Aula de campo - Museu do Ceará

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

No dia 10 de setembro, os alunos da EEEP Santa Rita, turma de Informática - 1° ano, foram  a uma visita de estudo ao Museu do Ceará este possui um acervo bastante variado, resultado de compras e, sobretudo, de doações de particulares e instituições públicas. Entre moedas e medalhas, há quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas. Há também peças de “arte popular” e uma coleção de cordéis publicados entre 1940 e 2000 (950 exemplares). Alguns objetos se referem aos chamados “fatos históricos”, como a escravidão, o movimento abolicionista e movimentos literários, como a famosa “Padaria Espiritual”, que entrou para a História da Literatura Brasileira com especial destaque. Trata-se de um acervo com mais de sete mil peças, que atualmente é trabalhado como veículo de reflexão sobre a Historia local integrada à História do Ceará, em seus aspectos culturais, econômicos e sociais. Muitas peças estão em exposição, organizadas em salas temáticas.
Além de concentrar um dos maiores e mais importantes acervos do Estado, o Museu do Ceará promove cursos, oficinas, palestras e publicações na área de museologia e História, visitas orientadas e capacitação para professores, destacando-se como um núcleo de ações educativas em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Sua política cultural está consoante com os princípios da pedagogia de Paulo Freire. Tal projeto de atuação procura atender ao público diversificado que vai ao Museu: pesquisadores, estudantes da educação básica e superior, visitantes de Fortaleza e turistas do Ceará, do Brasil e de outros países. Especial atenção é dada ao trabalho com as visitas orientadas.
Com base na atual Política Nacional de Museus, a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, por meio do Museu do Ceará, passou a coordenar a criação e o funcionamento do Sistema Estadual de Museus, ampliando as referidas atividades que atualmente desenvolve, a fim de contribuir também para a qualificação dos profissionais dos espaços museológicos do Ceará.
Todas as atividades mencionadas vêm consolidando o Museu do Ceará como um significativo espaço de educação, cultura e lazer, tal como se entende nos fundamentos científicos e éticos da museologia contemporânea, transformando-se numa referência regional.



24 comentários:

eu... disse...

O passeio para o museu do ceará, foi bem interessante e divertido, conhecemos varios objetos e historias sobre nosso estado que antes eram desconhecidas por nós.

Eudazio disse...

No museu do ceara,nós nos divertmos muito,vimos toda a hitória do nosso estado,como surgiu,as pessoas que aqui viviam,e o que mais me chamou atenção foi a história do bode ioiÔ que foi eleito pelo povo por meio de revolta.tambem vimos a batina de padre cicero,a vida de fri tito. EM FIM MUSEU DO CEARA FOI UMA AULA MUITO PROVEITOSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

a visita ao museu foi bastante interesante,pois além de conhecer a história do Ceará,ainda aprendi sobre pessoas importantes que ajudaram a formá-lo,com suas lutas e como houve grande influência dos europeus nos costumes cearenses.

Unknown disse...

foi legal, nunca tinha visto aquelas coisas antes, pois nunca tinha ido a um museu. Aprendi algumas coisas, e foi uma aula e tanto!

Unknown disse...

Foi bem interessante o nosso passeio para o Museu do Ceará,aprendi muitas coisas,o que mais me chamou a atenção foi o bode Ioiô,que foi eleito pela população.
E como eu já sabia um pouco sobre a história do Ceará meu conhecimento foi bem mais construtivo.


Beijos , até o proximo passeio *.*

Unknown disse...

Foi muito divertido a aula de campo para o museu do Ceara,conhecemos como as daquela epoca(pedra lascada),os conflitos,sobre o patativa e o bode do ioio.Ah tambem tinha falando sobre o padre cicero.

Unknown disse...

Foi muito importante, pois é bom conhecer a história do local onde moramos. Além de divertido, uma aula dinâmica é sempre bem vinda! :D
Eu particularmente gostei muito, principalmente do bode. uhsuashaush.
Sugestão : Para melhoras no aprendizado dos alunos, AULAS DE COMPO SEMPRE ! :)

Amanda Oliveira ' 1º ano ' Informática ' \õ/

Paulo Crystopher disse...

No museu do ceará vi muitas coisas importantes , como os antigos comandantes da democracia do nosso estado, uma maquete representando Fortaleza com as primeiras fases de desenvolvimento, e como nao, o bode ioiÔ
Mas o que tambem consegui tirar do museu, para minha aprendizagem, foi a grande fase em que nossos antepassados viveram.Afase da pedra polida, lascada e muito mais.Aprendi tambem que o nosso objetivo principal a aprender algo em um musel é aprender como nossos antepassados viveram.
Gostei muito, parabens prof. Ivan e até mais!
1° ano de informatica nº: 32

Helder LÔbo disse...

Foi muito legal, conheci a historia do bode ioiÔ que eu sempre escutei falar mas nao conhecia, fui em um museu que preste(diferente do de maranguape) relembrei sobre os nossos antepassados etc.Em fim, foi muito produtivo!

Prof. Ivan Pontes Júnior disse...

Gostei dos comentários colegas!

