Alunos apresentam seminário com o auxílio de maquetes

quinta-feira, 30 de junho de 2011



 Alunos dos segundos anos da EEEP Santa Rita apresentaram  de forma lúdica os seminários. As salas de aula foram divididas em quatro equipes, onde cada uma ficou com um capítulo diferente e terima que apresentar através de maquetes que representassem os capítulos: Início da colonização, Economia açucareira, Administração portuguesa e Igreja Católica e Condições da escravidão africana. Os alunos mostraram muito empenho, criatividade e conhecimento ao apresentarem os seminário. 







23 comentários:

Eudazio disse...

Comentário sobre a apresentação da equipe responsável pelo cap.24 condições da escravidão africana.. primeiramente ao serem trazidos para o Brasil eles eram desterrados,ou seja, eles eram meio que banidos de sua pátria e obrigados a ficarem em um país que muitos não conheciam,muitos escravos morriam durante a viagem esse é a razão para que os navio que faziam o transporte dos escravos ser chamados de tumbeiros.Os escravos eram divididos em 5 tipos: escravos de ganho(trabalhavam para seus senhores como em lavouras ou até mesmo domestico),domésticos(eram escolhidos por seus senhores,e por sua fisionomia) ,boçais(não tinham muito valor por não ter conhecimento da língua falada) e ladinos(tinham valores porque tinham conhecimento da língua).
Os escravos africanos deixaram para o Brasil sua cultura (dança,comidas e até religião).
Para tentar escapar das fazendas e fugirem eles usavam várias técnicas,como,queimar canaviais,quebrar ferramentas e muitas vezes usavam pedaços de dentes pra quebrar essas ferramentas.
contudo os escravos fugitivos formavam quilombos,o maior quilombo foi o Quilombo de Palmares que resistiu a bravos 75,seu primeiro líder foi Ganga Zumba,mais o mais importante foi Zumbi sobrinho de Ganga que lutou a frente do quilombo e era temido pelos poderosos da época.o Quilombo dos Palmares sofreu várias invasões em uma delas eles foram derrotados já que os escravos não tinham muita força bélica,mais Zumbi conseguiu fugir,mais dois anos depois foi pego,morto e sua cabeça foi exposta em praça pública.
Graças a isso o dia 20 de novembro ficou conhecido como o dia da consciência negra!
nome:José Eudázio Honório Sampaio.
nº27
2ºINFORMÁTICA!

Amanda Oliveira disse...

Comentário sobre a equipe responsável pelo capítulo 21 : Início da Colonização. Foi retratado de início o acidente na rota em caminho às Índias. Onde havia o comércio de especiarias(canela, pimenta, porcelana, etc.) inclusive de Pau - Brasil. Então os Portugueses encontraram tudo o que precisavam para tirar vantagem em um território desconhecido, o pau - brasil, e vários índios que logo seriam dominados por eles. Na sequência os métodos para a exploração do pau - brasil era através do escambo, os nativos(índios) recebiam em troca da mão de obra, espelhos, tecidos e outros. Os portugueses que comercializavam o pau- brasil eram chamados de brasileiros, mas este termo foi se perdendo. O movimento nômade se deu pela extensão do território, enquanto uma área era esgotada pela extração do pau - brasil, os índios e os portugueses se locomoviam para outras áreas do território. Depois vem a devastação ambiental, consequências da exploração em grande escala. Foram criados depósitos para não ocorrer tráfico clandestino do pau - brasil, mas não teve muito sucesso, pois os franceses, holandeses, espanhóis mesmo clandestinamente extraíam pau-brasil, e os portugueses não podiam impedir por conta do território brasileiro ser muito extenso.




Amanda Oliveira de Sousa Nº: 01
2º ano _ Informática '

Anônimo disse...

bem este bimestre foi muito proveitoso e interesante pois nele pude tirar todas as duvidas que eu tinha nesta aréa podemois prender sobre o escanbo ,produção e comercialização açucareira,escravização indigina,inicio da povuação com criação da vila de são vicente,os negocios entre indios e franceses contra os portugueses bem digo para voces e testemunho que nesse bimestre professor IVAN PONTES fez a difernça emconteudo tão dificil e complexo e posso dizer que cminha nota e sinal de seu trabalho dando certo e minha aprendizagem acontecendo

kennedy Almeida
2°enfermagem N°19

Anônimo disse...

