Um punhado de areia muda tudo....

domingo, 4 de julho de 2010

No dia 04/07/2010, 80 alunos da EEEP Santa Rita foram ao cinema do shoppinh Iguatemi para assistirem o filme "O PRÍNCIPE DA PÉRSIA: AS AREIAS DO TEMPO", um épico de ação e aventura ambientado na mística Pérsia. Um príncipe guerreiro relutantemente une forças com uma misteriosa princesa e, juntos, eles lutam contra forças obscuras para salvaguardar uma antiga adaga capaz de libertar as Areias do Tempo - um dom dos deuses que dá à pessoa que o possui o poder de controlar o mundo. A aula de campo foi idealizada pelos professores Ivan Pontes Júnior e Janaína Belo ; esta é mais uma ação do Projeto Historiando com o Lúdico. Além  destes professores os alunos foram acompanhados pelo professor Abner e pelo coordenador Carlos Henrique.

O que você faria se pudesse voltar no tempo? Faria alguma coisa de diferente em sua vida? Diria algo que ficou entalado na garganta, e na hora "H", não foi dito? Ou repetiria toda a sua vida novamente, sem nenhuma alteração? São com questionamentos desse tipo que o Príncipe Dastan, de "O Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo" (Prince of Persia: The Sands of Time, no original), longa-metragem da Disney baseado no game de mesmo nome lançado em 2003 pela Ubisoft, se depara. Muito mais do que isso: as ações do príncipe podem repercutir no futuro, a curto prazo, de todo o poderoso reino da Pérsia, objeto de desejo de tiranos que estão mais próximos dele do que ele pode imaginar.

Após ser adotado pelo King Sharaman (Ronald Pickup), o jovem Dastan (Jake Gyllenhaal) torna-se um exímio guerreiro persa. Toda sua habilidade é posta à prova num ataque à cidade sagrada de Alamut, que estaria vendendo poderosas armas à exércitos inimigos. Ao lado dos irmãos Tsu (Richard Coyle), Garsiv (Toby Kebbell) e do tio Nizan (Ben Kingsley), Dastan consegue invadir a cidade. Uma vez lá dentro, os invasores conhecem Tamina (Gemma Arterton), princesa da cidade sagrada, que pede aos guardas que protejam um artefato místico: a Adaga do Tempo. A arma acaba indo parar nas mãos de Dastan, que desconhece seu poder.

No retorno à seu reino, Dastan é recebido com festa e presenteia seu pai, King Sharaman, com um manto sagrado. Porém, o manto está envenenado e acaba matando seu pai. Dastan, então, descobre que tudo havia sido uma armação, possivelmente de seu, o Príncipe Tsu, que queria assumir o trono de qualquer maneira. Visto como assassino do rei, Dastan é perseguido pelos guardas persas, e ao lado da princesa Tamina, levada até o rei, precisa fugir e, ao mesmo tempo, provar que é inocente.

Esta é apenas a introdução da história do filme. O enredo sofre severas alterações, e os verdadeiros vilões apenas são conhecidos na parte final do longa - além, é claro, dos seus interesses para com a Adaga do Tempo, arma oferecida, de acordo com as lendas, pelos próprios deuses. É durante a fuga de seu próprio reino que Dastan descobre o poder da adaga e das Areias, "combustível" da arma: ela permite que seu possuidor volte no tempo, podendo assim, alterá-lo ao seu bel prazer.

Com tudo isso já esclarecido, prepare-se para assistir à um filme de visual primoroso. O diretor Mike Newell resolveu por abandonar, em partes, a magia (já que foi diretor do quarto filme do bruxo Harry Potter, "O Cálice de Fogo") e apresenta aos espectadores um filme onde a magia está presente, mas de uma maneira muito mais subliminar e tímida: só é percebida quando Dastan se utiliza das Areias do Tempo em meio ao mar de areia do império Persa. Leva do às telas pela mesma equipe da trilogia "Piratas do Caribe", fica perceptível que a Disney aposta na saga "Príncipe da Pérsia" - sim, digo saga pois o game é uma trilogia, e nada impede da empresa apostar em mais dois filmes -, como um "substituto" para a série dos piratas fanfarrões, enquanto este não ganha uma nova produção.

