Exposição : "MUNDO JURÁSSICO."

segunda-feira, 5 de abril de 2010

        Olá galera! No dia 30 de março de 2010 os alunos da E.E.E.P Santa Rita viajaram à Pré-história! O projeto aula de campo idealizado pelo professor Ivan teve como tema "Mundo Jurássico",exposição que estava localizada no estacionamento do shopping Iguatemi  em uma tenda climatizada de três mil metros quadrados, com dez metros de altura.
         Dentre as réplicas , os alunos conferiram  o famoso e temido Tiranossauro Rex, cujo nome significa réptil rei tirano e é considerado um dos maiores predadores até hoje existentes. O T-Rex viveu na América do Norte entre 70 e 65 milhões de anos atrás e um animal adulto poderia medir até seis metros de altura e 15 metros de comprimento.
         Contemporâneo do T-Rex, porém herbívoro, o Tricerátops é famoso pelos três chifres no seu rosto: dois com cerca de um metro de comprimento sobre os olhos e um de cerca de 20 cm de comprimento na ponta do nariz. O dinossauro media até três metros de altura e tinha nove metros de comprimento, podendo pesar entre seis e oito toneladas.
        Exemplares que viveram há ainda mais tempo encantaram os alunos, como é o caso do Braquiossauro, que viveu entre 150 e 140 milhões de anos atrás em praticamente todos os continentes. O Braquiossauro é um dos maiores animais da época, chegando a medir até 22 metros de altura e pesar 80 toneladas – quase dez vezes mais que um elefante.
        Durante a visitação, as pessoas  fazeram o percurso em grupo,acompanhados de guias bem informados  além de se  orientarem pelos diversos totens ilustrativos com textos sobre a história da vida antes do homem, dos dinossauros, da sua classificação, dos fósseis e muitas outras curiosidades.
       Além  ver e admirar as figuras animadas, montadas em cenários que recriam a vida dos dinossauros e sua trajetória pela Terra, no ambiente interativo os alunos   movimentaram réplicas através de joysticks.Foi simplismente Show!

15 comentários:

Prof. Ivan Pontes Júnior disse...

Caros alunos vocês já podem postar os comentários da aula de campo! Um forte abraço!

αngelicα limα. (: disse...

Bem.. vou começar falando sobre o material usado para a confecção das representações dos dinossauros, que realmente me impressionou. Os Dinossauros se movimentam e emitem sons impressionantes. Confesso que meus conhecimentos antes da aula de campo, sobre os dinossauros eram bastante restritos! Lá, aprendi sobre diversas especies de dinossauros que eu nem mesmo imaginava que existiam, dentre eles: o Braquiossauro, Shunossauro, Iguanodonte.. aprendi que algumas especies foram adaptando seu corpo de acordo com as suas necessidades, como por exemplo aqueles dinossauros que se alimentavam de vegetais, tinham o pescoço alongado para conseguir comer as folhas mais de cima das árvores, onde os menores não conseguiam alcançar! Aprendi também como eles foram extintos da Terra, que foi atráves de Asteróides chocados contra a Biosfera Terreste.. em fim.. conseguimos com essa aula de campo, aprofundar nossos conhecimentos, sem falar que foi uma verdadeira viagem no tempo! Obrigada ao Professor, por nos oferecer essa oportunidade!
Beijos. :)

ANGÉLICA CABRAL DE LIMA - nº 05
TURMA: ENFERMAGEM.

Prof. Ivan Pontes Júnior disse...

Angélica, fico muito feliz em saber que a aula de campo pode ter contribuido significativamente para o enriquecimento de sua formação! Um forte abraço!

Anônimo disse...

ahhhh, foi muito interessante mesmo! além dos diversos e diversos conhecimentos adquiridos o que mais me impressionou foi da quantidade de pessoas interessadas no assunto.. deu pra perceber que hoje em dia, a história está em FOCO mesmo e isso me alegrou muito, é sempre bom saber que a curiosidade por essa matéria está crescendo cada vez mais na sociedade, até porque adoooro história! rsrs ;D mas resumindo, AMEI essa aula de campo e espero que ela se repita.

Letícia Mascarenhas Facundo nº 23
Turma: Meio Ambiente - 2º ano :*

Prof. Ivan Pontes Júnior disse...

Gostei de ver garota!

Anônimo disse...

Ivan gostei muito das apresentaçoes sobre mitologia grega,a aula me proporcionou varios conhecimentos.Havia mitos incriveis no qual gostei muito de "os furores de Medeia", essa apresentaçao feita pela equipe do Anderson para mim se destacou pela criatividade com que foi apresentado,contava a historia de uma princesa chamada Medeia que queria se vingar de um rei por ter lhe espussado de sua cidade.
As outras equipes tambem fizeram trabalhos belissimos.

Prof. Ivan Pontes Júnior disse...

Mykerson o local não é esse!

Anônimo disse...

Essa aula foi uma das melhores da minha vida! aprendi muitas coisas,não conhecia quase nada sobre o mundo jurássico, mais agora sei! Ainda mais por que o professor que foi com agente é um dos melhores professores da escola!
Quem não foi,perdeu uma oportunidade unica de conhecer um mundo totalmente maravilhoso,cheio de novidades e coisas que agente nunca imaginou.espero que essa aula se repita muitas e muitas vezes!
Obrigada Ivan por ter entrado em nossas vidas!Sei que faz pouco tempo que nos conhecemos,mais ti considero um dos melhores professores que já tive.

eudes filho disse...