INÍCIO DA COLONIZAÇÃO
PEDRO ALVARES CABRAL DESCOBRIU POR ACASO NO CAMINHO PARA AS ÍNDIAS DO ORIENTE.OS PORTUGUESES INVADIRAM O BRASIL POIS ESTAVAM EM BUSCA DE OURO, MAS ENCONTRARAM O PAU BRASIL QUE RESOLVERAM COMERCIALIZAR E NÃO TIVERAM LUCROS IMEDIATOS. FOI ENTÃO QUE A COROA PORTUGUESA MANDOU AS PRIMEIRAS EXPEDIÇÕES (1501,1503,1516 E 1520)FERNÃO DE NORONHA ERA UM GRANDE COMERCIANTE PORTUGUÊS.OS BRASILEIROS ERAM PESSOAS QUE COMERCIALIZAVAM O PAU BRASIL.A DEVASTAÇÃO AMBIENTAL DISPAROU,EM 1500 A MATA ATLÂNTICA CORRESPONDIA A 1MILHÃO DE QUILÔMETROS QUADRADOS E HOJE SÓ RESTA 8%. EM 1530 MARTIM AFONSO DE SOUSA FUNDOU A PRIMEIRA VILA.DEPOIS DO PAU BRASIL O QUE DEU MAIS LUCRO FOI A CANA DE AÇÚCAR.OS ÍNDIOS SE REVOLTARAM COM A ESCRAVIDÃO INDÍGENA E VEIO A GUERRA JUSTA ALGUNS ÍNDIOS SE MATAVAM POIS NÃO QUERIAM TRABALHAR PARA A COROA PORTUGUESA E QUANDO SE RECUSAVAM ERAM ESPANCADOS E ATÉ MORTOS. ADOREI O CAPITULO É INTERESSANTE E CURIOSO. ARRASOU IVAN.
LUANA MARIA
2°ENFRMAGEM N° 24

Anônimo disse...

Início da Colonização
O trafico negreiro foi marcado por varias tragédias onde os escravos eram submetidos a todos os tipos de humilhação. Durante essas expedições muitos escravos morriam por fome ou por doenças que havia no navio por conta das situações precárias que os escravos viviam.
A população africana durante o século xx apresentou um índice muito baixo de natalidade, pois o numero de escravos que nascia podia ser comparado com os escravos que eram desterrados de seu país de origem assim perdendo toda sua pátria e sendo levado para outro continente. Os primeiros povos a fazerem esses comércios de escravos africanos foram os portugueses seguidos dos holandeses e franceses. A coroa portuguesa ao escravizar os indígenas percebeu que os índios se recusavam a trabalhar. Os portugueses perceberam também que os negros eram muitos mais fortes que os indígenas e com muito mais saúde para o trabalho forte.
Porr:Alysson Ribeiro 2°ENFRMAGEM N°4

Anônimo disse...

Economia Açucareira.
Portugal tinha a intensão de colonizar o Brasil,claro que isso so se deu porque outros povos queriam ocupar essas terras,então eles implantaram uma atividade que desse lucros,a atividade foi a colheita de açúcar que ja era uma atividade praticada pelos portugueses.Os locais onde eram feitas as extrações de açúcar eram os engenhos,os engenhos que eram formados pela casa grande que era onde o senhor de engenho vivia,a senzala onde viviam os escravos,e a casa de engenho que era onde terminavam e deixavam pronto o açúcar.A escravidão africana teve predominância pelo fato de os indios não estarem aptos a esses trabalhos.
Thyssia Fiorani Ezequiel
2ºANO ENFERMAGEM
Nº39

Anônimo disse...

Inicio da Colonização cap 21 -Os portugueses estavam tentando encontrar o caminho para as indias e acabou descobrindo o Brasil ai começou o comercio das especiarias que era a troca de favores,com isso foram enviadas as primeiras expediçoes enviadas ao Brasil a mando da coroa portuguesa as de 1501,1503 e 1516 1520.Ai começaram a produzir o pau-brasil.Ai os comerciantes do pau brasil eram chamados de brasileiros.Com relaçao a devastaçao ambiental foi que em 1500 a mata atlantica correspondia a 1 milhao de km quadrados,hoje so resta 8 %.O tratado de Tordesilhas que foi o acordo entre portugal e espanha pra colonizar o Brasil,ai os franceses e tupinambas fizeram uma aliança para pegar o pau brasil.Depois de um tempo o pau brasil parou de ser produzido e começaram a produzir a cana de açucar.E por fim veio a Guerra Justa que foi quando os portugueses resolveram fazer porque nao aceitavam mais o escambo ai se os indios desobedecessem os portugueses seriam torturados,ou muitas vezes ate mortos.Bom aprendi um pouco de tudo neste capitulo.

