônimo disse...

maria lydivane n°32 1°A
Achei muito divertida todas as Histórias contadas e fatos acontecidos no Ceará mas o que me chamou a atenção foi a historia do bode ioiô por ser um animal que era bem reconhecido pela sociedade e também por presenciar na época um politica muito corrupta então a sociedade resolveu votar no bode como se fosse o voto nulo.
agradeço desde de já pele a oportunidade de conhecer varias histórias acontecidas no estado do Ceará.

Anônimo disse...

Larissa Anchieta n°24 1°A

Bom, essa aula de campo foi muito espetacular e bem diferenciada é “claro”. Nela aprendi que os portugueses obrigavam os índios a serem de uma religião diferente da deles, os índios apesar de serem inferiores aos portugueses, enganava-os fazendo com que acreditasse que eles aceitavam essa situação, mas escondidos os índios continuavam a fazer seus rituais e adorando seus deuses. E o que também me chamou atenção foi o local onde os índios colocavam os mortos, que era em um tipo de jarro grande feito de barro.
Lá pude ver vários objetos, como a rede de Capistrano de Abreu que nela deitado ele estudava, varias espadas, um punhal que pertencia ao cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva (o Lampião), objetos para prender os escravos, as moedas e notas de antigamente.
E é claro, o que chamou a atenção de todos, a historia do bode Ioiô, ele ficou conhecido por esse nome por todos os dias ir e voltar do litoral ate cidade. Por ele ser tão conhecido pela população ele foi o mais votado como forma de protesto na época de uma politicagem muito corrupta.
”Pode ate parecer bobagem, mas fiquei muito emocionada de ver o bode Ioiô, porque não é todo dia que se ver ao vivo e a cores um fato histórico, por isso recomendo visite o Museu do Ceará.”
“Agradeço demais a essa oportunidade”

Sarah Yarina Carvalho disse...

Nossa! Para tantos, ir para um museu não é sinônimo de tanta alegria assim. Mas comigo e com a galerinha acima foi totalmente o contrário. Pois foi lá, onde aprendi inúmeras coisas que nem imaginava. Vi o nosso poderio bélico, vi instrumentos utilizados pelos nossos primeiros habitantes: Os índios. Aprendi um pouco mais sobre o Bode IôIô, que foi uma imagem de protesto, em Fortaleza... entre tantos outros marcos que fizeram pouco a pouco a nossa história! É maravilhoso, conhecer o local onde vc vive, só assim poderemos valorizá-lo ainda mais. Beeeijooos! ;D

Anônimo disse...

Izamara
1° Enfermagem

Bom na aula de campo ao museu do Ceará adquirí vários conhecimentos sobre a belíssima formação do estado do Ceará,aprendi várias coisas desde os antigos costumes a boneca que as pessoas colocavam dinheiro para receber de volta em grande quantidade como não poderia me esquecer de comentar sobre os indingenas que antigamente abitavam nosso território.Podemos citar a pós morte dos caciquis quando,os índios acreditavam que comendo a carne das pessoas superiores a eles,eles ficariam acoma mesma sua força sua pespicásia,sabedoria,agilidade e todas as suas outras várias características.Essa aula foi super rica em conhecimentos espero que venha muitas outras.Parabéns Ivan.UFA!

Anônimo disse...

1°ENFERMAGEM
Maria das Dores Nº29

Gostei muito dessa aula por que aprendi muitas coisas tipo, o poder pode ser mostrado através de diversas situações, objetos como: a roupa, expressão facial,os utensílios usados na época, a situação financeira,observei um exemplo, ocaso de Dom Pedro 2.Aprendi a verdadeira história do bode Ioiô.Assim podemos ter mesmo sem ter visto ,uma noção precisa de como era demonstrado o poder daquela época.Aprendi sobre como os indígenas evoluíram os objetos de defesa que eles possuíam,além de ter um grande talento e criatividade.