Tudo o que os filme de Jack Sparrow e companhia possuem, "Príncipe da Pérsia" mantém: belos cenários, cenas de ação movimentadas, um bom humor na medida certa e, claro, belas mulheres. à tudo isso juntam-se ótimas atuações, como o próprio Jake na pele de Dastan, ou então de Ben Kingsley como o tio invejoso Nisan e o incrível Alfred Molina, que está ótimo como o Sheik Amar (de longe, um dos personagens mais engraçados do longa).

25 comentários:

Prof. Ivan Pontes Júnior disse...

Olá galera! Como tínhamos combinado segue a atividade.
01) Faça uma análise crítica do filme O PRÍNCIPE DA PÉRSIA.
02) Comparando o povo Persa com o nós, identifique 5 semelhanças e cinco diferenças.
03) Você acha que atividade como essa (ida ao cinema) facilita a compreensão do conteúdo abordado em sala?

Um forte abraço;
Professor Ivan Pontes

Aguardo as respostas até: 10/07/2010

Unknown disse...

1) O filme em si é muito interessante, mostra a história do príncipe Dastan e as aventuras e perigos que ele viveu. (os efeitos especiais são muito bons (:)
2)Os persas tinham governo, pagavam impostos, apostavam em corridas, existiam classes sociais. Existiam muitas guerras, reis, princesas e príncipes, objetos mágicos. Os povos dominados eram obrigados a servir o exército e a pagar pesados tributos. Existiam várias províncias denominadas satrapias. Acreditavam no Zoroastrismo.
3)O filme facilita com certeza no aprendizado, pois é algo que os adolescentes gostam de participar, e automaticamente através do filme os alunos aprendem com mais facilidade.

Anônimo disse...

Quem é -Sool' ?

Escolher Viver consciente disse...

1)O filme é ótimo,naum tinha entendido muito a história dos persas,mais depois do filme,aumentou a minha compreensão.
2)Pagavam impostos como a gente,tinha a classe do rico e do pobre,tinha um comandante,no caso era o rei,gostavam de fazer apostas,etc.
3)sim,pois um filme faz a gente se empolgar mais do que fazer atividades.É ótimo poq no filme mostra cada detalhe'por isso,faz mais aulas dessa Ivan..Bjo

Wesley disse...

1)O filme é muito bom
Aborda muito bem de uma maneira bem diferente a história dos Persas
Os efeitos especiais do filme tbm ñ deixam a desejar.
Enfim, ótimo filme.
2)As semelhanças é que eles pagavam impostos, faziam apostas, o que é mt comum hoje em dia, a divisão das classes sociais, tinham um governo.
Diferenças que acreditavam em magia e tinham objetos mágicos, as guerras entre povos eram constantes.
3)Facilita e muito, por que é uma forma lúdica de se entender o assunto que é tratado na sala de aula, além de que proporciona um maior divertimento dos alunos.

Vitor Kern disse...

1)O filme é bem feito, retrata a cultura e a força do império Persa, por exemplo, a dominação da cidade no começo da história, e claro que não poderia deixar de falar dos efeitos especias que são bons + eu prefiro filmes com mistério do tipo suspense (por isso Sherlock Holmes ainda é mu filme favorito d 2010)

2)Semelhanças - eles faziam apostas, pagavam impostos, eram comerciantes, tinham corrida de animas (parecem as corridas d cavalo d hj)e eram governados por uma monarquia (como em alguns países), e as diferenças é q tinham uma ideia "mística" (pelo - é o que fik entendido no filme), lutavam para dominar os outros povos,eram politeístas e tinham sacerdotes e templos (que podem ser considerados semelhançãs já que temos igrejas e padres + são bem diferentes das deles)

3)Facilita e muito, mas como tudo no mundo isso é relativo, já que c o filme for ruim todo mundo vai dormir + c for bom (ou d ação)as pessoas vão ficar com os olhos grudados na tela (essa ultima parte pareceu narração do kra q anuncia os filmes na sessão da tarde)

Helder Lobo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helder LÔbo disse...