Antonia Danielle-Nº07
Enfermagem 2ºano

Ana Camila disse...

O capítulo 21 do livro “História Global Brasil e Geral”, de Gilberto Cotrim, mostra como foi o inicio da colonização do Brasil pelos portugueses. São relatadas as expedições antes do povoamento. Sendo a primeira (1501) apenas para conhecer o território, a segunda (1503) negociar o pau-brasil, e a terceira (1516 e 1520) para defender o território de invasões estrangeiras. Só em 1532, Martim Afonso fundou a primeira vila do Brasil, de nome São Vicente. A princípio a mão-de-obra utilizada era a indígena. Com o tempo, cansados de serem explorados, os índios reagiram afinal ninguém gosta de trabalhar até o limite e ainda ter suas crenças criticadas.
Logo de início não foi encontrado o tão precioso ouro nas terras descobertas, porém os portugueses perceberam que o pau-brasil, abundante alí, era lucrativo e solo ótimo para o cultivo de cana-de-açúcar.
Foi bom relembrar a história do início da colonização do Brasil. Muito interessante o capítulo.

Ana Camila, n°05
2° Ano de Enfermagem.

αngelicα limα. (: disse...

Comentário Referente ao Capítulo 21. :) Aluna: Angélica Cabral de Lima. Nº 06 - Enfermagem 2º ano!

O Início da colonização foi marcada principalmente pelo fato da "chegada" dos Portugueses ao território Brasileiro, que na verdade foi um acidente geográfico onde os Portugueses estavam em busca da rota para as Índias! Inicialmente, os portugueses ao se depararem com tamanha beleza natural, não enchergaram de cara as riquezas que o território tinha a oferecer.. não encontraram lucros imediatos ao ver tanta mata virgem!
Logo após a "descoberta" do novo territorio, a coroa portuguesa enviou suas expedições que ficaram conhecidas como as expedições de exploração! OFICIALMENTE a colonização do Brasil, só foi iniciada quando Martim Afonso de Sousa chegou ao Brasil com sua expedição colonizadora, mais foi em 1532 que Martim Afonso fundou a primeira vila no Brasil. A colonização do Brasil foi marcada principalmente pela produção do Açucar para o mercado Europeu. A medida que o tempo ia passando, o relacionamento entre portugueses, indigenas e comerciantes foi se tornando coflituosa, pois os indios começaram a ficar mais resistentes a escravidão portuguesa. Nessa Època, já existia a questão do escambo, que se consistia na troca de especiarias entre portugueses e indigenas. O Capítulo retrata o inicio da chegada dos portugueses, até a época da colonização em si.. uma viagem ao tempo para conhecermos mais um pouquinho da nossa origem, da origem do NOSSO PAÍS! ;D

Anônimo disse...

apresentação do cap.21-O inicio da colonização.Primeiramente foi ai que comesou o descobrimento do brasil.Descobrimento esse que foi naverdade uma tentativa de caminho mais rápido para as indias,que no caminho está o brasil e assim ficou conhecido.Pra melhor conhecimento foi mandado pela coroa portuguesa algumas enbarcações para o brasil.1501-para conhecer o território.1503-somente para os comerciantes do pau-brasil.15016 e 1520-para fiscalizar por causa do contrabando do pau-brasil, feita pelos franceses e holandeses.Primeira vila(São vicente)feita por Martim Afonso de Souza.entre outras coisas.
Taline.s.Cavalcante n:35
2 ano-ENFERMAGEM

Kessya disse...

Comentário do Capítulo 22.

Adminstração Portuguesa e Igreja Católica.