Girlane disse...

o passeio ao museu do ceará foi uma viagem ao tempo, do nosso propio povo conhecemos os costumes crenças populare, as guerras, quais os principais fogos de guerra e por que ocorreram o bode yoio que foi um grande icone da historia no tempo de seca as fotes de reda...
o passeio foi muito divertido e cheio de novas descobertas

Verdinella disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vitor Kern disse...

O passeio foi muito legal, o bode chamou muita atenção, além dos itens históricos do Frei Tito, Padre Cícero e o GRANDE bode yô yô, mas o que mais impressionou foi a arquitetura imponente da Catedral que é muuuuuito show!

Bruno disse...

O passeio foi muito divertido e serviu para ampliar o conhecimento sobre a história do Ceará, além do fato de sabermos que a politica já era desacreditada há tempos atrás, o que comprova isso é a eleição de um bode para vereador porque mesmo sendo uma figura "ilustre" da cidade ainda continua sendo um animal, só que isso acabou por ser muito divertido...

Mickael S. disse...

Foi um passeio muito gratificante, nunca pensei que o Ceará podesse ser um estado tão legal, ailás, eu nunca me interessei por história do Ceará mesmo, mas depois que vi um pouco dessa história que me chamou muita atenção, devo dizer que passei a me interessar por este estado.

lara disse...

Essa aula de campo foi bem produtiva. o Museu do Ceara e um significativo espaço de educação, cultura e lazer. Como quase sempre agente aprende mais vendo do que lendo em um livro de historia. E essa aula nos fez saber mais sobre o nosso estado, e como ele se formou no nosso pais. Obrigado professor ivan por ter nos proporcionado um dia de lazer e aprendizado fora da escola.

Anônimo disse...

No passeio O Museu do ceara foi muito legal,bem animado,muto bem proveitoso,e tudo de bom...
...o professor ivan nos proporcionou uma aula de campo onde nos podessemos conhecer muito mais sobre o nosso estado.
não so sobre quemera nossos antecipados mais sobre como eles viveram naquela epoca como eram seus comportametos e muito mais.
La pude conhecer a historiado bode ioiô,a historia da nossa capital Fortaleza os comandantes daquela epoca os costumes dos indios.
Etambem conheci as belas,lindas,esplêndorosas,graciosas,ARMAS daquele tempo a bacamarte "ô COISA LINDA"sem esquecer do memorial frei Tito o cara é o cara so pra começar nasceu no mesmo dia e mês de um ator de hollywood,galã de novel,lindo chamado eudes filho tu é louco o cara so tinha de ser um marco na historia do nosso estado...as imagens de fortaleza onde tive uma reflexão sobre a constituição da cidade desde os tempos de "vilado forte" ate a sua configuração atual de metropole.
as culturas indigenas onde é esposto objetos relativo à cultura indigena as peças oriundas.A atre da escrita,a escravidão e abolição negra onde tem memorias construidas acerca da escravidão e do abolicismo no ceara,desmistificando o epiteto de "terra da luz"que o estado recebeu a declarar oficialmente o fim da escravatura em 1884,quatro anos antes da lei aurea.
A reoligiosidade popular a planta de Fortaleza em fim foi muito bom quero que aconteça outros para outros lugares e que o Ivan faça o projeto das regulares.

eudes filho
1°ano informatica
N°13

Dázo ls disse...

O passeio foi muito interessante, achei otimo à oportunidade de conhecer mais sobre a nossa historia, (nossas personalidades mais importantes segundo os fotos, as relíquias históricas que marcaram nossos antepassados, e muitas outras coisas), enfim ainda não sei o quanto foi importante para mim, mas tenho certeza que levarei guardado comigo pelo resto da minha vida, pois isso faz parte da minha historia.
Eudázio Lima da Silva, 1º Ano de Informática.

Wesley disse...

o passeio foi muito interessante pelo fato de nós sabermos mais sobre a historia do nosso estado, como a grandes personalidades que já viveram por aqui e objetos de valor ou de simplicidade que pertenceram a eles.
Wesley Rogerio 1° informatica
n° 40

Wesley disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
*Aurelicia ! disse...

beim o passeio foi super legal,e aprendí coisas novas sobre nossa história e é algo que vai ficar na memória . E vimos objetos de grande importancia ,pois vem sendo guardados desde os anos que foi ultilizados por pessoas que marcaram a história.

Ricardo Henrique disse...

A alula de campo direcionada ao Museu do Ceará foi muito interessante, pois observei bastante que no ambiente do Museu existe uma aula impressionante.
Os alunos como também os professores ganham muito com a visita ao Museu, a experiencia vivida em uma visita é unica, principalmente porque as peças são de alto valor historico. Cda sala do Museu é como se passasse um filme bem antigo com um narrador, que seria o acompanhante.
Agradeço ao professor pela experiencia, pois ao nos propiciar a fantastica volta ao tempo, dinamizou o nosso amprendizado

Ricardo Henrique ;P N°33
Informática 1° ano

João Paulo disse...

A visita ao museu foi muito interessante, conheci relatos, pude ver objetos de grande valor historico, conheci e imaginei a historia de um lugar que mudou tanto ao longo do tempo.
Fiquei impressionado co as pedras utilizadas como armas por aqueles povos

João Paulo N°22
Informatica 1°ano

IVAN disse...

OK!