1)O filme é muito legal,trata da historia dos perças de um ponto de vista fantasioso, nao se pode confirma se realmente existiam objetos magicos mas realmente existia essa sede por poder.

2)Semelhança: cobrança de impostos, pessoas corrupitas no poder, ganania, preconceito social e esperança.
Diferença: muito crente,batalhadores, "democracia", pessoas vivendo em sociedades diferentes(revoltas) e o desenvolvimento.

3)Concerteza, pois tem alunos q prestao atençao em um filme e nao nprestao na aula.

Helder LÔbo disse...

1)O filme é muito legal,trata da historia dos perças de um ponto de vista fantasioso, nao se pode confirma se realmente existiam objetos magicos mas realmente existia essa sede por poder.

2)Semelhança: cobrança de impostos, pessoas corrupitas no poder, ganania, preconceito social e esperança.
Diferença: muito crente,batalhadores, "democracia", pessoas vivendo em sociedades diferentes(revoltas) e o desenvolvimento.

3)Concerteza, pois tem alunos q prestao atençao em um filme e nao nprestao na aula.

Helder LÔbo disse...

1)O filme é muito legal,trata da historia dos perças de um ponto de vista fantasioso, nao se pode confirma se realmente existiam objetos magicos mas realmente existia essa sede por poder.

2)Semelhança: cobrança de impostos, pessoas corrupitas no poder, ganania, preconceito social e esperança.
Diferença: muito crente,batalhadores, "democracia", pessoas vivendo em sociedades diferentes(revoltas) e o desenvolvimento.

3)Concerteza, pois tem alunos q prestao atençao em um filme e nao nprestao na aula.

*Aurelicia ! disse...

1)o filme é muito bom ,e de fácil entendimento.É como se estivéssemos em um estudo em tempo real,q fala do povo persa.

2)semelhanças:Eles pagavam impostos,tinha corridas de animais,diferenças de classes,mantinham um governo.
diferenças eram:príncipe casa-se com princesa,guerreavam por posses,tinham seus deuses,tinham reinos e objetos com poderes.

3)Com certeza,a gente ver realmente como eram a vivência dos povos.É mais interativo e também concordo com o helder.Eu mesmo prefiro um filme do que a aula.Mas nada melhor do que uma aula e depois um filme para a melhor compreensão.

Unknown disse...

1)O filme é fantastico com um pouco de exageiro claro,mais conta uma incrivel historia do povo Persa em busca de poder.

2)SEMELHASÇAS:eles pagavam os impostos,tinham um especie de corrida de animais,diferença de classe social,poder politico e apostas.
DIFERENÇAS:Princes so podia casar-se com Princesas,os povos capiturados nas guerras tinham que trabalhar para o rei,acreditavam em magia e em objetos magicos,sua religião era o Zoroatrismo,seu império era divididoem províncias chamadas SATRAPIAS.

3)Com absoluta certeza,pois assim incentiva aos aluno a conhecer mais sobre o povo abordado na historia(no caso os"PERSAS").

So uma dica:passa o filme antes das provas ok!Bjao Ivan vc é 10...

Kanada disse...

1ªO filme é maravilhoso conta uma magnifica historia do povo Persa com muitas aventuras e magia e uma sangrenta luta por poder.

2ªSemelhanças:eles pagavam impostos ao rei,tinham corridas de animais,difernças sociais,provincias e areligiao era o Zoatrismo.Diferenças:so podia casar-se com a pessoas de mesma classe social,acreditava-se em magia e em objtos misticos,poder absoluto do rei.