Em 1534 D.João III dividiu o Brasil em grande porções chamadas Capitanias(15 Capitanias) e que as comandavam era os capitões ou donatários,de 15 capitanias somente duas tiveram sucesso a de Pernambuco comandado por Duarte Coelho e de São Vicente comandado por Martim Afonso de Sousa.Os principais direitos e deveres dos donatários era criar vilas, por meio da guerra justa escravizar os indíginas, 10% dos lucros sobre todos os produtos da terra, e enviar 30 indíos escravizados por ano para Portugal. As capitanias que não tiveram sucesso foi pelo fato de elas serem muito extensa e os donatários não tinham dinheiro suficiente para explorá-la.
Já no Governo Geral a sede ficou admitada pela Bahia e a cada governador tinha suas funções a executar e os que se destacaram foram Tomé de Sousa que fundou Salvador a primeira cidade do Brasil, Duarte da Costa que trouxe com ele o Jesuítas entre os quais "José de Anchieta" que foi o primeiro Padre a celebrar a primeira missa no Brasil, Mem de Sá marcou com a vinda se seu sobrinho Estácio de Sá.
E no Catolicismo o regime Padroado tinha seus direitos e deveres no qual era construir igrejas , obter lucros, recolher o dizímo, formar Padres, e escravizar os pobres.
Já na Inquisição no Brasil havia as visitações que abria um processo contra as pessoas acusado de crime contra a fé.


Aluna: késsya Nascimento Lima Nº20-Enfermagem 2º Ano

Anônimo disse...

ECONOMIA AÇUCAREIRA...
no brasil contemporaneo,a propriedade da terra continua sendo uma das mais concentradas do mundo.dai comecou as construção de engenhos,devido a estração do pau-brasil,veio os lucros fáceis e imediatos,com a chegada da fabricação do açucar se espandio,o empredimento açucareiro contou com a participação dos holandeses.enquanto os portugueses dominavam a produção de açucar ,os holandeses controlavam a distribuição comercial(transportando ,refino e venda no mercado europeu).
na etapa inicial da empresa açucareira ,o colonizador utilizou-se do trabalho escravo do indigena,considerando que havia encontrado solução relativamente barata e suficiente para atender a necessidade de mão-de-obra.
as condicoes de vida dos escravos eram muito subicenas,Condições materias e cotidiano dos escravos,castigos,eles davam chicotadas e arancavam dentes e a retidada do mamilo,senzalas,as senzalas geralmente consistiam decabanas separadas,de paredes de barro e tenhados de sapé,ou,mais caracteristicamente ,de construções enfileiras dividas em compartimentos cada um ocupado por uma familia ou unidade resistencial.ALIMENTAÇÃO os escravos comiam resto de sobras de alimentos e ate roubavam por mais alimentos,da sujio as comidas tipicas por ex:a fejuada,o baião de dois,a buchada entre outros...
aluna:aline 2ano ENFERMAGEM n03

Anônimo disse...

administraçao poetuguesa e igreja catolica.a constituiçao brasileira garante liberdade de crença e assegura o livre exercicio de diversos cultos religiosos mas nem sempre foi assim. no inicio da colonizaçao a coroa portuguesa impos o regime catolico a todos aquele residiam nas capitanias ereditarias e aquele que nao seguisse seria perseguido pela coroa.dai veio a vinda dos jesuitas e ouve a primira missa no brasil realizado pelo padre josé de anchieta. o regime das capitanias hereditárias acaboou nao tendo sucesso devido os fatores climáticos e tambem devido aextençao de terras. e por último falando a respeito dos escravos,o motivo da troca da mao de obra indigena pela mao de obra escrava era o moptivo que os escravos eram mais resistentes e eram acostumados ao trabalho escravo mas com o passar do tempo os escravos começaram a fugir dando origem a um lugar chamado quilombo onde eles plantavam e colhiam para eles o fundador do primeiro quilombo foi ganga zumba tio de zumbir dos palmares numa das invasoes zumbi foi morto e em homenagem a ele foi criado o dia da conciencia negra no dia 20de novembra isso é um pouco do que vi ,epara terminar queria parabenizar pelo blog pois estou encantado com ele.
abraão moura2°ano de enfermagem.

Anônimo disse...

Comentário do Capítulo 23 - Economia açucareira.
Áliffe Vieira nº: 02 2º ano de Enfermagem

