Alunos da EEEP Santa Rita assistem o filme "O menino do pijama listrado"

sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Enquanto isso na Politica...

Charge publicada No Diário do Nordeste - 25/10/2012.

Projeto Conto Popular, HIstória e Formação de Leitores é destaque em eventos científicos

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O projeto Conto Popular,História e Formação de leitores: Das narrativas do cotidiano à produção literária participou da Mostra de Ciências e Tecnologia realizado nos dias 04 e 05 de setembro na EEEP Santa Rita ficando em 1° lugar na categoria Linguagens, Códigos e suas tecnologias e 1° lugar geral do evento, ganhando credenciamento para o IV MOCINN que acontecerá em setembro de 2013 em Recife-PE.
O projeto também participou da XXI EXCETEC (Exposição de ciência e tecnologia do Colégio Christus) que aconteceu de 05 a 08 de setembro no Colégio Christus, ficando em 1° lugar na categoria Ciências sociais e de comportamento e credenciamento para a MOSTRATEC que acontecerá em 2013 em Novo Hamburgo-RS.
O projeto tem como alunas autoras :Sarah Yarina e Morganna Rangel e é orientado pelo professor José Ivan Pontes Júnior.

Conheça a origem da expressão "Comeu peba" usado na política maranguapense

sábado, 13 de outubro de 2012

                      Esse é um fato real que virou tradição na política maranguapense.
        O sr. Joaquim Tiburcio, cidadão moradanovense, radicado em Maranguape, resolveu candidatar-se a vereador na década de 30. Fez articulações com seus parentes e amigos para ser sufragado nas urnas. Bastante animado convidou aqueles que ele achava ser seus eleitores para um lauto almoço em sua residência,  o mesmo havia reservado alguns  pebas que seria o menu do almoço dos eleitores convidados.
          Ao fim do dia, quando as urnas foram abertas e os votos apurados, o Sr. Joaquim ansioso para ver sua votação ficou surpreso, pois o resultado foi decepcionante, somente um voto nas urnas , que foi o dele.
         Daí, em diante, todas as pessoas que não obteem  êxito  nas campanhas eleitorais, o maranguapense diz que essa pessoa comeu peba.
         Comer peba na linguagem do maranguapense significa, perder nas urna, nos pleitos eleitorais.