Anônimo disse...

aaaadorei muito.
e além disso eu aprendi,e tirei uma conclução após ter indo duas vezes,que para o povo cearense tudo pode vira historia.deste de uma pedra até uma cidade ou também um bode. pois para nós tudo teve ser preservado e depois exposto,e depois sempre lembrado.
porque a gente gosta de quardodar o que é,e sempre será importante para nós
gerlane.1 de meio ambiente.19

Anônimo disse...

1°ENFERMAGEM
Glauciane Silva
Bom eu gostei muito dessa aula porque nela eu aprendi que nós devemos analisar os objetos,para então ver em que situação eles estão contidos e o que desejam nos expressar.Aprendemos também que não importa o quanto uma população esteja submissa a algum poder maior,ela nunca está totalmente submissa a essa situação,ela está a par de tudo o que está acontecendo em volta dela.E é muito bom enriquecer a cultura através de informações deixadas pelo tempo saber da história do lugar onde você vive.Também conhecemos a intrigante história do bode Ioiô,que vagava de um canto ao outro de Fortaleza,e que ele foi eleito como forma de protesto do povo da época,e vimos o poder das armas e o que elas fazem no nosso meio.Enfim foram algumas horas de puro conhecimento e diversão,em que sinceramente DEVEM acontecer mais vezes.BJS

Anônimo disse...

Thayná de Paula
1° ano de Enfermagem.
Bom eu amei muito essa aula de campo.Pois eu adquiri muitos conhecimentos,tive uma noção melhor de como era demonstrado o poder daquela época.Que os indios não eram totalmente dominadaos pelos portugueses pois eles tambem dominavam mas da maneira deles.Aprendi sobre como os indígenas evoluíram os objetos de defesa que eles possuíam.

Anônimo disse...

Aprendi bastante na aula de campo, que com a seca do 15 as pessoas que moravam nos interiores tiveram que mudar-se para a capital, e aqui existia um bode "YO-YO" que andava pela cidade durante o dia, esse bode foi eleito vereador como forma de critica, as pessoas de outrois países nos conhecem como burros por conta dessa façanha, FORTALEZA é conhecida como TERRA DA LUZ porquê foi a primeira provincia a liberar os escravos, e também que os indios eram mtu criativos para criar seus propios objetos de defesas e para usar no dia a dia.

VALEU IVANZÃO GOSTEI MUITO DA AULA, PRONTO PARA SER CONVOCADO DENOVO ASHUASHUASHUA'

FERNANDO LOPES 1° INFORMÁTICA

Anderson disse...

A experiência vivida no Museu do Ceará foi gratificante, pois a abundância de conhecimento que lá abita é enorme, encontramos fatos marcantes como, por exemplo: a historia do bode yo-yo, que este vivido em fortaleza foi eleito prefeito dessa cidade, a explicação do fato ocorrido foi a grande insatisfação das pessoas com o modelo do governo.
Encontramos também temas como armas e poder que era por meios de posições nas fotografias, com animais no fundo da tela, a barba, geralmente as fotografias eram tiradas com bigodes, porque acreditava pessoas com bigodes eram homens sérios, responsáveis,a seriedade que causava um certo medo, que empunhava "terror", assim esses generais poderiam fazer o que bem entendessem.
Voltando mais no tempo vimos que não eram só os portugueses que dominavam, exploravam os indígenas, os indígenas de certa forma conseguiam fazer um "jogo"com os portugueses, de conseguir o que queriam.

“Sem dúvida nenhuma esta foi uma viagem ao passado mais emocionante que vivi”

Antônio Anderson 1°B

wladimir disse...

cara primeiro foi uma aula muito construtiva. Aprendi como os indios se defendiam, conheci os materiais utilizados para suas atividades no dia-a-dia tanto dos indios quanto do portugueses.

Prof. Ivan Pontes Júnior disse...

Muito bem!

Anônimo disse...

- kkkkkkkkk.' Passeiozim' éé rapaz..' Algo tão antigo e hoje com tanta história para contar. Parabéns professor por promover aos alunos um passeio desse sobre nossa história. Sim nossa história' somos cearenses com orgulho e também temos história para contar' sobre nosso antepassados...

Lucas'Emanoel 2ª Informática.