Bem, os portugueses precisavam colonizar o Brasil, para evitar que holandeses e franceses roubassem o pau-brasil. Para isso eles precisavam de uma fonte de renda que financiasse tal projeto. Decidiram então cultivar cana-de-açúcar. Mas porque a cana de açúcar? primeiro porque, os portugueses já tinham experiência com tal cultivo na Ilha da Madeira e no Arquipélago dos Açores. Segundo porque, as terras brasileiras eram muito férteis para o cultivo de cana. Terceiro porque, em pouco tempo, os lucros com a cana ultrapassaram os lucros obtidos com a exploração do pau-brasil, embora este ainda continuasse sendo explorado. O trabalho foi dividido em um acordo: Enquanto os portugueses ficavam a cargo de cultivar e produzir a cana, os holandeses ficavam a cargo de vendê-la para outros lugares. Como vender dava menos gastos do que produzir, é óbvio que os holandeses se saíram melhores na jogada. À partir do cultivo de cana, era possível a produção de vários produtos, dentre eles o açúcar e a aguardente. Esses produtos eram produzidos nos engenhos. Numa sociedade de engenho, tinha a casa grande, onde o senhor de engenho morava com sua família; a senzala, que geralmente ficava embaixo da casa grande; a plantação de cana; uma capela, onde os senhores de engenho praticavam seu catolicismo; e tinha os quilombos, que eram uma espécie de refúgio para os escravos fugitivos. isso foi um pequeno resumo deste capítulo, muito interessante por sinal, que nos mostra as primeiras atividades econômicas de nosso país. Pois é estudando o passado, que entendemos o presente.

Ingred Monteiro disse...

CONDIÇOES DO TRAFICO NEGREIRO
Por: Ingred Monteiro..Enfermagem 2°

Falar de negros no Brasil é falar de historia, e falar de suas condiçoes de vida é falar da força que neles cativaram todos os anos desde a abolição.Desde quando foram desterrados até a assinatura da carta de abolição o trafico de negros, atraves de navios(tumbeiros)era a forma de chegada ao mundo escravo.Em condiçoes subumanas eles viam até chegar ao Brasil, muitos deles morriam. Na chegada eram distintos pelos seus conhecimentos e selecionados pelo senhor de engenho.Muitos cometiam, suicidio, abortos, incendios e quebravam as maquinas para amenizar o tempo de trabalho, que logo foi trocado pelas fugas a morros chamados de QUILOMBOS. O mais conhecido é de Palmares, onde viveu Zumbi,que lutava contra a escravidao, mais morreu em 20 de Novembro e por seu falecimento foi homenageado pelo DIA DA CONSCIENCIA NEGRA, e a lei do RACISMO, que hoje é crime inafiançável!!


Bom gente isso foi um pouco do q eu aprendi, e estou repassando a vocês. Ivan obrigado por tudo e seu blog está diwoo *-------*

Anônimo disse...

Gabriela Cavalcante.. Enfermagem 2°

Condições da Escravidao Africana

Bom, os negros foram trazidos por navios, que chamavam de "tumbeiros" para o Brasil, com o entuito de servir aos senhores de engenho. cada escravo recem chegado era distinto por seu modo de trabalho. Com o tempo eles deixaram seus costumes e cultura. Muitos nao aguentavam a rotina de trabalho e se suicidavam, cometiam aborto,etc. E hoje existe o dia de comemoraçao a esses negros que foram horrivelmente explorados.20 de novembro Dia da Conciencia Negra, em homenagem a morte de Zumbi dos Palmares, lider do grupo contra a escravidão.

Ivan, parabens pelo blog, postei o que eu sabia.

ingridy disse...

bem eu fikei com o cap 23 economia açucareira bem as maketes eu para garantir aposse das terras protegendo ameaças estrangeiras portugal decidiu colonizar o brasil. em pouco tempo acabou a produçao acucareira superando a extraçao do pau-brasil; engenho=estabelecimento onde se produzia o açucar,os proprietarios desses estabelecimento ficava conhecido como o senhor dos engenhos pessoas as autoridades ;padre jesuita antonil no sec xviii seginte senhores de engenho da bahia ; o senhor do engenho é titulo a q muitos aspiram ,pq traz consigo o ser servido,servia nas fazenndas ena moenda barqueiro,canoeiros,o purgado um caxeiro no engenho e outro na cidade, senhores assalariados formava sociedades açucareira .a casa grande era o casarao do senhor do engenho e sua familia ,senzala dos escravos africanos e seus descedentes; os indiginas encontraro a reduçao da populaçao indiginas em consequencias das guerras dos colonos contra os indios das epidemias q os vitimavam optou se pela escravidao africana ,originando um lucro trafico de escravos entre as costas da afric a,da bahia ,pernabuco eo rio de janeiro ; escravidao africana aldeias e engenhos levou transmisao de de varias doenças,variola,gripe,os indios q tinha as imunidades baixa morri roupas homens=calças leves mulheres=vestido leves religiao=congada alimenntaçao da ir q veio a feijoada entre outros isso ai ivan sobre a makete !! ingridy 2ano de enfermagem

