Projeto Professor Aprendiz- O uso do laboratório de informática como ferramenta didática

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Atividade 01- 
Apresente-se aos seus colegas, escreva um pouco sobre a sua vida profissional.

Atividade 02-
"[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
         A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento."
(Dowbor, L., 2001)
Segundo o Profº Dr. Ladislau Dowbor, a escola deve ser menos lecionadora e mais articuladora, porque as informações aumentam a cada dia e o conhecimento deve aumentar também, ou seja, a escola deve obter sempre as informações tecnológicas para poder acompanhar este processo ensino-aprendizagem que está indo rápido demais.

8 comentários:

MEIRE ARRUDA disse...

olá, professor Ivan penso eu como filosofa e socióloga que sou que a postura da escola e da educação não esta preparada nem prepara os seus alunos para acompanhar a rapidez diante do panorama desenhado pelas novas tecnologias que esse novo modelo de tecnologia que esta sendo implantado pode até dar certo para alunos como nós estudantes já formados e conscientes da necessidade de uma educação continuada e não temos tempo para nos deslocar e passar horas e horas ouvindo um professor e preferimos mesmo as custas de muita peia estudarmos a distância do que pararmos no tempo e ficarmos medíocres ao conhecimento já adquirido porém para alunos do ensino fundamental e médio não deveria se tornar realidade não como peça fundamental para a educação mais sim como ferramenta de apóio não falo isso com medo de ficar forra do mercado de trabalho por que mil reais se consegui vendendo cocada nas calçadas, mas porque se os alunos estão perdidos com todo um plano a seguir e uma professora a lhes orientar, conscientizar e incentivar dia a dia, cara a cara conhecendo o problema de cada um conversando e lhes passando auto confiança falo do contato humano se mesmo assim não está dando certo imagine você se decidirem implantar no ensino regular o ensino a distância. Que precisa de uma reforma no nosso ensino concordo porém parar melhorar, e não para distanciar o contato humano.

A culpa é dos olhos teus... disse...

Olá... =)
Me chamo Suziane Soares. Ingressei na área da Educação em 2007 como professora de Geografia em turmas do Ensino Fundamental, permaneci na prática de sala de aula até o ano de 2009, quando surgiu a oportunidade de trabalhar como professora de laboratório de informática, interesse que adquiri a partir da experiência absorvida ao longo de um estágio que realizei como monitora do Projeto E-Jovem. Atualmente faço parte da equipe de professores que compõe a Escola de Ensino Fundamental Clóvis Monteiro, em Maranguape.

No tocante à postura da Escola atual frente ao avanço tecnológico desenfreado, penso que as instituições educacionais, apesar de tantos esforços realizados em prol da incorporação de novas tecnologias às práticas pedagógicas, ainda se encontram de"mãos atadas" diante deste processo, e mais, muitas vezes tornam-se resistentes à adesão destas novas ferramentas. Não se podendo ainda deixar de mencionar que há um visível descompasso entre o ritmo em que crescem os meios tecnológicos e a capacidade de assimilação e de manuseio por parte dos profissionais da Educação. Todavia, é inegável que, para compensar essas deficiências, cada vez mais se investe nesta idéia, através de projetos, capacitações, cursos oferecidos aos profissionais de nossas escolas, (como exemplo porque não citar esta iniciativa do Projeto Professor Aprendiz?), o que tem propiciado consideráveis avanços na dinâmica da relação tecnologia x Educação.

Fernando disse...

I - Olá, sou Fernando Vieira, leciono Geografia há 4 anos na EEM José Tristão Filho (Seleção UECE 2006), em Guaiúba - Ceará, também PCA de Ciências Humanas e Nos classificáveis do último concurso realizado para professor da rede estadual de ensino (das 289 vagas fiquei em 296) - tô na expectativa. rs ;-)

II - A escola não deve agir como uma instituição repressora das novas mídias e tecnologias, mas sim uma instituição que se aproveite dessa curiosidade dos alunos, levando-os a reflexão sobre o bom uso desses artifícios para assim inserí-los dentro da vivência da sla de aula.

Daiana Paula disse...

A educação em nosso país necessita de reformas urgentes.Sabemos que com as tecnologias que os alunos tem acesso hoje é dificil para os alunos se interessarem para os conteúdos,os quais nós consideramos ideais e necessários para a carreira estudantil deles, além dos professores não terem disponibilidade para inovar em todas as aulas. Sabemos que mesmo os alunos mais desinteressados nas disciplinas as quais lecionamos eles tem outras habilidades as quais não conhecemos ou não valorizamos.Em virtude desta diferença de interesses entre instituições de ensino e o alunado deveria ser pensado pelas instituições educadoras um novo modelo de educação onde os alunos podessem estudar as suas disciplinas afins, aproveitando assim seu tempo de estudo e desenvolvendo melhor as suas habilidades.

Byzzé disse...

Hi!
Sou Byzzé, gosto muito do meu trabalho, mas às vezes ficou um pouco chateado com o processo educacional do nosso país. É claro que muitas mudanças já ocorreram, mas é preciso que os governantes acreditem mesmo na educação e parem de fingir que não estão vendo nada de ruim.

Ninguém nasce dotado de aprendizagem o mundo é que favorece esse aprendizado. Assim como você Professor Ivan, está buscando repassar o que aprendeu para nós através do seu conhecimento adquirido neste meio.

sonia disse...

olá pessoal meu nome é Sônia Soares sou formada em História, já sou profa do Estado há oito anos, leciono nA ESCOLA alc em Amanari...acredito que nossa educação deixa muito a desejar uma vez que vivemos em uma sociedade capitalista esa educação reflete essa realidade, só haverá uma mudança na educação quando toda a sociedade mudar e isso depende deuma transformação muito ampla, afinal a vida é dialética e as transformações históricas dependem de nós, para isso basta agirmos!!!!!!!!!!!!!

jaqueline disse...

sou jaqueline bezerra professora de Biologia, leciono na escola Antônio Luiz
Coelho.leciono há dez anos comecei com escolinha particular com criança de maternal,onde permaneci por quatro anos,
depois surgiu a oportunidade no fundamental 1,onde lecionei por três anos.
Hoje estou no ensino mèdio,onde me realizo
como proficional.

Karla Christie disse...

Hello!!
Sou Karla Cristianne uma Pedagoga,especializada em psicopedagogia e habilitada em Inglês,disciplina a qual me dedico e leciono na EEEP Santa Rita.

O mundo está globalizado e portanto exige uma formação também globalizada e sem o acesso as tecnologias nos tornamos alheios a toda essa evolução,que em parte, também pode ser prejudicial a partir do momento em que a cada dia construimos pessoas com um variado conhecimento,no entanto superficial.
A escola precisa estar preparada para essa nova era e cursos que auxiliem os professores nessa area são necessarios na dinamica de evolução dos tempos