3ªcom certeza assim estimula a nos alunos a se entereçar mais pela historia tratada, e conhecer mais de perto os fatos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

1º A respeito do filme foi muito interessante.
2ºSEMELHANÇAS:pagavam impostos,faziam corrida com animais(avertruz)no caso hoje na maioria das vezes é corrida de jumento e cavalo,tinham classes sociais,faziam apostas e o comercio.
DIFERENÇAS:tinha rei,princesa, acreditavam em magias,tinha o zoroastrismo como sua religião e impérios dividido em províncias.
3ºFacilita muito,além de ser divertido nos levam a ter boa compreensão.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
αngelicα limα. (: disse...

1) o Filme em si é muito interessante, é necessário muita atenção para absorver a história retratada sobre os Persas. Grandes efeitos especiais torna a aventura do Principe Dastan e da Princesa Tamina ainda mais emocionante.

2) Semelhanças: A corrida de animais que ainda hoje acontece. A divisão em Classes Sociais. Os impostos pagos. acreditavam na Religião.
Diferença: Crenças em Objetos mágicos. No topo do poder tinham o REI e sua magestoza Rainha. Zoroatrismo. Provincias.

3)Com certeza sim! um modo divertido e empolgante de compreender o conteúdo! e ainda comendo pipoca e tomando refri! pra que melhor?! hehe.
espero que isso aconteça mais vezes, e com vários assuntos que emglobem a matéria História, pois sinceramente.. minha matéria preferida!

P.S: arrazou Ivan, foi uma otima idéia!

Anônimo disse...

Ivansão qro assistir shek agora....kkkkk

Anônimo disse...

também qro o sherk.,kks

Jairy Cordeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jairy disse...

1)o filme é fantastico retrata a magnifica historia do povo persa com muits aventuras,misterios e magia
2)SEMELHANÇAS:pagavam inpostos,faziam corridas,tinham divisão de classes sociais,eram comerciantes,acretitavam muita em sua religião
DIFERENÇA:acreditavam em magia,sua religião era o zoroastrismo,o poder absoluto era do rei,seu imperio era dividido em provincias chamadas satrapias,so podiam se casar com pessoas d mesma classe social
3)essa ideia foi muito interessante ,nos ajuda a ter uma melhor compreenção do assunto abordado.facilita a aprendizegem e o desenvolvimento de aprender mais e mais sobre o assunto .com isso as aulas de historia estao ficando mais interessantes do que ja são.
HISTÓRIA MINHA MATÉRIA FAVORITA!!!

OBS:so postei o comentaria agora por que toda vez que eu entrava no seu blog a materia nao estava postada ok . hihi!

Unknown disse...

1-o filme é muito show e muito interressante. 2-Os persas tinham governo, pagavam impostos, apostavam em corridas, existiam classes sociais. Existiam muitas guerras, reis, princesas e príncipes, objetos mágicos. Os povos dominados eram obrigados a servir o exército e a pagar pesados tributos. Existiam várias províncias denominadas satrapias. Acreditavam no Zoroastrismo. 3-concerteza sim,facilita mais.

Anônimo disse...

1-Um filme Bastante interressente, baseado em tempos Da civilização anTiga, onde O homem Ainda Vivia em situações de bravas lutas por conquista de NOvas terras.Dessa forma nos Proporcionando Um melhor Conhecimento da Forma de vida na época.Gostei pra Caramba!
2-Semelhanças:tinham classes sociais,já eram bem inteligentes e habilidosos,pagavam impostos e muitos viviam da pratica comercial.

-diferenças:as armas de batalha, o material que era produzido os objetos,o modo de se vestirem,viviam em pequenas civilizações e eram governados pelo. Rei
3-com cerTeza, Pois além De ser um Modo dinâmico e diferente,quebrando um pouco a rotina na sala de aula, é muito mais fácil e prazeroso de Entender um conteúdo, que é passado em um ambiente que retrate bem melhor a realidade do que se é estudado.

Venicius Silva disse...

1)adorei o filme
2)corridas de animais,impostos e classes sociais
mode vestir,zoroastrismo e provincvias
3)axo que com o filme os alunos tem uma facilidade maior de aprender pois se concentram mais

Venicius Silva disse...

ei mu8ssum sou eu venicius