Anônimo disse...

caítulo 23
ECONOMIA AÇUCAREIRA...
NO BRASIL CONTEMPORÊNEO ,A PRODUÇÃO DA TERRA CONTINUAVA SENDO UMA DAS MAIS CONCENTRADAS DO MUNDO.DAI COMECOU AS CONSTRUÇÕES DE ENGENHOS,E DEVIDO A ESTRAÇÃO DO PAU´-BRASIL,VEIO TAMBÉM A PRODUÇÃO DO AÇUCAR QUE DAVA MUITO LUCRO,MÃO-DE-OBRA ,A UTILIZAÇÃO DOS AFRICANOS,ALÉM DE EXPERIÊNCIA PRODUÇÃO AÇUCAREIRA NECESSITAVA DE MÃO-DE-OBRA PARA OS ENGENHOS.NA ETAPS INICIAL DA EMPRESA AÇUCAREIRA ,O COLONIZADOR UTILIZOU-SE DO TRABALHO ESCRAVO DO INDIGENA,CONSIDERANDO QUE HAVIA ENCONTRADO SOLUÇÃO RELATIVAMENTE BARATA E SUFICIENTE PARA ATENDER A NECESSIDADE DE MÃO-DE-OBRA.
CONDIÇÕES DOS ESCRAVOS.
CAST5IGOS,ELES ERAM ASOITADOS,MUITAS VEZES AS MULHERES ERAM ABUSADAS SEXUALMENTE,ARANCADAS OS DENTES E MAMILOS ENTRE OUTROS CARTIGOS.
SENZALAS,AS SENZALAS GERALMENTES CONSISTIAM DE CABANAS SEPARADAS,DE PAREDES DE BARRO E TELHADOS DE SAPÉ,OU ,MAIS CARACTERISTICAMENTE,DE CONSTRUÇÕES E3NFILEIRADAS DIVIDIDAS EM COMPARTIMENTOS ,CADA UM OCUPADO POR UMA FAMILIA OU UNIDADE RESISTENCIAL.
ALIMENTAÇÃO.
OS ESCRAVOS COMIAM TUDO QUE LHES CAISSE NAS MÃOS .ALÉM DE SUA COTA DE COMIDA,OS ESCRAVOS ADULAVAM,MENDIGAVAM E ROUBAVAM POR ALIMENTOS.ESSAS SÃO AS CONDICÕES DA EPOCA DA ESCRAVIDÃO...
ALUNA:ALINE OLIVEIRA 2ANO ENFERMAGEM N03

Anônimo disse...

o vinculo juridico do rei de portugal com os donatarios deu-se as cartas foral e a outra com os direitos e deveres.dando o direito de explorar o territorio,mais não era dono.
Silmara Sousa 2° Enfermagem

Anônimo disse...

a solução que o governo de portugal encontrou foi colocar a produção açucareira em certos trexos do litoral,o açuda era muito consumudo na europa...
Tainá Fernandes 2° Enfermagem

erika disse...

a função do regimento era dividida em quatro partes: militares,administrativas,judiciárias e euclesiáticas.
os militares eles comandavam a defesa militar da colÔnia.
administrarivas,o relacionamento mais próximo com os governadores das capitaniase controlava os assuntos ligados as finanças.
judiciárias:era o direito de nomear funcionários da justiçs re alteravam a pena.
euclesiáticas,era a indicação dos sacerdotes para as paróquias.
para desempenhar essas fuções o governador-geral tinha trÊs auxiliares; que eram o ouvudor-mor,que se encarregava de cuidar dos negócios da justiça.
o provedor-mor,cuidava dos assuntos da fazenda.
e o provedor-mor,encarregado da defesa do litoral.
Érika Pereira 2° ano enfermagem

Anônimo disse...

g

Anônimo disse...

No inicio da colonização foi o descobrimento do Brasil pelo Pedro Alves Cabral mais o Brasil fo descoberto por acaso, logo após vem as primeiras expedições de 1501 o conhecimento do territorio,1503 exploração do pau-brasil e 1516 a 1520 a fiscalização do territorio.No Brasil os portugueses encontraram o pau-brasil que foi explorarado muito dos índioséles derrubavam as árvores,cortavam-nas em torar e carregavam-nos até os locais de embarque dos navios,mas este trabalho era conseguido de forma amigáveis,por meio do escambo:em troca de objetos como amzóis,espelho e etc.

Tamires Alves N°37
2°ano de Enfermagem