Projeto Meio Ambiente - A vida no planeta Terra

quarta-feira, 12 de maio de 2010

No dia 07 de maio de 2010, a EEEP Santa Rita realizou apresentações relacionadas ao Projeto Meio Ambiente - A vida no planeta Terra. Trabalho este que possibilitou aos alunos e demais membros da comunidade escolar refletirem sobre a importãncia da vida no planeta Terra, bem como sua preservação e a valorização da biodiversidade. Sendo desenvolvido de forma interdisciplinar dando dando ênfase à pesquisa orientada de forma a contribuir com a construção do conhecimento elaborado no que se refere às competências e habilidades do Ensino Médio e Educação Profissional em uma abordagem transversal.

Projeto Historiando com o Lúdico


     O lúdico, no panorama sócio-histórico é um tipo de atividade social humana que supõe contextos sociais e culturais. O lúdico como instrumento educativo já se fazia presente no universo criativo do homem desde dos primórdios da humanidade.
     Nessa perspectiva, vemos que a ludicidade é uma atividade que tem valor educacional intrínseco, mas além desse valor que lhe é inerente, a ludicidade tem sido utilizado como recurso pedagógico.
     Diante disso, tendo em vista a importância do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem e sua pouca utilização no ensino médio , principalmente na disciplina de história ; o Projeto Historiando com o Lúdico busca introduzir nas aulas de História recursos e linguagens (imagens, músicas, teatro) bem como a criação de jogos didáticos planejados, confeccionados e executados pelos próprios alunos, sob a orientação do educador, desenvolvendo práticas didáticas permitindo aos discentes uma maior aprendizagem em diversos aspectos; trabalho em equipe, inciativas de protagonismo juvenil, empreendedorismo e principalmente de aprender o conteúdo de história de forma prática e significativa.
- OBJETIVOS:
- Geral:
  • Auxiliar o processo de aquisição de conhecimento na disciplina de História apartir de atividades lúdicas de forma a apresentar uma prática pautada nos jogos ,teatro e música para que os educadores possam dinamizar o ensino de História.
    Metas:
    • 100% dos alunos integrados com o Projeto Historiando com o Lúdico.
    • Formar 15% de alunos multiplicadores do projeto para a participação dos mesmos em feiras municipais/estaduais/nacionais.
    • Obter 100% de aceitação até o final do 4° bimestre de 2010 , através das aulas em sala de aula, dentro da grade curricular na disciplina de História.
    • Fazer a replicabilidade do projeto em 5% das escolas (municipal e estadual) de Maranguape.
    - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BURKE Tomas Joseph. O professor revolucionário: Da pré-escola à universidade. Rio de Janeiro : Vozes, 2003.