Essa aula foi muito legal, muito importante para o meu conhecimento e serviu ainda mais para aumentar o meu conhecimento...Eu aprendi muito sobre os dinossauros(da sua esistência até sua extinção)essa aula de campo foi magnifica logo o Ivan a frente da aula ai que foi melhor mesmo (sem palavras)eu achei muito interessante os efeitos sonoros e visuais dos dinossauros é tudo quem não foi perdeu muita coisa.Tomara que essa aula aconteça de novo não no mundo jurassico mas em outros lugaresconhecer ainda mais as historias do passado.Tô sem palavras para falar da aula eu não sou de falar muito então já espressei tudo o que pensei!
p.s:FICA IVAN PROFESSOR IGUAL A VOCÊ É MUITO DIFICIL DE ACHAR UM PROFISSIONAL DO SEU NIVÉL:)

EUDES FILHO n°13
TURMA:INFORMATICA 1°ANO

Girlane disse...

esta aula foi muito importante para mim pois conhecemos os seres gigantes que viveram na terra antes da existencia humana, como eles eram grandes e fortes;como eram a vida deles saber o que cada comia qual era o mais forte o mais agil o que tinha uma quantidade cerebral maior...
tudo foi incrivel.
fica ivan;
na vida temos que fazer escolhas díficil vc sabe minha opinião mais agente tem que fazer o melhor pra nós se lá for o melhor lugar pra vc então te desejo sorte muito sucesso na vida profissional e pessoal...
bjs
dupla:Francisco Eudasio, Girlane

Jairy Cordeiro disse...

Essa aula foi muito legal, muito importante para o meu conhecimento e serviu ainda mais para aumentar o meu conhecimento...Eu aprendi muito sobre os dinossauros(da sua esistência até sua extinção)essa aula de campo foi magnifica logo o Ivan a frente da aula ai que foi melhor mesmo (sem palavras)eu achei muito interessante os efeitos sonoros e visuais dos dinossauros é tudo quem não foi perdeu muita coisa.Tomara que essa aula aconteça de novo não no mundo jurassico mas em outros lugaresconhecer ainda mais as historias do passado.Tô sem palavras para falar da aula eu não sou de falar muito então já espressei tudo o que pensei!
p.s:FICA IVAN PROFESSOR IGUAL A VOCÊ É MUITO DIFICIL DE ACHAR UM PROFISSIONAL DO SEU NIVÉL:)

Vitor Kern disse...

Nuss essa aula foi muito massa, valeu a pena, ainda + com o Ivan a frente da turma... =)

Prof. Ivan Pontes Júnior disse...

Valeu garotadaaaaaaaaaaa!

amigas disse...

Ivan eu adorei muito essa aula..
porque eu pude aprender varias coisas que eu nao sabia;
tipo assim eu so conhecia o dinossauro rex e nunca tinha me entereçado pelo outros,foi muito bom e eu espero que essa aula seja so 1 das que ainda vem por ai!!!
bjocas no culaxao te doluuu muito

Unknown disse...

E.E.E.P. Santa Rita
Diciplina: História
Professor: Ivan Pontes Junior
Turma: Enfermagem 2ª ano
Aluna: Talyta Araújo .: Nº:41
Mitologia Grega
A mitologia grega nos serve para aprendermos um pouco sobre os deuses e os povos da antiga Grécia. O mito apresentado por minha equipe chama-se; Creúsa e Íon, trata de uma história de uma bela jovem que se chamava Creúsa que por força do destino teve que ser mãe muito cedo, pena que isso não aconteceu por sua vontade, mais de um deus chamado Apolo que por força bruta obrigou a bela jovem a ser sua por uma noite e assim ela teve uma gravidez indesejada.
A pobre moça teve grandes dias de sofrimento, pois ela tinha bastante medo que seus pais descobrissem, pois naquela época as moças tinham que conservar-se puras para seus futuros maridos.E assim a pobre Creúsa escondeu sua gravidez até chegar a hora de dar a luz, e quando este dia chegou Creúsa foi até uma caverna e lá nasceu sua bela criança .
A jovem pensou muito e resolveu deixar o bebê naquela caverna, e se foi.Mais logo Creúsa se arrependeu e voltou atrás de seu filho, mais quando retornou a criança não estava mais lá, infelizmente os dias de sofrimento e arrependimento daquela mulher prosseguiram junto á ela durante anos e anos.
Certo dia o pai de Creúsa resolveu casá-la com um estrangeiros chamado Xuto. O casal queria muito ter um filho e assim foram até á Delfos para saber de um deus se podiam ter o filho tanto desejado.Creúsa não perdeu tempo, enquanto seu marido estava consultando com os sacerdotes ela foi até o santuário de Apolo, para tomar satisfações com o tão odiado deus.
Ao chegar no santuário de Apolo Creúsa encontro com um belo rapaz que se chamava Íon e começaram a conversar, o seu instinto de mãe falou mais alto, e ela sentia que aquele rapaz era seu filho.Depois de muitas horas de conversa ela decidiu contar que ele era o filho que ela tanto procurava.De repente chega Xuto dizendo que Íon era seu filho, pois havia sido dito pelos deuses, o jovem não entendia nada que estava acontecendo.A velha sacerdotisa que havia criado Íon também confirmava o caso.
Até que surge uma forte luz e aparece uma bela deusa, que se chamava Minerva que confirmou e esclareceu tudo o que Creúsa havia falado e pediu que Ìon fosse embora com sua mãe que acabara de conhecer.
Daquele dia em diante Creúsa e seu filho viveram dias de felicidades que compensaram todos os anos passados de sofrimentos.
Conclusão: Acredito-me, que Apolo fez tudo isso para que Xuto e Creúsa pudessem ter o filho tão desejado. A vida às vezes nos faz passar por grandes tempestades e só depois e que nos damos conta que tudo aquilo foi para um boa causa.


Maranguape-Ce
04 de Maio 2010